Provavelmente você sabe e deseja conhecer marketing e suas melhores estratégias para aplicar em sua empresa, não é mesmo?
Você tem uma empresa, funcionando ou atualmente em regime de contingenciamento devido a pandemia da Covid-19.
Com isso, tem sua sede, instalações, marketing, nome e marca, mas agora mais do que nunca precisa encontrar clientes.
Você pode até oferecer os melhores produtos ou serviços do mundo, mas isso por si só não ajudará se seus clientes em potencial não puderem encontrarem você.
Então, você precisa ter ótimas estratégias de marketing para conseguir ser percebido e fazer negócios.
Por isso, fizemos uma breve lista de 11 dicas essenciais de marketing que certamente aumentarão sua visibilidade e ajudarão a atrair muitos clientes para a sua empresa.
1 – BRANDING: TENHA UMA IDENTIDADE CLARA
Primeiramente, você precisa ter uma identidade clara para comunicar o que sua empresa é, onde está, o que faz e representa.
Além disso, você precisa de um bom nome, um logotipo que se destaque, cores e imagens adequados que transmitam aos clientes a finalidade da sua empresa.
Ainda mais, existem várias opções diferentes de como fazer isso.
Uma delas é com a contratação de um freelancer capacitado ou ter uma agência de comunicação estabelecida, esse tipo de trabalho pode ser caro, mas é dinheiro bem investido.
Afinal, pense nas grandes empresas como: McDonald’s, Johnson & Johnson, 3M, Amazon, Microsoft e outras.
Elas são definidas por suas marcas, logotipos e cores.
Enfim, quando você tiver seu logotipo, certifique-se de colocá-lo em tudo que possa estimular seus públicos externos (clientes) e internos (colaboradores e fornecedores).
Seja na sua publicidade, nos cartões de visita, em envelopes, nas assinaturas de e-mail e assim por diante, a fim de criar visibilidade, identificação e reconhecimento da marca.
2 – MARKETING: CONHEÇA MUITO DO SEU NEGÓCIO E TAMBÉM OS SEUS CLIENTES
Um engano bastante comum é pensar que existe algum tipo de estratégia de marketing de padrão ou fórmula você pode aplicar e ter ótimos resultados, qualquer que seja o seu tipo de negócio ou cliente.
Isso absolutamente não é verdade, pois todas as empresas são diferentes e todas têm requisitos e públicos diferentes para atuar e obter resultados.
Antes de definir quais elementos deverão integrar sua estratégia de marketing, você precisa pensar cuidadosamente sobre seus clientes-alvo.
Faça perguntas como:
- Quais são as necessidades deles?
- Quantos anos eles têm?
- Onde é que eles vivem?
- Quais serviços on line e de mídias eles usam?
- Como eles procuram o seu produto ou serviço? Em qual situação ele irão procurá-lo?
Ser objetivo e ter clareza sobre detalhes como estes irá permitir que você desenvolva uma estratégia de marketing melhor direcionada e mais eficaz.
Com isso, focando nos canais com maior probabilidade de produzir resultados para seu negócio.
3 – MARKETING: ANUNCIE NO FACEBOOK , INSTAGRAM & WHATSAPP
Os anúncios do Facebook e Instagram são uma das melhores maneiras de segmentar um grupo específico.
Além disso, grupos em listagens do Whatsapp também devem ser utilizados para promover e gerar negócios.
Sua publicidade pode se concentrar em fatores como idade, sexo, localização, interesses, hábitos on-line e assim por diante.
Pois bem, o sistema é fácil de usar e é relativamente barato, tornando-o uma ótima maneira de atingir o número máximo de clientes em potencial em pouco tempo.
4 – MARKETING: TENHA UM ÓTIMO SITE NA INTERNET
Se há algo que afasta as pessoas da sua empresa, é ter um site mal projetado.
Pense bem: você fez a parte mais difícil de obter esse clique e trazer o cliente para o seu site.
Porém, se eles acharem o seu site pouco amigável, difícil de navegar ou não está logicamente definido, tudo foi feito em vão.
Portanto, este é um erro tão simples de evitar, por isso não cometa este erro básico.
5 – ENTENDA O PODER DO SEO
Uma das maneiras mais importantes de direcionar o tráfego da web para o seu site é por meio de pesquisas no Google.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
Em outras palavras, é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.
Além disso, vale falar que essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog, sendo uma das principais estratégias do Marketing Digital.
Mesmo quando o Google altera os algoritmos de pesquisa, você ainda precisa manter a palavra-chave da página otimizada para garantir uma boa classificação nos resultados das pesquisas.
Usando disso, é certo que o fato do site aparecer nas primeiras posições de resultados aumenta enormemente suas chances de obter o clique; então faça tudo o que puder para garantir que seu site estará lá.
6 – USE E-MAIL PARA COMUNICAR-SE
O e-mail tem muitas vantagens no marketing como canal de mensagens para o cliente.
É relativamente fácil em todas as fases: fácil de redigir, fácil para automatizar o envio, possibilita comunicação instantânea, custa muito pouco e pode alcançar um grande número de clientes em potencial com as mais altas taxas de conversão em vendas, especialmente se você tiver sua lista de clientes e potenciais novos clientes cadastrados.
Sempre que adicionar o endereço de alguém à sua lista de e-mails, é fundamental manter o mais alto grau de interesse, então certifique-se de estar entregando conteúdo relevante, valioso e útil que as pessoas realmente abram as mensagens em vez de excluir imediatamente ou enviar para a caixa “spam” – caso contrário, você estará perdendo tempo e até mesmo prejudicando sua imagem.
A ideia principal é estimular as pessoas para que voltem ao seu site posteriormente, quando elas tiverem interesse em comprarem seu produto. Os leads gerados por e-mail são os que têm uma das taxas de conversão mais altas de todas as fontes.
DICA PROFISSIONAL PARA MARKETING:
É importante observar que sua lista de e-mails será valiosa apenas se seus e-mails realmente chegarem à caixa de entrada do seu assinante e forem abertos. Caso contrário, esta estratégia precisa ser revista. Felizmente para todos nós, existem ferramentas gratuitas como o MailGenius que ajudam a garantir que seus e-mails sejam entregues (e abertos) em vez de se perderem na pasta de spam.
7 – USE O GOOGLE MEU NEGÓCIO
O Google Meu negócio é uma ferramenta muito útil para empresas de pequeno e médio porte com uma base de atuação de clientes locais.
Quando as pessoas na sua área geográfica de atuação pesquisam no Google o produto ou serviço que você fornece, é uma ótima maneira de fazer com que sua empresa apareça de forma mais destacada nesta pesquisa.
Quando os clientes em potencial veem seu perfil e acompanham boas críticas no topo ou na parte superior da lista, sua empresa ganha automaticamente credibilidade e as pessoas ficam mais dispostas a confiar em você, gerando mais negócios.
8 – PATROCINE E APOIE ALGUM EVENTO OU UMA EQUIPE ESPORTIVA LOCAL
Hoje em dia, com tanta coisa sendo feita online, às vezes as pessoas esquecem as formas mais tradicionais de ganhar visibilidade e firmarem suas marcas.
Para empresas com atuação local, o patrocínio ou alguma forma de apoio para uma equipe esportiva ou algum evento local ainda é uma ótima maneira de aumentar o conhecimento sobre sua empresa com baixo investimento.
As pessoas gostam muito e tem afinidades com as equipes esportivas e outras expressões da cultura e tradição da comunidade e, com a sua marca estampado no uniforme, faixas ou banners, as pessoas associarão sua marca à área local.
Com isso, serão maiores as chances de que eles pensem em você quando precisarem do seu produto ou serviço, e provavelmente procurem por você devido a essa vinculação com uma ação local.
9 – DIVULGUE SEU PRODUTO/SERVIÇO COM AMOSTRAS GRÁTIS OU DEMONSTRAÇÕES E PROMOVA SEU NEGÓCIO
Se você deseja tornar seu produto ou serviço conhecidos pelos consumidores, precisa possibilitar que as pessoas o experimentem.
Na maior parte das situações neste tipo de promoção, o investimento poderá ser reduzido ou mesmo eliminado com a participação e apoio dos seus fornecedores ou fabricantes dos produtos, e sempre traz os melhores resultados em vendas, gerando também pessoas que agirão como seus divulgadores, os multiplicadores de opinião.
10 – TENHA BOAS REFERÊNCIAS POR SEUS USUÁRIOS
Use seus clientes atuais para promover mais negócios: busque incentivar que eles referenciem seu negócio para incentivar e atrair mais novos usuários.
A grande vantagem das referências da experiência como usuários é que, se seus clientes o recomendam aos amigos, eles estarão automaticamente mais predispostos a confiar em você. Por essa razão, os leads de referência oferecem uma taxa de conversão de vendas muito maior do que muitos outros canais. É a prova social que sua empresa precisa.
Você pode ir além da fidelização para consumo, e também oferecer recompensas, como produtos grátis, brindes, descontos ou algo mais, pois seus clientes já satisfeitos terão ainda mais prazer e vantagens em apresentar mais leads para você.
11 – USE O GOOGLE ADWORDS
O Google Adwords é a chave para que as pessoas o encontrem quando pesquisam no Google e, usando o Adwords, você pode aumentar bastante suas chances de as pessoas verem seu nome e gerarem negócios.
Embora o Google Adwords possa inicialmente parecer mais caro do que muitas outras estratégias e opções de marketing disponíveis, você ainda deve considerá-lo, porque quando bem feito, pode ser uma ferramenta de marketing muito poderosa para gerar ótimos resultados.
CONCENTRE-SE NO QUE FUNCIONA PARA VOCÊ NO MARKETING
Existem muitos canais de marketing diferentes a serem seguidos e o que você pode fazer para aumentar sua visibilidade.
Acima de tudo, não tenha medo de tentar estratégias de marketing diferentes – e concentre sua energia no que funciona melhor para você e sua empresa.
BÔNUS: 9 DICAS RÁPIDAS PARA O E-MAIL MARKETING NÃO CAIR NA CAIXA DE SPAM
1 – Prefira uma ferramenta de envio de mensagens;
2 – Busque boa avaliação dos provedores de e-mails;
3 – Tenha todo cuidado com a produção do conteúdo a ser enviado;
4 – Opte pelo HTML, carregamento mais fácil das informações;
5 – Pense bem antes de escrever o assunto do e-mail;
6 – Tenha sua própria lista de destinatários;
7 – Tenha a confirmação de cadastro (opt-in) no seu site e locais de registros;
8 – Dê o direito ao seu cliente de se descadastrar a qualquer momento;
9 – Atente-se à periodicidade de envio.
Concluindo…
Uma estratégia de marketing digital bem-feita prevê a criação de diferentes trabalhos de estratégia e que orientam para uma ação desejada por você, e prepará-los consome tempo de trabalho e, consequentemente, investimento.
Esteja preparado para isso, porém tenha certeza que valerá muito este esforço pelos resultados que você irá obter.
E agora?
Estamos todos, sem distinção, atravessando um período de crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, porém temos consciência de que as coisas serão diferentes e que isso requer criatividade, foco e determinação.
Saiba porém, e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.” Você não está sozinho nesta tarefa.
Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida, entre em contato conosco ou com algum dos nossos licenciados por todo Brasil, para uma conversa sem compromisso, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.