Existem no mínimo cinco grandes erros na mente de quem não conhece a fundo o trabalho de uma consultoria empresarial, e isso é bastante comum. A menos que você já tenha alguma experiência pessoal ou profissional com o assunto, tudo o que a consultoria envolve passa a ser um enigma. Leia este artigo e saiba como eliminar as crenças prejudiciais e enxergar que uma boa consultoria empresarial pode ser a solução para os seus problemas, e como fazer com que ela possibilite os melhores resultados para o seu negócio.
Os consultores de negócios entram em uma empresa, e simplesmente corrigem e consertam as partes erradas do negócio?
Eles apenas servem para motivar e apoiar, apontar os problemas ou realmente trabalham como você para resolvê-los?
Em mais de 30 anos como consultor, treinador e especialista em gestão de negócios já vi muita confusão sobre o que é consultoria, e o que definitivamente não é.
Aqui estão cinco dos enganos mais comuns que tenho encontrado na prática, e também conversando com empresários de diversos segmentos e portes:
1 – CONSULTORIA EMPRESARIAL É APENAS PARA EMPRESAS EM FALÊNCIA E ONDE O PROPRIETÁRIO NÃO SABE O QUE FAZER
Esse é o mais grave dos enganos, pois poderá afastar muitos empresários e empreendedores de terem empresas estáveis e lucrativas, diferente das situações que estão vivenciando agora, pois pensam que não têm nada a ganhar com uma consultoria empresarial.
Esse processo não é apenas para empresas em crise ou em risco, mas também pode transformar uma boa empresa em um ótimo negócio e mais fácil de fazer funcionar, proporcionando diversos benefícios para a vida profissional e pessoal dos gestores.
Certamente, alguns proprietários recorrem a uma consultoria empresarial para resolver problemas em suas empresas ou para desenvolvimento ou mesmo mudar processos, mas outros tantos apenas enxergam suas empresas como um negócio estagnado – e que eles não sabem como crescer, e aqui entra o papel de um experiente olhar externo, para sugerir soluções e caminhos. A questão é que uma boa consultoria empresarial pode ajudar qualquer empresário a ter um negócio e resultados da forma que gostaria que estes fossem. Até mesmo empresas no vermelho.
2 – CONSULTORIA EMPRESARIAL É TIPO UMA TERAPIA
Alguns empresários usam a consultoria empresarial como uma maneira de melhorar a forma de seus negócios e resultados obtidos. Porém, é preciso sempre lembrar que a forma de atuação e funcionamento de uma empresa é reflexo direto das escolhas que o proprietário faz. Reflete o que eles querem e quem são – como pessoas e como gestores.
Para mudar seus negócios, você precisa mudar a si mesmo; é preciso consciência da situação e dos objetivos, é um auto-trabalho, de descobrir-se e ser apoiado por um mentor, alguém mais experiente. Desta forma, até faz algum sentido que alguns empresários cometam o equívoco de pensar que consultores empresariais são – de alguma forma – como terapeutas. Mas este é um grande engano.
Um terapeuta precisa estar distante e objetivo para tratar um paciente, olhar para o indivíduo de fora, coletar no relato de seu passado aquilo que o colocou na situação atual. Mas um cliente não é um paciente. E um consultor, não permanece objetivamente do lado de fora do emocional do cliente, precisa estar permeando realidade e seus anseios e visões. E nosso foco é no agora e no futuro, o passado é uma referência. O consultor precisa ficar ao lado do empresário para saber como guiá-lo em seus desafios e propósitos.
É fundamental que consultor e empresário falem um mesmo idioma, sem jargões ou termos sem claro entendimento, sem coisas escondidas ou omitidas, ambíguas ou vagas, somente assim é possível verem juntos o que e como poderá ser feito para impactar a lucratividade ou o crescimento.
O consultor precisa ser compreensivo, ser pessoal, curioso e audacioso, ser claro e muito preciso nas orientações com o uso de informações e dados para criar em conjunto o mapa estratégico a ser seguido. Para ajudar o cliente, o consultor precisa estar conectado e entender até mesmo aquilo que fica subjetivo, porém mantendo objetividade suficiente para ver e orientar o caminho que o empresário precisa seguir.
3 – UM CONSULTOR EMPRESARIAL SÓ MOTIVA E TORCE PELOS CLIENTES
O consultor empresarial não fica à margem do trabalho e torcendo pelos seus clientes, aguardando cada movimento destes.
Nós podemos motivar, dar apoio e acima de tudo feedback quando os empresários fazem progressos significativos no desenvolvimento de seus planos, mas ser consultor é ter responsabilidade e comprometimento como prioridades, não é apenas motivar e oferecer feedback positivos, mas o papel principal é ver, refletir e orientar o que seus clientes precisam fazer para crescer e melhorar seus negócios – mesmo quando é difícil de se fazer escutar. É saber orientar o realinhamento e ressignificação por parte do empresário, para seu desenvolvimento próprio, além da empresa.
4 – UM CONSULTOR EMPRESARIAL FAZ O TRABALHO DO EMPREENDEDOR
Se um empresário pensa que o seu consultor entrará em sua empresa e irá fazer aquilo que ele não quer ou não sabe fazer, estará se enganando. O conceito da consultoria é a transformação e a mudança, e tem que vir do próprio empresário, pois quando o consultor terminar seu contrato, as coisas não poderão voltar a ser como antes da sua chegada.
Os consultores empresariais atuam como treinadores que estão interessados em ajudá-lo a criar um negócio próspero e ter uma vida mais gratificante – e é um exercício de paciência e crescimento para todos os envolvidos. Para criar mudanças duradouras e produtivas nos seus negócios, você precisa aprender a fazer tudo sozinho, mesmo que seja apenas para orientar ou avaliar como alguma tarefa esteja sendo realizada.
Só o aprendizado prático libertará para os novos rumos desejados para a empresa, e só se aprende fazendo. Como diz uma frase popular de autor desconhecido, “conhecimento é prática, o resto é só teoria”.
Essa é uma linha tênue no trabalho de consultoria, especialmente quando pensamos que é uma solução comercial realmente interessante. Detectar e rapidamente solucionar problemas, simples assim.
Porém, a consultoria empresarial na maioria das situações não se trata de resultados rápidos: é uma questão de obter esses resultados de maneira significativa e consolidados. Se o consultor faz todo o trabalho por você, isso provoca resultado que pode ser divergente ou prejudicial a seus propósitos. Se você estiver vinculado com a sua própria solução – ligado a ela taticamente -, você a usará. Caso contrário, a solução permanecerá isolada. O treinamento está além de chegar à resposta; é sobre viver essa resposta e estar preparado para as próximas situações semelhantes que surgirem.
5 – A CONSULTORIA EMPRESARIAL É SOLUÇÃO RÁPIDA E INFALÍVEL
A consultoria empresarial á como qualquer outro processo de consultoria, é um trabalho de desenvolvimento gradual e pessoal, não acontece aos ‘saltos’ ou de forma mágica e instantânea.
O consultor não pode simplesmente entrar na empresa, e dizer: “Faça desta ou daquela forma e você terá o melhor resultado.” Para alcançar seus objetivos, você precisa efetivamente fazer escolhas e cumprir as medidas necessárias. Você precisa mudar sua atitude, mudar sua forma de pensar, mudar até mesmo a sua postura em relação aos seus pares e colaboradores, separar de forma clara o ambiente empresarial do pessoal, diferenciar as formas de agir em um e outro cenários, ter em mente e de forma segura aquilo que é o melhor e mais adequado a cada situação.
Você precisa praticar. Consultoria empresarial não é diferente. Leva tempo, mas funciona.
Na consultoria empresarial estamos falando de você, proprietário de um negócio, não apenas das atividades e funções da sua empresa.
Analisamos toda a sua empresa (não apenas algum ponto problemático) e se estabelece um processo colaborativo e disposto a entender que tudo é um reflexo seu, abrindo espaço para as mudanças e transformações necessárias, e principalmente, conscientes. O processo inteiro precisa ser transparente e colaborativo, sem transferir para o consultor a responsabilidade pelo diagnóstico e tratamento.
Durante o processo de consultoria existem fatores que podem causar dificuldades no relacionamento ou implantação de melhorias da organização. As dificuldades não acontecem sempre, mas quando ocorrem, acabam causando frustração, e quando ocorrem isso acaba implicando em uma dificuldade no relacionamento entre consultor e cliente o que pode dificultar ou até mesmo inviabilizar o processo de consultoria na organização.
É preciso ter em mente que a consultoria é um serviço que visa auxiliar uma pessoa ou empresa em determinada situação por meio de opinião especializada, e é muito trabalho.
Alguns empresários têm negócios jovens que precisam de estrutura para poder se manter e sobreviver. Outros têm negócios que existem há anos – negócios construídos com hábitos e crenças diferentes das que eles precisam ou podem manter agora, nos tempos atuais.
Qualquer que seja o seu negócio, segmento e porte, ou os seus desafios como líder, para mudar você precisa aceitar o que é verdadeiro hoje, o cenário atual e real, as perspectivas possíveis para que você possa parar o que está fazendo e agir na direção certa.
Se você trabalhar nisso, pensando da maneira correta sobre o que é e o que faz uma consultoria empresarial, verá resultados já no primeiro dia – e impactos duradouros no caminho que o surpreenderão e trarão melhores resultados em todos os aspectos de sua vida.
Estamos atravessando tempos difíceis, em cenários totalmente novos e desconhecidos, sob ameaça real da continuidade de nossos negócios como conhecemos e da nossa própria existência física e dos nossos entes queridos. Mas sabemos que não podemos é ficar parados e rendidos sem alguma atitude que nos leve a um futuro possível. A pandemia causada pela Covid-19 mudou tudo, e acabou de vez com o convencional. E agora?
Não sabemos ainda o que o futuro nos reserva, porém saiba e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.” E você não estará só nesta tarefa.
Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida, entre em contato conosco ou com algum dos nossos licenciados por todo Brasil, para uma conversa sem compromisso, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.