Sem dúvidas você tem a noção que o seu cliente é peça fundamental para seu negócio dar certo e continuar prosperando.
Por isso, todas as empresas trilham uma busca incansável para dar a melhor experiência e satisfação para seus clientes.
Afinal, se bem acolhidos a fidelização do cliente é certa e, o valor agregado por isso é incalculável.
Por isso, preparei esse artigo com 5 maneiras de perder clientes em seu negócio, ou seja, o que não deve fazer de jeito nenhum!
Vamos ver e estudar todos?
1. Prometa coisas que não irá cumprir a seu cliente
Falsas promessas são ótimas maneiras de fazer com que seu cliente te odeie e queira nunca mais se envolver com seu negócio ou produto novamente.
Mentir sobre preço e processos, não cumprir o que prometer, fazer o cliente de objeto são coisas que sem dúvidas vão fazer seu cliente jamais voltar até você.
Com isso, espero que aprenda a lição, prometa apenas aquilo que irá cumprir a seu cliente.
2. Tenha o pior atendimento possível
Atendimento de qualidade é algo que fica preso a cabeça do cliente. Se bem tratado, a chance de volta dele a seu negócio é certeza.
Sua marca ou produto pode ser a melhor do mercado, porém, se houver um péssimo atendimento, ela se torna a pior no mesmo instante. Pense bem, você lembra exatamente dos momentos que teve péssimo atendimento, não é mesmo?
Então, caso queira garantir que ele nunca mais volte, seja arrogante com ele, tenha em mente que aquele cliente é fútil para sua empresa, e apenas o seu negócio vem em primeiro lugar, nada mais!
Ainda mais, aprenda a nunca cumprir prazos e horários, seja amigo do atraso e use-o para tudo, caso queira o pior atendimento para seu cliente.
Além disso, deve-se atentar ao fato que um péssimo atendimento faz com que sua empresa seja marcada eternamente por aquele episódio e torne a imagem dela cada vez pior.
Assim como, não pense que é fácil esconder um relato de um cliente. Com as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter as reclamações e relatos ficam eternizados e sempre serão usados contra você!
3. Faça seu produto ou serviço ser quase impossível de utilizar
Pois bem, não tem coisa mais estressante que adquirir um produto ou serviço e se deparar com um processo difícil ou impossível de se realizar, e o pior, sem qualquer suporte ou ajuda ao consumidor.
Não se preocupe com a qualidade do produto e/ou serviço. Adote a verdade que cliente não entende de qualidade e sim, apenas quer saber de preço. Assim, veja seus clientes correrem de você.
Ou seja, tenha em mente que seu cliente precisa conseguir acessar e usar seu produto e/ou serviço de maneira fácil e sem complicações.
Caso esteja com medo de ocorrer algum entrave, minha sugestão é fazer algum suporte ao consumidor para esclarecer qualquer imprevisto que possa vir a se tornar realidade.
4. Crie processos desnecessários para seu cliente
Ninguém merece ficar passando por diversos processos repetitivos e desnecessários quando se quer resolver um problema, comprar um produto e/ou usufrui-lo.
Isso nos estressa, faz com que cada vez caminhemos mais ao passo da desistência e, consequentemente, abandonemos de vez aquilo.
Faça seu cliente perder tempo, preencher formulários desnecessários, anotar números de protocolos, repetir diversas vezes seus dados, use formas de pagamento longas e demoradas, e assim, seu cliente não irá jamais querer saber de você!
5. Se ele tiver algum problema com o produto ou serviço, dificulte ao máximo a resolução
Definitivamente, não tem coisa mais irritante que querer resolver um problema e se deparar com tanta dificuldade e demora para isso.
Pouca proatividade para resolver problemas é sem dúvidas decepcionante para o cliente. A empresa precisa ter noção que problemas aparecerão e você precisa estar pronto para resolver e tirar essa dor do cliente.
Se isso acontecer, sem dúvidas ficará na cabeça dele e a boa experiência vai gerar comentários positivos e recomendações para seus amigos.
Então, seja rápido e certeiro na resolução de problemas e complicações do cliente, assim causando uma grande satisfação nele e agregando muito valor a sua empresa e/ou serviço.
Enfim…
Chegamos ao final de mais um artigo, espero que tenha te ajudado a aperfeiçoar ainda mais sua relação com seu cliente e o caminho para lhe trazer a melhor experiência com a sua empresa.
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Me despeço de você por aqui, nos vemos no próximo artigo.
Até logo.