Tempo de leitura: 12 minutos

“A vida pode ser muito mais ampla quando você descobre um simples fato: tudo que há ao seu redor, o que você chama de vida, pode ser mudado e influenciado por você”, disse Steve Jobs. Na época, ele estava explicando um novo slogan da Apple, lançado em 1984. E você provavelmente já sabe qual é: pense diferente.

8 conselhos práticos que vão ajudar você a efetivamente realizar seus projetos e 4 ferramentas para tirar sua ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso.

Quase vinte anos depois desse episódio com Steve Jobs, uma professora da Stanford University chamada Carol Dweck apresentou o conceito de growth mindset, ou mentalidade de crescimento.

Ou seja, adotando novas formas de pensar, de encarar o mundo e os desafios que temos, podemos induzir a nossa mente para o desenvolvimento contínuo.

Para a pesquisadora, quando realmente queremos melhorar, é possível crescer através das nossas experiências – e mais ainda quando saímos da zona de conforto.

8 CONSELHOS PRÁTICOS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ A EFETIVAMENTE REALIZAR SEUS PROJETOS

1 – SAIBA DIZER NÃO

De um modo geral, brasileiro não sabe dizer não. E cada vez que dizemos sim para aquilo que nos tira o foco e dedicação, o que representa estarmos dizendo não para nossos projetos.

A ideia não é abrir mão de sua vida social, mas avalie se você não está deixando de focar em seus projetos por “falta de tempo”?

Você precisa estar focado em suas metas e 100% disponível para realizá-las, para que as coisas aconteçam.

2 – ELIMINE DE SUA VIDA TUDO QUE NÃO AGREGA

O tempo gasto com as redes sociais, grupos de whatsapp e feed de notícias não pode ser recuperado, e não renderia para você o tanto que iria valer o foco, dedicação e tempo para a realização do seu projeto.

Quanto você já ganhou em termos financeiros através dessas distrações?

Desligue-se disso tudo. Você pode se sentir desconfortável ou mesmo carente por alguns dias, mas vai perceber que não farão falta, e caso precisar receber uma mensagem urgente ou algo especificamente direcionado para você, seus amigos vão te escrever diretamente.

3 – ACREDITE EM VOCÊ E PREPARE SEU MINDSET PARA O SUCESSO

Ter um mindset preparado para o sucesso é o primeiro passo para qualquer projeto dar certo. Não importa se você acredita ou não no “segredo”, lei da atração, programação neurolinguística, pensamento positivo, física quântica ou seja lá qual o outro nome que derem para isso.

A regra é bem clara: se você não acredita em você (e em suas ideias) por que alguém vai acreditar?

Acreditar em você, em seu potencial, suas capacidades, sua criatividade e que o sucesso é possível, é o que você precisa para conseguir!

4 – ELABORE AS IDEIAS QUE VOCÊ DESEJA REALIZAR

Você precisa estar preparado, com seu plano materializado no papel. A ideia aqui é criar um hábito para que você possa viver de suas ideias a pequeno, médio e longo prazo, fazendo isso ano a ano e criando uma corrente de oportunidades.

Você deve ter seus projetos escritos, elaborados e bem elaborados para quando surgir uma oportunidade ou capacidade de investir.

Logo adiante você saberá como fazer isso acontecer.

5 – NÃO ESPERE QUE ALGUÉM FAÇA POR VOCÊ

Você é a pessoa certa para fazer seu projeto acontecer, afinal ele é seu sonho, e para torna-lo realidade é necessário “vender” a ideia e conquistar apoiadores (e investidores).

Tenha planos definidos, documentados, de forma que seja fácil e claro apresentar para alguém.

6 – INVISTA EM SUAS IDEIAS

Muitas pessoas têm medo de investir recursos em suas ideias para iniciar um novo projeto, mas esquece que qualquer empreendimento precisa de, no mínimo, um investimento inicial para sair do papel.

Se você não quer investir (mesmo que seja tempo, dedicação e algum dinheiro) em suas ideias, por que acha que outras pessoas, principalmente, um investidor, irão fazer isso?

Use seu tempo e recursos disponíveis para investir em seus sonhos.

Invista em suas ideias e você já estará à frente de muita gente que tem medo de apostar em si mesmo!

7 – SIGA AS PESSOAS E EMPRESAS CERTAS

No começo desse artigo, comentamos que as redes sociais podem atrapalhar você em busca de seus objetivos, recorda?

Toda ferramenta online tem seus dois lados da moeda, seja para o bem ou para o mal. Você precisa estar atento e saber escolher o lado certo. Faça uma lista com os seus interesses e coisas relevantes para seu crescimento profissional e para seu projeto. Siga as pessoas e empresas que podem influenciar ou orientar na realização de seu sonho.

Aprenda através dos exemplos.

8 – TENHA UMA ESTRATÉGIA ORGANIZADA E CONTROLE TODAS AS SUAS TAREFAS

Tenha um planejamento claro, com metas e objetivos bem definidos, programe-se em agenda para as tarefas que irão fazer você ficar mais próximo de materializar seu projeto.

Faça algo com esse propósito todos os dias, seu sucesso depende 100% de você.

4 FERRAMENTAS PARA TIRAR UMA IDEIA DO PAPEL E TRANSFORMÁ-LA EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO

1ª FERRAMENTA: CÍRCULO DOURADO

O círculo dourado, ou golden circle, é um conceito de liderança para indivíduos e empresas que destaca a importância da motivação para inspirar e atrair seguidores.  A ideia mais simples do mundo.

É assim que Simon Sinek, autor do best-seller e palestra Ted Talk Por que? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, resume o círculo dourado, ou golden circle – seu conceito de liderança que explica como grandes líderes e organizações obtêm influência.

Sinek afirma que o padrão seguido por grandes líderes da história (sejam eles indivíduos icônicos ou mesmo a empresa mais valiosa do mundo) inspira as pessoas a agirem. Para ele, no entanto, isso só acontece quando as pessoas não compram o que você faz, mas sim sua motivação para fazê-lo.

É UMA QUESTÃO DE PROPÓSITO

A Apple, atualmente uma das empresas mais valiosas do mundo, é um exemplo. Sinek explica que a empresa apresenta sua crença em desafiar o status quo através da criação de produtos bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável, ou seja, não se trata de apenas fabricar computadores, mas de uma causa: think different (pense diferente).

E toda a comunicação da marca está focada nessa causa, e não em simplesmente fazer ótimos computadores. “O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem, mas fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita”, conta Sinek em sua Ted Talk.

Martin Luther King Jr, o líder do movimento pelos direitos civis no Estados Unidos durante os anos 1950, também é um exemplo do poder do “por que”. Segundo Sinek, o discurso que usava para abordar o problema do racismo não era focado no ele achava que precisava mudar na América, mas sim no que ele acreditava. “E, a propósito, quando ele fez o discurso que mobilizou e transformou milhões de pessoas, ele disse ‘Eu tenho um sonho‘, e não ‘Eu tenho um plano’“, conclui.

Não que o plano seja menos importante, mas é o sonho que vai engajar outras pessoas no seu projeto ou mesmo no seu produto. E o Golden Circle é uma ferramenta que pode te ajudar a entender esse propósito.

O “GOLDEN CIRCLE”

No papel, a ferramenta toma a forma de três círculos, um dentro do outro. O círculo maior significa o que você faz (quais são seus produtos e serviços ou sua função individual). O círculo do meio é como você faz tal coisa (sua proposta de valor ou seu diferencial, por exemplo). Por último, e mais importante, o círculo central é o por que você faz aquilo.

E não é ‘ter lucro’, porque isso é um resultado”, explica Sinek. “Quero dizer: qual é seu propósito? Qual é a causa? Qual é a sua crença? Por que sua organização existe? Por que você sai da cama de manhã? E por que alguém deveria se importar?

Esse deve ser o passo inicial. Segundo o modelo, para conseguir sua influência e conquistar outros, líderes e organizações inspiradores devem inverter a lógica comum de comunicação (eu faço tal coisa de tal jeito por tal motivo) e se comunicam de dentro para fora (eu acredito nisso e, por esse motivo, trabalho de tal maneira para criar tal coisa).

2ª FERRAMENTA: EFFECTUATION (efetivação)

Effectuation: a ferramenta para tirar qualquer projeto do papel e facilitar para que se transforme em realidade.

Criado por Saras Sarasvathy, professora da Darden School of Business, o método ensina que qualquer um pode empreender ao começar com o que tem e convidar outros a participarem; “O objetivo é cocriar o futuro”, explica ela “Não pensamos em empreendedorismo como uma habilidade que pode ser ensinada nas escolas e acredito que seja hora de mudar essa imagem.”

Em uma aula recente transmitida no Brasil pela Aliança Empreendedora, Sarasvathy, na University of Virginia, explicou que a lógica da efetuação é o oposto da lógica causal, o modelo padrão do mundo dos negócios. Na lógica de effectuation, a ideia é controlar um futuro imprevisível. Como isso é possível? Ao se cocriar o futuro ao invés de tentar prevê-lo, explicou ela.

Algumas teorias dizem que empreendedores são, de algum jeito, diferente de nós”, disse ela em uma TEDx Talk, em 2010. “Minha teoria é que excelentes empreendedores não começam com ideias brilhantes ou insights e previsões extraordinárias. Eles começam como eu ou você poderíamos começar: com quem são, o que sabem e quem conhecem.”

COMO FUNCIONA O EFFECTUATION

Os princípios de effectuation são cinco – pássaro na mão (bird in hand), perda acessível (affordable loss), manta de retalhos (patchwork quilt), limonada (lemonade) e piloto do avião (pilot in the plane) –, e servem para guiar o pensamento do empreendedor.

1 – Pássaro na mão: comece com o que tem “Comece com o que está na sua mão: quem é você, o que você sabe, quem você conhece? O que aprendeu, que recursos tem, qual é sua rede de contatos?”

2 – Perda acessível: gaste só o que puder. “Não perca mais do que pode perder e pergunte-se: o que eu posso fazer?”

3 – Manta de retalhos: forme parcerias “Trabalhe com todo mundo que quiser vir.”

4 – Limonada: lide com contingências “É como diz o ditado: quando a vida te dá limões, faça limonada. Você terá muitas surpresas, então trabalhe com elas.”

5 – Faça como o piloto do avião: controle, não preveja. “Foque nas atividades sob seu controle e cocrie o futuro.”

EFFECTUATION E INOVAÇÃO

Você terá uma variedade porque o ponto inicial [o pássaro na mão] sempre será diferente e pessoas inesperadas vão se juntar à ideia e participar do processo”, disse.

Nessa segunda fase, em que há outros participantes, o ato de empreender se torna coletivo – quem somos nós, o que nós podemos fazer, quais são nossos recursos – e novas oportunidades se abrem. Ou seja, o effectuation funciona também como uma maneira de potencializar a inovação em larga escala. “A inovação está dentro do processo porque você e todas as outras pessoas são únicas e é assim que criamos coisas novas.”

Outro ponto positivo de ver o empreendedorismo sob a luz da effectuation, é desmistificar a ideia do empreendedor de sucesso como alguém solitário, genial ou sortudo e tornar o empreendedorismo como um todo mais acessível e o mundo, mais inovador.

Afinal, se todo mundo é capaz, por que não tentar?

3ª FERRAMENTA: SPRINT

Sente que está faltando tempo para fazer seus projetos funcionarem? Organize um sprint para o seu projeto.

O sprint é uma ferramenta para atingir metas de curto prazo, o que organiza o desenvolvimento de projeto ou de um problema ao dividi-lo em tarefas que devem ser cumpridas ao longo de uma, duas ou três semanas. Ele agenda as reuniões, garante que as funções de cada um estejam claras e que as ferramentas necessárias estejam disponíveis para a conclusão das tarefas.

Originalmente utilizado por profissionais de tecnologia para executar as diversas fases de um projeto, como implementação de um novo código ou correção de bugs, o sprint pode facilitar muitos outros tipos de projeto, além de adicionar disciplina ao trabalho.

Tudo começa com uma definição bem clara do problema ou projeto em questão. Em seguida são criadas as tarefas que o compõe, que também podem ser quebradas em pedaços menores, capazes de serem concluídos mais rapidamente. A equipe então estima o tempo que levará para completar cada pedaço e a soma dá uma ideia da carga horária necessária. Depois, na data marcada para começar o sprint, é hora de começar a trabalhar.

O SPRINT NO PAPEL

No papel, o sprint toma a versão de uma planilha colaborativa no Google Sheets ou no EXCEL, com colunas como data do sprint, nome da tarefa, tipo de tarefa (primária, secundária e problemas a resolver que envolvem uma liderança), status e observações.

O modelo é personalizável e permite outras colunas, desde que a planilha continue clara e organizada. Ela possibilita a visualização em tempo real de como está o cumprimento das tarefas entre outros detalhes.

Há também a questão do backlog, outro termo herdado da tecnologia e que se refere às demandas acumuladas, que não estão planejadas no sprint em execução. De forma bem simples, um backlog guarda as ideias de coisas que devem ser feitas mais afiante no projeto, facilitando muito o processo, dimensionando o tempo para cada tarefa, demandas inesperadas e o cenário completo do projeto.

Uma excelente ferramenta para backlog é o Trello, uma ferramenta colaborativa gratuita que organiza as informações – o que é, quem faz, etc. – em cartões, que podem ser movimentados num quadro os cartões são organizados em colunas referentes ao status de cada tarefa, como ideia bruta, tempo estimado para prepará-la e revisão e aprovação.

Também é possível adicionar participantes a determinados quadros, anexos, notas, comentários e etiquetas em cada cartão, além dele sinalizar a situação de uma tarefa ou de alguma movimentação quando acontecer.

Quando tudo estiver certo e validado por ali, o cartão do Trello ganha um “upgrade” e, quando possível, é encaixado na planilha do sprint. Lembre-se, mais uma vez, que o objetivo aqui é atingir metas de curto prazo, e quanto mais organizado for esse processo, mais fácil será.

4ª FERRAMENTA: GARRA

Ter garra é o fator mais importante para atingir o sucesso, e não a inteligência.

Autora de um bestseller sobre o assunto, a psicóloga Angela Lee Duckworth ganhou milhões de adeptos com sua TED Talk de maio de 2013, e afirma que talento e inteligência não são os únicos indicadores de sucesso; “Garra é ter resistência, é persistir e ser ressiliente”, falou em maio de 2013, ela apresentou sua teoria sobre o sucesso em uma TED Talk. Ela levou apenas seis minutos para explicar por que a garra (ou grit, em inglês) era fundamental.

Basicamente, garra é a habilidade pessoal de escolher um objetivo de longo prazo e não abandoná-lo, apesar dos obstáculos e dificuldades que inevitavelmente surgirão no caminho.

Porém, isso exige uma mistura intensa de paixão, perseverança e resiliência. Pesquisas em diferentes contextos (meios acadêmicos e empresariais) indicam que o mais significativo para ter sucesso não foi a inteligência social, a boa aparência, a saúde física ou o Q.I. Foi a garra.

Garra e Growth Mindset (Mentalidade de Crescimento, em português)

Inicialmente, precisamos ser realistas, os estudiosos da área comportamental dizem que é impossível obrigar-se a se interessar por algo que você não gosta, mas ao ativamente buscar e aprofundar em seus interesses, é possível criar garra para se aprimorar naqueles assuntos.

Essa garra, assim como um sentimento de esperança ou resiliência, vai mantê-lo no caminho mesmo quando surgirem inevitáveis contratempos.

Desenvolvido por Carol Dweck, professora da Stanford University e autora do livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso“, (um dos livros de cabeceira do Bill Gates conforme publicações), afirma que ao aprender como o cérebro humano funciona e responde a desafios, o indivíduo tem uma probabilidade maior de perseverar depois de um fracasso porque entende que aquilo não é uma falha pessoal ou permanente. Quando o significado de esforço e dificuldade é transformado, como é o caso da mentalidade de crescimento, as dificuldades servem como estímulos – e fortalecem o sentimento de garra.

Garra, no fim, é saber manter-se resiliente apesar dos obstáculos, sejam eles externos ou internos. “É viver a vida como se fosse uma maratona, não uma simples corrida”. Sem isso, objetivos ambiciosos e de longo prazo simplesmente não serão atingidos, pois a pessoa não saberá se manter firme ao persegui-los.

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