Esta é a parte 2 do guia definitivo para a definição do seu nicho de coaching.
Descubra aqui como definir seu nicho (na prática), com algumas sacadas e perguntas poderosas.
No último artigo, falamos sobre: o que é nicho, a importância de ele ser específico e o porquê devemos atuar em nichos específicos. Além disso, demos diversas dicas para auxiliá-lo na definição do seu nicho e, ainda, o alertamos sobre os 3 principais mitos sobre esse assunto. Se você ainda não leu a primeira parte, pode conferir clicando aqui.
Nesse ponto, naturalmente você poderia perguntar: por que segmentar menos pessoas ou focar em um mercado menor?
Sempre que falo sobre a importância de segmentar um mercado menor, eu gosto de contar a história de Anthony Robbins:
E se eu lhe disser que Tony não começou fazendo o que faz hoje? Você ficaria surpreso, certo?
Quando Tony Robbins começou, ele não iniciou como um Life Coach, ou fazendo o que ele faz nos dias de hoje, como imersões, cursos, livros e seminários em quase todos os nichos de desenvolvimento pessoal, faturando milhões.
Na realidade, ele começou se posicionando como especializado em tratar fobia. Tudo o que ele fez foi anunciar que ajudava pessoas a se livrarem de suas fobias. Ele acabou se tornando muito popular quando ajudou uma mulher a se livrar de sua fobia de cobras. No momento em que resolveu esse problema, se tornou instantaneamente popular entre a comunidade de pessoas que sofriam com fobia. E, assim, se tornou reconhecido como um especialista no assunto.
Com o tempo, ele lentamente começou a crescer em outros nichos também, tanto que se tornou uma autoridade nacional para qualquer coisa relacionada ao desenvolvimento pessoal.
Espero que, ao ler essa história, você possa entender como é importante atingir um mercado menor primeiro. Começar pequeno e se direcionar para atender um grupo menor é muito poderoso se for feito corretamente.
A maior parte das pequenas empresas começaram trabalhando em um nicho de mercado e foram crescendo sua atuação até chegarem ao topo.
No início, você precisa focar no seu nicho de mercado, para no futuro começar a oferecer mais variedades para o seu público. Se você começar atuando em um mercado muito amplo a concorrência será muito grande e você vai competir com concorrentes de peso.
Imagine você concorrer com os gigantes do mercado… Vai ser difícil se destacar sendo um iniciante. Agora se você focar em mercados específicos, a concorrência será bem menor.
Então, primeiramente conquiste o seu nicho de mercado, faça algo de valor para a sua audiência específica e, depois que conseguir estabilidade, dê o próximo passo.
Comece pelo primeiro degrau e conforme for crescendo, suba para o próximo até chegar no topo.
Faça a segmentação de mercado para definir seu nicho
A segmentação de mercado é a divisão de um mercado consumidor amplo em grupos consumidores menores com características e preferências semelhantes.
Você pode definir seu nicho através de uma segmentação de mercado feita de acordo com quatro principais critérios:
Segmentação geográfica
Essa segmentação leva em conta o local físico que seu público frequenta. Pode ser classificado por país, estado, cidade e bairro.
Veja alguns exemplos de segmentação geográfica:
Mercado: loja de artigos para festas de casamento.
Segmentação: loja de artigos para festas de casamento no centro de Florianópolis.
Segmentação demográfica
É baseada em características como idade, religião, gênero, renda, grau de instrução.
Veja alguns exemplos de segmentação demográfica:
Mercado: livraria.
Segmentação: livraria evangélica.
Mercado: academia.
Segmentação: academia para terceira idade.
Segmentação psicográfica
É baseada em características como estilo de vida, personalidade e valores.
Veja alguns exemplos de segmentação psicográfica:
Mercado: lojas de doces.
Segmentação: loja de doces sem glúten e sem lactose.
Segmentação comportamental
É baseada em hábitos, comportamentos e uso em relação a um assunto/produto. O quanto o público conhece do assunto/produto, onde procuram informações sobre.
Se o público já usa esse assunto/produto e quando usa.
Veja alguns exemplos de segmentação comportamental:
Mercado: Loja de artigo esportivos.
Segmentação: loja de artigos esportivos para ciclistas.
Exercício prático para definir seu nicho de Coaching
Agora, pegue um papel e caneta e mãos à obra!
Vamos fazer agora, um exercício para lhe ajudar a definir um nicho gerador de resultados reais.
Fazemos este exercício em nosso programa Impulsão Profissional e vamos compartilhá-lo com você aqui.
Não adianta você desenvolver um sistema ou estratégia de coaching até que descubra o nicho de coaching corretamente.
Perguntas para refinar o seu nicho de coaching
1) O que lhe fez chegar aqui?
Descubra o verdadeiro motivo pelo qual você queria entrar no mundo do coaching. Qual foi a sua verdadeira inspiração para mergulhar a fundo nesse mundo?
2) Quais são as 3 histórias de sucesso inspiradoras que você conhece?
Defina as 3 histórias de sucesso mais inspiradoras que já ouviu falar e que podem ajudá-lo a apoiar em suas reivindicações futuras. Elas é preciso que sejam necessariamente grandiosas, apenas que sejam inspiradoras.
3) Quais os 5 valores que são os pilares do coaching para você?
Pergunte-se sobre as 5 principais valores que você descobriu durante seu treinamento. Os valores em que você acredita genuinamente e pensa que o definem como treinador.
4) Qual é o seu dom natural? No que você realmente é bom?
Todas as pessoas têm dons ou talentos naturais que os tornam únicos. É assim que somos. Qual seria sua P.U.V. se você pudesse explorar seus talentos naturais?
5) Quais são suas competências adquiridas?
As habilidade que adquiriu ao longo de sua vida, seja pelas experiências profissionais ou pessoais que obteve, ou mesmo pelos cursos que fez ou livros que leu.
6) Qual o benefício que você pode oferecer às pessoas através deste conhecimento?
Seja realista, mas ao mesmo tempo não caia na armadilha de achar que todos sabem o que você sabe, ou que todos são bons em algo que você é bom. Isso lhe impede de perceber o quanto você pode agregar valor a uma pessoa e prejudica sua confiança no seu produto. Aliás, se você for realmente bom, é possível que essa habilidade seja algo natural para você, ou seja, você sequer percebe o quanto isso pode ser difícil para os outros. Fuja dessa falsa percepção urgentemente, caso contrário você jamais irá conseguir comercializar seus serviços para os outros.
7) Quais coaches estão fazendo o que você quer fazer?
Então agora é hora de procurar pela concorrência. Faça alguma pesquisa sobre sua concorrência.
Conte-nos tudo sobre eles. Conte-nos sobre os Coaches que estão fazendo exatamente as mesmas coisas que você deseja fazer.
Pergunte-se também: quais Coaches estão servindo ao público que você deseja atender? Como eles estão fazendo isso? Que resultados estão obtendo para si mesmo e para seus clientes?
8) Que problemas em sua vida (seja específico e crie sua história) você superou? O que a audiência em questão deseja superar? Que habilidades e conhecimentos você adquiriu, enfrentando esses problemas?
Isso ajudará seu público a se relacionar com você. Pense sobre os problemas que você teve em sua vida, como você os superou e como você pode explicá-los em formato de história (storytelling). Isso ajudará seu público a se relacionar com você. Eles vão gostar de sua jornada, vão se conectar com seu propósito e isso vai motivá-los a comprar de você.
Esta é uma questão crítica, porque isso mostrará o quanto esse público pode se relacionar com você.
9) Por que você, como profissional, é importante?
Não recue, não seja modesto. Seja honesto. Pergunte-se por que você é importante como Coach para seus clientes em potencial.
10) Pelo que seus amigos o elogiam?
Existe algum padrão nos elogios de pessoas próximas a vocês? Isso tem acontecido frequentemente?
A resposta a essas perguntas é importante para descobrir no que você é bom e pelo que você é reconhecido.
11) Analise os problemas que outras pessoas estão enfrentando.
Será que você poderia ajudá-las? Você se preocupa com essas pessoas?
Aqui você descobre o quanto você pode ser útil ao oferecer soluções, o quanto sua ajuda é importante ou necessária e o impacto positivo que você pode gerar na vida ou empresa de seus potenciais clientes.
12) O que você faria se tivesse um tempo extra de 3 horas todos os dias?
Tem algo que você gosta tanto que seria capaz de ficar horas fazendo, sem se preocupar em ser pago por isso?
Obs.: Silencie seu crítico interior. Nesta fase, quando você está apenas tentando mapear um nicho, nenhuma idéia é ruim. E realmente não importa se você acha que outras pessoas não pagariam por isso – basta seguir o processo e anotá-lo.
Lembre-se: o que é fácil para você pode ser uma solução valiosa para outra pessoa, e eles estão procurando alguém para ajudá-los. E muitas pessoas não se importam em pagar caro para resolver seus problemas.
Implemente essas etapas – é a melhor maneira de transformar seu negócio de coaching em uma realidade. Lembre-se, o mundo pertence àqueles que agem!
Lembre das duas principais razões para definir seu nicho:
1. É arriscado demais: e se você passar semanas desenvolvendo suas estratégias e ninguém o comprar?
2. Seu prazo é curto: uma estratégia de Coaching, nós podemos desenvolver e lhe ensinar, mas o nicho é algo muito pessoal, e vai necessitar de muito trabalho inicial para evitar falhas.
A questão do “posicionamento”
Basicamente, posicionamento significa como você quer que seus compradores percebam sua marca.
Vou explicar isso para você com a ajuda de um exemplo.
Você sabe o quão grande é o mercado de fitness para homens, certo? Então, digamos que você é um Coach que quer treinar homens, mas existem centenas e centenas de Coaches trabalhando nessa área. É quase impossível encontrar clientes no mercado sem o devido posicionamento.
Deixe-me compartilhar com você um exemplo de duas empresas que estão operando no mesmo mercado de fitness para homens, mas elas adotaram uma abordagem única de posicionamento.
Nerdfitness: serviço exclusivo para “nerds”, engenheiros e caras inteligentes de grande sucesso. Veja que é a mesma categoria, mas eles se posicionaram de uma maneira única, segmentando apenas os nerds. Agora, os nerds não estão realmente interessados em desenvolver músculos enormes. Muitos deles querem apenas ter um físico bonito para obter um nível médio de atenção.
Bony to bestly: a marca lida com pessoas magras que querem ganhar músculos. Mais especificamente, seu público-alvo são pessoas que são bem magras e com tipo físico de Ectomorfo. Perceba que é o mesmo mercado, mas com uma segmentação diferente.
Com isso, você pode entender facilmente que existem centenas de maneiras exclusivas de segmentar o mesmo mercado. É por isso que o posicionamento é a chave.
3 coisas para ter em mente ao definir seu nicho
1 – Ter um nicho bem definido gera mais vendas.
2 – Testar o seu nicho é tão importante quanto definir o seu nicho.
3 – É bom manter a sua escolha de nicho um pouco flexível antes de começar a criar um material completo em torno dele. Permaneça analisando os pontos positivos e negativos do nicho. Verifique os resultados que você está obtendo e o feedback dos clientes (e a reação percebida do mercado).
Vamos recapitular alguns pontos importantes
1 – Basicamente, o seu nicho ajuda você a se concentrar e capacita você a começar no caminho certo! Sem um nicho específico, você pode gastar sua vida sendo reconhecido como um Coach médio em todos os tipos de treinamento.
2 – Escolher um nicho não é algo realmente tão difícil quanto você pode imaginar. Seu nicho é uma mistura de suas habilidades atuais, paixões e conhecimentos, combinados com um segmento específico do mercado que você pode se relacionar e compreender completamente.
3 – Seu primeiro nicho de Coaching não precisa ser aquele em que você finalmente se acomodará. Você pode mudar o seu nicho quantas vezes precisar, à medida que estiver mais sintonizado e confiante em si mesmo como um Coach.
Clailton Luiz
João Lucas Cortez.