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Descubra algumas ferramentas poderosas para definir seu nicho e confira diversas sugestões de nicho a serem exploradas!

Nos últimos dois artigos, falamos sobre nicho, posicionamento, segmentação de mercado. Explicamos o conceito, importância e especificamos como definir tudo isso em seu negócio. Se você ainda não leu a primeira parte, pode conferir clicando aqui, já a segunda parte está aqui. Agora vamos para a terceira e última parte desta série!

Ferramentas para definir seu nicho de coaching

1 – Pesquisa do Google:

Você pode ir ao Google e usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e ver que tipo de dados são exibidos. Ele vai apontar para os principais negócios, recursos e pessoas que estão fazendo negócios dentro do raio de seu mercado-alvo.

Veja a imagem abaixo:

Pesquisa no google - sugestões
O próprio Google lhe sugere as opções mais pesquisadas pelos usuários.

Demonstrativo de sugestões de resultados da pesquisa no Google

Você pode identificar nichos de mercado que tem relação com a sua atuação e que são mais pesquisados atualmente.

Outra maneira é você ir até o final da página de resultados e ver a parte de pesquisas relacionadas ao termo que você pesquisou.

Exemplo de pesquisas relacionadas na página do Google.
Exemplo de pesquisas relacionadas na página do Google.

Dessa forma simples você já consegue identificar o que está sendo mais procurado com relação ao seu mercado.

2 – Google Trends e Planejador de Palavras-chave

Essas são duas ferramentas ótimas e gratuitas, que também podem lhe ajudar a encontrar uma oportunidade ou nicho de negócio.

Também é essencial para explorar os assuntos mais pesquisados e direcionar a criação dos seus conteúdos.

Saiba mais aqui.

3 – MozBar

Página de download da extensão "MozBar".
Página de download da extensão “MozBar”.

A ferramenta MOZBar é uma extensão que você pode habilitar e usar no seu navegador de internet.

Ela é uma ferramenta de SEO que vai lhe ajudar a descobrir qual o melhor conteúdo que está relacionado ao seu nicho e dessa forma você consegue analisar seus concorrentes para criar algo melhor e mais completo.

Veja aqui como usar essa ferramenta.

4 – MOZ – Keyword Explorer

Página inicial do explorador de palavras-chave – MOZ.

Moz – explorador de palavras-chave.Tem basicamente a mesma função do planejador de palavras-chave do Google, a diferença é que com o Keyword Explorer você consegue vários dados diferentes sobre cada palavra-chave.

Veja aqui como usar essa ferramenta.

5 – Ubersuggest

Página inicial do Ubersuggest
Página inicial do Ubersuggest.

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que também auxilia você a encontrar sugestões de palavras-chave.

Ela também mostra informações como volume, sazonalidade, dados de custo por clique.

Veja aqui como usar essa ferramenta.

6 – Concorrentes

Uma outra forma de identificar as dores e dúvidas do seu público é analisando os comentários em blogs, sites e redes sociais de seus concorrentes.

Se o seu concorrente tem um canal no Youtube, ele é um ótimo meio de comunicação onde o público sempre deixa muitas dúvidas e perguntas nos comentários.

E muitas dúvidas e perguntas não são respondidas. Essa é uma ótima oportunidade para você verificar o que o público precisa.

Veja comentário por comentário, não somente no Youtube, como eu disse antes, veja o blog e as outras redes sociais.

Não se esqueça de anotar tudo na sua planilha ou quadro do Trello. Mesmo que você ache que seja algo sem importância, anote, porque no futuro pode ser importante.

7 – Amazon e Saraiva:

Pesquise na seção de comentários sobre os produtos da Amazon ou Saraiva. Esse é um bom lugar para encontrar informações valiosas relacionadas ao seu potencial nicho. Esses comentários dirão exatamente o que é bom e ruim sobre o livro que tem a ver com seu mercado-alvo.

E, usando esses comentários, você pode usar diferentes conceitos e ideias no conteúdo ou no posicionamento do seu serviço.

Procure os 5 ou 10 livros mais vendidos e estude cuidadosamente a seção de comentários.

8 – Reddit e Quora:

Vá para Reddit ou o Quora e encontre as áreas relevantes e os tópicos de discussão e veja se você pode aproveitar quaisquer conceitos ou dicas de lá. Reddit e Quora são bons lugares para encontrar opiniões honestas e comentários de seu mercado-alvo potencial.

Saiba mais sobre o Quora aqui.

Saiba como usar o Reddit aqui.

9 – Entrevista pessoal:

Conversar com as pessoas para descobrir seus desafios também é uma ótima maneira de identificar as dores de um nicho. Pessoas como seus amigos, familiares, conhecidos e até estranhos são boas fontes de feedback para suas potenciais pesquisas.

Lembre-se: você não está tentando vender nada aqui, você está apenas reunindo dados de todas as fontes para que, quando você começar a definir o seu nicho de coaching, possa ter todas as informações de diferentes ângulos.

Sugestões de perguntas para a entrevista:
O que você pensa sobre isso?
Isso já passou pela sua cabeça?
Qual é o maior desafio sobre [inserir seu termo aqui]?
E por que isso parece tão difícil?
Há alguma razão ou exemplo específico que você pode dar?
Quando você pensa mais sobre esse problema?
Quantas vezes você pensa sobre isso?
O que mais você tentou fazer resolver esse problema? Funcionou?
Quanto tempo você tentou isso?

Entrevistador com microfone.
Pergunte e descubra as principais demandas e dores que você pode solucionar!

60 Sugestões e ideias de Nichos de Coaching

 Se você ainda está descobrindo o seu nicho de coaching e quer alguma ajuda, aqui está uma lista de ideias de nicho para lhe inspirar e abrir a sua mente.

Essa lista foi vagamente categorizada para ajudar a facilitar a leitura. Você pode perceber que alguns nichos pertencem a várias categorias. Se você tiver alguma sugestão para fazer na lista, por favor, compartilhe-os na seção de comentários abaixo.

Carreira

1) Crescimento na Carreira
2) Transição de Carreira
3) Procura de emprego
4) Transição para aposentadoria
5) Aprovação em concursos
6) Aprovação em vestibulares

 Corporativo

7) Fusões e Aquisições
8) Planejamento Estratégico
9) Formação de Equipes
10) Transição Geracional
11) Liderança e gestão
12) Coaching de Negócios 

Pequeno negócio

13) Tornar donos de empresa em empreendedores
14) Expansão de Negócio
15) Ingresso no mundo Online
16) Iniciar um negócio
17) Recuperação de empresas

Habilidades profissionais

18) Comunicação
19) Atendimento ao Cliente
20) Liderança
21) Gestão
22) Negociações
23) Gerenciamento de Projetos
24) Falar em público
25) Vendas / Marketing

Habilidade de vida

26) Habilidades de Comunicação (Audição Eficaz, Questionamento, Construção de Rapport, etc)
27) Autoconfiança
28) Gerenciamento de Tempo
29) Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
30) Gestão Financeira
31) Organização (casa, escritório, arquivos, projetos)
32) Imagem Pessoal 

Performance

33) Estabelecimento de Metas e Realizações
34) Motivação
35) Produtividade   

Saúde, fitness, bem-estar

O trabalho do coach nessas áreas não o habilita a prescrever treinos ou dietas, mas sim incentivar a contratação dos profissionais dessas áreas, além de trabalhar com seu cliente questões como: rotina, hábitos, crenças, planejamento, motivação, etc.

36) Esporte Competitivo
37) Preparação física
38) Ganho de massa muscular
39) Problema de saúde específico
40) Perda de peso

Família

41) Adoção
42) Luto
43) Viver no exterior
44) ​​Divórcio / Separação 

Vida amorosa

45) Lidando com a perda
46) Melhora do relacionamento
47) Preparação para o casamento  

Espiritualidade

48) Paz Interior
49) Propósito de Vida
50) Meditação
51) Crise de meia-idade
52) Religião

Desenvolvimento de habilidades

53) Atuar
54) Dançar
55) Música
56) Cantar
57) Escrever
58) Desenhar/pintar
59) Artesanato
60) Fotografia

Estas são apenas algumas ideias de nicho que podem ser combinadas para criar outras mais. Quais inspiraram você? Você pode combiná-las para criar um nicho para seu negócio de coaching.

O importante é escolher e focar em um nicho que aproveite sua experiência e compreensão e, então, dê tudo de si. A partir daí, você vai crescer e aprender a confiar em si mesmo cada vez mais!

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