Sua empresa está prestes a se tornar umas das poucas empresas em seu segmento que atingem uma maturidade ao ponto de ter uma missão escrita.
Seus clientes mais influentes ficarão surpresos ao perceberem este amadurecimento em seu negócio e você e seus funcionários, mais orgulhosos.
A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência. A Missão mostra, ainda, a definição do negócio.
Muitas vezes, a Missão é Confundida com a Visão. Mas as diferenças são nítidas. Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada. Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer.
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”
Peter Drucker
Sua empresa é apenas um meio pelo qual você vai viver seus sonhos. Ela não deve ser seu único sonho de vida.
Sua empresa precisa ser um veículo que vai alimentar e não sugar a sua vida. Por isso a importância de definir uma missão para sua empresa.
Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada, é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores da sua empresa.
Este é um aspecto da liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior, raramente aplicado com propriedade.
E muitas vezes não aproveitando a sua enorme potencialidade, como demonstraremos. Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores.
A missão é a cara de sua empresa, na verdade, a missão é a carteira de identidade de seu negócio.
A missão de sua empresa deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
É uma declaração sobre o que a organização é sobre sua razão de ser. A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
– Por que sua empresa existe?
– O que ela faz?
– Para quem?
Questões que devem estar respondidas:
• Quem é a (nome de sua empresa)?
R:
• Qual é a finalidade da (nome de sua empresa)?
R:
• Que a (nome de sua empresa) faz para reconhecer, antecipar e responder a esta finalidade?
R:
• Que a (nome de sua empresa) faz para ser diferente e única?
R:
Exemplo de missão:
O McDonald’s explicitou assim sua “McMissão”:
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.”
É a seguinte a Missão orientadora da atuação do Sistema TELEBRÁS:
“Propiciar á sociedade serviços de telecomunicações adequados ao seu desenvolvimento político e econômico e ao bem-estar social.”
FORD
“Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas.”
LOCALIZA NATIONAL
“Oferecer soluções em transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência.
LOCALIZA NATIONAL FRANCHISING
“Administrar o franchising da Localiza National, buscando a excelência.”
BNDES – BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
“Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.”
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
“Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade”.
PETROBRAS
“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”.
Para completar estas informações, assista aos vídeos abaixo;
Estude agora o próximo artigo. “Porque a Visão de Futuro é importante para sua empresa”