Entendendo os valores…
Primeiramente, valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma “ética” para a atuação das pessoas e da organização como um todo.
Além disso, negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.
Ou seja, valores são crenças: aquilo que você acredita que lhe ajudará a alcançar sua visão de futuro e viver diariamente sua missão.
Então, em termos práticos, os valores devem estar alinhados à visão e à missão da organização e, quando internalizados e compartilhados, geram sentimentos de sucesso pessoal, criam comprometimento e aumentam a autoconfiança.
Ademais, favorecem o comportamento ético, podendo construir compatibilidade com os objetivos organizacionais e seus diversos públicos – diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e sociedade.
Sendo assim, cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pela sua área de atuação, mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores.
Com isso, os valores de uma empresa consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de uma empresa. Isso porque uma empresa sustentável costuma estar alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.
Portanto, é muito importante que essas normas e princípios sejam passados dos superiores hierárquicos para outros trabalhadores da empresa, de modo que possam juntos alcançar padrões mais elevados de sucesso. É por esse motivo que os valores éticos de uma empresa são uma parte crucial da sua cultura organizacional.
Confira alguns exemplos de valores organizacionais:
Volkswagen
- Proximidade ao cliente;
- Alta performance;
- Adicionar valor;
- Renovação;
- Respeito;
- Responsabilidade;
- Sustentabilidade.
Nestlé
- Pessoas em 1º lugar;
- Estreito Relacionamento de Nossas Marcas com o Consumidor;
- Liderança de Mercado e de Atitude;
- Qualidade Superior;
- Performance;
- Comprometimento;
- Respeito;
- Ética;
- Transparência.
Concluindo…
Toda empresa séria e bem intencionada, valoriza os recursos empreendidos para a construção de seu sucesso. A relação eficiente entre os recursos humanos, materiais e financeiros apoia-se no bom emprego da Missão, Visão e Valores de uma organização.
Assim como a elaboração, a divulgação destes princípios é de suma importância no hesito de uma instituição perante o mercado, prolonga sua vida e eleva seus bons resultados.