Tempo de leitura: 7 minutos

Você deve estar se perguntando, por que valeria ler um artigo com o título “Como superar obstáculos e obter sucesso”? Vale ler porque ele trata de como enfrentar racionalmente problemas e mudar a sua mentalidade para ser mais positiva, mais forte e preparada para a vida.

Eu sei que soa como uma frase feita das redes sociais, mas a frase “Aquilo que não me mata, só me fortalece” dita pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, está sempre atual.

Essa frase tem sido usada até hoje para estimular as pessoas a aprenderem com seus erros e situações complicadas, a superar dificuldades, tornando-as mais aptas a conquistarem seus propósitos mais tarde.

É a escolha pessoal sobre qual o lado da linha da vida escolheu para viver.

O ponto em que quero chegar é de que se alguém procura orientação ou ajuda para superar obstáculos, está de parabéns, pois já realizou o primeiro passo: enfrentar seus obstáculos. Muitas pessoas os ignoram ou os tratam como barreiras permanentes, intransponíveis e definitivas.

5 FORMAS DE ENFRENTAR OS OBSTÁCULOS

1. Analise seus obstáculos

Descubra aquilo que te impede. É algo externo ou é interno, uma crença limitante? Pense exatamente o que está impedindo você de atingir seus objetivos.

Seja o mais específico possível em detalhar quais são seus objetivos e exatamente porque você está tendo problemas para alcançá-los. Você precisa de muito autoconhecimento e clareza para criar um plano de ação. Não caia na tentação de desenterrar sua lista habitual de reclamações e justificativas, porque isso muitas vezes faz o plano desmoronar antes mesmo de ser colocado em prática.

Caso você falar que não tem dinheiro para fazer o que planejou, isso também diz respeito a prioridades. O obstáculo mais imediato pode ser a falta de tempo ou a falta de motivação, ou talvez você precisa aprender a ganhar mais dinheiro e usar melhor aquele que você já tem.

Se o motivo indicado foi não ter tempo suficiente, pense em como você está fazendo uso e priorizando seu tempo e energia. O verdadeiro obstáculo pode ser a procrastinação, falta de planejamento, definição de prioridades e foco.

2. Pense na sua história com esse obstáculo. 

Há quanto tempo você percebe esse problema no seu caminho? Quais os seus pensamentos negativos ou atitudes que mantém o obstáculo ou o impedem de resolvê-lo?

Ter respostas a essas perguntas pode ajudar você a identificar as mudanças que precisa fazer já em sua vida para sair dessa situação. A oportunidade está do outro lado do medo!

Você pode, por exemplo, se sentir “preso” em um trabalho que não lhe dá satisfação e senso de realização, mas o que o está impedindo de buscar um trabalho em outra empresa ou mesmo em outra área de atuação?

3. Quais são as semelhanças entre os obstáculos que você enfrenta?

Reserve algum tempo para pensar em outros obstáculos que você encontrou em sua vida. Se sua abordagem funcionou ou não, o que aconteceu, e aprenda com a experiência ao enfrentar o próximo obstáculo que o desafiar.

Geralmente, as resoluções de ano novo ou grandes e ambiciosas mudanças motivadas por rompantes de querer algo novo, não se sustentam, pois precisam ter um bom e viável plano, além de necessariamente serem coerentes com você integralmente, com quem você é, a sua história e seus caminhos desejados para o futuro.

4. Quais obstáculos são controláveis?

Determine quais são os que você pode controlar. Alguns obstáculos parecem estar fora e além do seu controle, que dão até sintomas físicos, que mexem com suas atitudes e bloqueiam suas ideias de como superá-los. Essa experiência em geral é acompanhada de medo ou forte reação emocional.

Respire fundo, e pergunte a si mesmo o que você pode controlar, analise os obstáculos, e avalie se realmente são problemas ou uma oportunidade disfarçada para melhorar algo em sua vida.

No momento em que você disser que algo é impossível, assim estará determinado em sua mente, e realmente será impossível, é você quem determinou que seja dessa forma.

Fé e foco aqui se assemelham, pois é a crença de que alguma coisa será da forma que você determinou, e então através da ação, do seu esforço pessoal – que é a única alternativa que você tem domínio de verdade, irá gerar o resultado. O seu esforço e atitude estão sob seu controle, e isso será a diferença.

O resultado será proporcional ao seu esforço e comprometimento com seus próprios propósitos e planos, então, faça a sua parte daquilo que é possível controlar.

5. Algum obstáculo envolve problemas de relacionamento pessoal?

É comum ficar frustrado por situações que configuram obstáculos por causa de pessoa, ou mesmo pessoas. As emoções que se revelam em reações do tipo suor frio, tremor e mesmo reações intestinais poderão alterar seus pensamentos e fazer julgar que o obstáculo pareça mais impossível do que é na realidade.

Faça uma análise fria, evite o emocional e pré-julgamentos e avalie como resolver o problema e o que realmente está acontecendo.

Nessas situações, é preciso que as duas pessoas estejam contribuindo para o obstáculo existir. Avalie e controle a suas reações, use ferramentas mentais para diminuir o stress e ansiedade, conte até dez (ou mais), respire profundamente, coloque-se no lugar dessa pessoa e tente pensar na perspectiva dela, busque entender como a pessoa está pensando sobre isso e como você poderá resolver o problema.

No pior dos cenários, avalie sobre mudar a forma das interações reestruturando as relações, ou mesmo uma forma de evitar situações que possam gerar conflitos.

Há sempre uma escolha envolvida.

 

8 CONSELHOS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS E UMA DICA VALIOSA

1. Divida seus objetivos em metas e frações. 

Ninguém faz uma longa jornada em uma única etapa. Divida seus alvos em metas menores, mais fáceis de gerenciar e de serem alcançadas.

Não procrastine, nem deixe para depois, a sua atitude é o que vai fazer a diferença!

Faça uma lista (escreva, não deixe apenas em sua mente) daquilo que precisa ser feito e avalie se existem obstáculos que possam impedir uma realização, e o que poderá ser feito para transpô-lo.

Se o seu objetivo é uma viagem para o exterior, o obstáculo poderá ser o idioma, então seu primeiro alvo passa a ser encontrar a forma na qual irá aprender essa linguagem, e qual será o esforço e comprometimento pessoal para o aprendizado. Usar um plano como o objetivo dividido em metas é a superação do 1º obstáculo.

2. Planeje alternativas. 

Após listar os obstáculos para seus planos, avalie e planeje alternativas para cada um dos seus objetivos.

Existe algum atalho ou maneira de conquistar o objetivo, evitando os obstáculos? Atalhos não são comuns e nem frequentes, mas sempre vale a pena avaliar os cenários e possibilidades.

Busque conversar com alguém que já atingiu o objetivo que você deseja. Veja também biografias de quem conseguiu. Você poderá descobrir caminhos dos quais nunca ouviu falar e sequer sabia serem possíveis.

Quem sabe aquela viagem, aquele plano, o trabalho dos sonhos é mais possível do que pensava, e isso também é a superação de um obstáculo!

3. Tenha um plano detalhado e escrito.

Escreva detalhadamente seu plano por escrito, começando com o que você fará hoje e as ações seguintes, culminando com a realização ou conquista dos propósitos.

Tenha em mente que esse plano terá mudanças, ajustes e realinhamentos. Conforme avança talvez surjam novos obstáculos, porém você pode analisar cada um e encontrar alternativas e soluções, adaptar seu plano e seguir em frente. Tenha atitude e creia!

4. Registre seu progresso e resultados. 

Tenha anotações de seu progresso e resultados, registre também os contratempos e soluções, isso fará sua mente ficar mais focada e as ideias fluirão com melhor intensidade e frequência. Um diário ou caderno, escrito ou digitado em seu computador serão de grande valia.

Tenha bem definidos as metas e marcos em sua jornada, avalie e registre seus avanços, e comemore cada um deles!

5. Procure apoio e aconselhamento.

Busque pessoas em suas relações ou mesmo nas redes sociais pessoas que compartilhem objetivos semelhantes ou incentive amigos a compartilharem os seus objetivos, irá funcionar como uma rede de incentivo e apoio.

Responsabilize-se publicamente compartilhando suas metas e alvos, desafie-se e comprometa-se a realizar. Sendo possível, procure pessoas com mais experiência que você, que podem ter superado exatamente os mesmos obstáculos e poderão lhe dar úteis conselhos, e até mesmo serem seus mentores.

Existem muitas pessoas que compartilham um ponto de vista semelhante ao seu, as mesmas angústias, a carreira, os hobbies, mau hábitos ou conflitos.

Procure fóruns nas redes, entidades e organizações próximas de você onde possa conversar e ter troca de experiências.

6. Elimine seus maus hábitos. 

Maus hábitos podem prejudicar muito, e mesmo não sendo eles que você quer evitar, eles também se tornam a raiz de obstáculos. Trate-os da mesma forma, avalie, analise e trace planos para superá-los, como qualquer outro obstáculo. Crie e mantenha hábitos melhores.

7. Exercite a visualização do seu objetivo. 

Use a sua imaginação, se e quando desanimar, feche os olhos e imagine-se depois de superar o obstáculo. Faça isso até sentir em seu corpo a sensação dessa conquista. É a tal da visualização ativa, é bem mais que imaginar. Faça isso com seus alvos prioritários.

É um exercício recomendado por todos que trabalham com motivação, com atletas e pessoas que precisam superar grandes desafios. Existem testemunhos de resultados comprovados que essa técnica funciona, então experimente!

Lembre-se com frequência de por que está trabalhando duro e fazendo sacrifícios. Tudo terá valido quando você conquistar seus propósitos.

8. Melhore suas habilidades em resolver problemas. 

Seja mais analítico e menos emocional, menos instintivo quando for tomar decisões ou resolver algum problema.

Avalie sempre se os benefícios obtidos valerão os transtornos e inconvenientes que sempre os acompanham. Analise o custo/benefício.

Tenha sempre um plano ‘B’, uma estratégia de contingenciamento se alguma coisa der errado ou falhar completamente.

Lembra daquela lista dos obstáculos e preocupações de que falei no começo do texto? Reveja-as e trate cada uma como sendo um problema em separado, tenha planos para superá-las, e lembre-se: elas sempre serão menores que você e que as suas capacidades e potencialidades.

Resolva cada problema e obstáculo separadamente, cada um a seu próprio tempo.

DICA:

Não tenha medo de cometer erros ao longo do caminho. Ajuste seus planos e não desista!

É sempre uma escolha pessoal.

CONCLUINDO

Você agora já sabe como enfrentar os obstáculos e problemas que todos enfrentamos em nossa jornada pela vida, e cabe a você, e tão somente a você, decidir se esses obstáculos serão como uma parede que irá bloquear seu caminho, ou serão degraus que o levará para mais adiante e mais alto.

Você decide.

Assista também ao vídeo a seguir, ele é um bom exemplo sobre a superação de obstáculos, que sempre serão definidos pela forma que são vistos e de como são enfrentados.

 

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)