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Neste artigo, investigamos e apresentamos noções de como você poderá entender alguns conceitos dessa faixa etária através da qual todos passam e as mudanças que são experimentadas. 

A adolescência é a fase da vida em que são registradas as maiores mudanças na vida de uma pessoa. Durante essa fase, tudo se faz novo, são várias mudanças drásticas nas áreas de crescimento físico, intelectual, emocional e social.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

1 – Meninos e meninas experimentam crescimento rápido ou acelerado em estatura e formas físicas;

2 – Os órgãos e características sexuais, como pêlos, se desenvolvem muito rapidamente;

3 – As glândulas sudoríparas se tornam mais ativas, o cheiro do suor fica mais acentuado e a acne geralmente aparece;

4 – Eles podem se sentir cansados ou extremamente ativos, oscilando rapidamente entre um estado e outro;

5 – Eles necessitam de uma quantidade maior de calorias, ou seja, comem mais do que normalmente.

Essas mudanças drásticas na compleição física do corpo dos adolescentes podem levar a falta de jeito e autoconsciência, poderão parecer estabanados e desajeitados.

Os adolescentes podem começar a se ver de maneira muito diferente do que fizeram até agora, e isso poderá fazer com que eles comecem a se comparar com seus pares, e nessa fase os exemplos de comportamentos são reflexo dos seu grupo de amizades ou daqueles com quem passa mais tempo juntos.

Pode ser muito frustrante para alguns adolescentes que se vêem não se desenvolvendo tão rapidamente quanto seus colegas de classe. Isso poderá colocá-los em risco por dietas pouco saudáveis ​​e práticas não recomendadas, por exemplo, excessos na academia, anabolizantes, anorexia, bulimia, entre outros.

Aprender sobre o desenvolvimento dos filhos, em seus vários ângulos, é o que melhor os pais poderão fazer nesse momento.

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

1 – 85% das crianças de 12 a 14 anos experimentam uma espécie de pausa  no desenvolvimento do cérebro, uma estabilização, evoluem mais calmamente do que outras poucas;

2 – A maioria das crianças de 10 a 14 anos de idade progride no desenvolvimento intelectual, mas a diferença entre os estudantes aumenta;

3 – Eles sentem a necessidade de ser competentes e obter mais conquistas, buscam e precisam de reconhecimento para se sentirem “normais” e integrados;

4 – Eles começam a desenvolver um raciocínio operacional formal, são mais questionadores e cheios de dúvidas;

5 – Eles mostram um crescimento na capacidade de raciocinar e generalizar após observar e analisar dados, estão ansiosos em aprender, mesmo que não demonstrem;

6 – Melhoram a capacidade de funcionar da mente, de forma criativa e eficaz;

7 – Eles ganham maior curiosidade intelectual, tudo passa a ser visto de outra forma e questionado;

8 – O tempo de atenção aumenta, porém em oposição eles podem se tornar mais distraídos nos intervalos;

9 – Nessa fase eles aprendem e sentem a importância do planejamento para o resto da vida, então é preciso delegar responsabilidades para que aconteça essa aprendizagem;

10 – Entre 10 e 15 anos de idade, em geral e se estiverem em ambiente propício de segurança e respeito, eles decidem em grande parte as atitudes sobre aprendizado e trabalho, bem como os valores que os interessam.

A adolescência pode ser um período muito frustrante na vida de muitos jovens. Eles podem sentir que não são tão inteligentes quanto seus pares, e essa frustração transborda e fica aparente se as demandas por crescimento intelectual na escola continuarem aumentando, enquanto o aluno sentir que é deixado para trás.

Quando eles não alcançam a necessidade de se sentirem competentes e obterem conquistas adicionais, os adolescentes podem se sentir mal e mostrar frustração, entre os sinais dessa frustração poderão surgir como praticantes de bullyng, ou retraídos e tristes, em casos graves migrando para depressão juvenil e automutilação, consumo de drogas ‘lícitas’ e outras nem tanto…

É nessa fase da vida que os adolescentes começam a assumir maior protagonismo e responsabilidade pela auto-direção. Eles já deverão ter a experiência de gerir uma mesada, e as muitas decisões sobre como ganhar e gastar dinheiro.

Essas duas mudanças podem caracterizar a raiz de muitos problemas na vida doméstica, se os pais não concordarem coerentemente com as decisões que os filhos tomam. O simples discordar deve ter base lógica, pois será assimilado como um aprendizado da situação.

Os adolescentes gostam e anseiam em ver resultados concretos de seus esforços e também desfrutam da oportunidade de expressão criativa em especial verbalizando suas opiniões em busca de aceitação e da sensação de estarem no caminho certos.

Exagerar em concordar com tudo que o adolescente expressar, exaltar exageradamente sua autoestima poderá gerar em alguns casos algum transtorno psicológico definido por delírios e fantasias de poder, grandeza ou onipotência das suas crenças, poderes e capacidades, que quando não compartilhados por outras pessoas, gera a frustração e infantilização com o sentir-se “agredido” em seu ego. São os chamados “mi-mi-mi”.

Todos os adolescentes precisam aprender a tomar decisões através da própria experiência, em vez de alguém lhes dizer como fazer as coisas para alcançar o melhor resultado ou mesmo fazer por eles, colocando-os em uma redoma emocional.

Esse conceito geralmente é um desafio para os adultos perceberem e aceitarem, que o aprender se faz por erros e acertos.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

1 – Afastam-se da influência dos pais em direção a uma maior independência;

2 – Começam a criticar opiniões, sugestões e ações de adultos, colocam-se como os novos em contraponto com os ‘ultrapassados’;

3 – Costumam flutuar entre picos emocionais de bom e mau humor, sem motivos aparentes;

4 – Em muitos casos, o isolamento e a falta de participação na comunidade levam a sentimentos de que são ignorados e desnecessários;

5 – Poderão ser muito instáveis e sujeitos a explosões emocionais de riso ou choro, também sem motivos aparentes;

6 – Eles podem fazer comentários rudes ou inapropriados que podem prejudicar os relacionamentos, em qualquer ambiente;

7 – Aprendem a questionar, sentir, pensar e agir de acordo com papéis sexuais congruentes e referências próximas, definindo sua sexualidade e consequências;

8 – Eles desenvolvem um maior interesse em ética, valores e moralidade, formando assim suas próprias opiniões sobre essas questões.

Existem estudos recentes que mostram que as crianças atualmente não se sentem atendidas nas suas necessidades de pertencer à casa, escola ou comunidade e vizinhança de convívio.

Então eles se esforçam para obter “pertencimentos artificiais”, em redes sociais e pequenos grupos de interesses comuns. Se eles não encontram esses locais dentro da escola ou em casa, eles os encontrarão fora dessas instituições, e longe de toda e qualquer espécie de vigilância (censura?) dos adultos – pais e tutores.

Embora seja muito importante que os adolescentes tenham um sentimento de pertencimento a algum grupo ou lugar, também é fundamental que eles tenham um senso de independência e liberdade.

Sem essa liberdade, eles poderão começar a verem-se como simples peões em um tabuleiro de xadrez, um mundo onde outros controlam seu destino.

Isso poderá conduzir a comportamentos autodestrutivos, como desamparo aprendido e falta de motivação intrínseca, da percepção de uma rejeição externa para a reação interna de sair desse mundo onde ele não tem lugar.

Eles começam a criticar as opiniões, sugestões e ações dos adultos, às vezes mais por criar uma oposição e chamar atenção para si, do que provavelmente para estabelecer suas próprias idéias. Devemos estar atentos a esses sinais.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

1 – Eles procuram mais privacidade, querem por perto somente a “sua turma”;

2 – A conversa com a família é menos espontânea, tende a ser feita com base nos resultados das reações e interações anteriores com os pais e familiares;

3 – Parceiros, colegas e amigos começam a tomar o lugar da família e ter suas opiniões e conceitos mais relevantes;

4 – Os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo tendem a se fortalecer à medida que tentam “encaixar” na multidão e sentirem-se pertencer a um grupo;

5 – As meninas tendem a ter amizades mais fortes, íntimas e exclusivas do que os meninos;

6 – Buscam lugares para se reunir com seus parceiros, colegas e amigos, por exemplo no shopping ou estádios de esportes, físicos ou virtuais.

É nessa fase de desenvolvimento da adolescência que a necessidade de aceitação pelos colegas se torna a mais importante, até mesmo que pela família.

É fundamental para o desenvolvimento social dos adolescentes que eles sintam que fazem parte e de que são necessários para alguém.

Isso não significa que os adultos não possam desempenhar um importante papel na vida dos jovens neste estágio de desenvolvimento. Simplesmente enfatiza o fato de que os pais devem reconhecer essas necessidades, respeitar as transformações e ajudar a orientá-los para lugares aceitáveis ​​onde possam obter essa necessidade social de aceitação e pertencimento.

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Os pais devem sempre ter em mente que os seus filhos são do mundo, são ‘emprestados’ para que sejam criados e treinados para a vida, criados para seus próprios papéis no mundo.

É função dos pais torná-los autônomos, libertos, livres até de nossas ordens. É preciso lembrar que a partir de certa idade, só valem conselhos, as ordens não terão mais espaço nas relações.

Renomados especialistas e aqueles que vieram antes de nós, ensinam a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos em nossos braços.

Mesmo acreditando e tentando fazer dessa forma, isso não nos impede de sofrer quando eles fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos. Mas, antes e acima de tudo, esse é o ciclo da vida.

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Referências

https://www.nationalgeographic.com.es/ciencia/grandes-reportajes/como-funciona-cerebro-adolescente_4955

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/impactos_violencia_escola.pdf

https://www.unicef.org/ecuador/pub_adolescence_sp.pdf 

https://www.muyinteresante.es/tag/adolescentes

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