Fazer bem o gerenciamento de tempo é metade do processo para o sucesso, pois isso está envolvido em quase tudo que fazemos. Se você tem a sensação de que não há horas suficientes no dia para realizar tudo o que você precisa fazer, mas se você deseja e precisa produzir muito mais do que outros em um período menor, deve melhorar a maneira como gerencia esse tempo. Aprenda agora como fazer isso!
Dicas que farão de você um mestre em produtividade
As prioridades em sua vida, devem ser definidas e mantidas em foco, disso dependerão os seus resultados.
Nada do quê você veste, pensa ou diz te definem tão bem quanto as suas prioridades, então, nunca perca de vista quais são as suas prioridades, pois o resto por mais que pareça importante, sempre será apenas o resto.
O QUE É GERENCIAMENTO DE TEMPO?
Gerenciamento de tempo refere-se à forma como você agenda, organiza e faz uso do seu tempo para diferentes atividades.
Saiba que existem muitas técnicas e ferramentas para ajudá-lo a fazer mais em menos tempo, sem stress.
Listamos aqui algumas dicas de gerenciamento de tempo que ajudarão você a organizar e gerenciar as 24 horas do dia da maneira mais eficiente possível.
Administrar o tempo é muito importante, então …
O tempo é o recurso mais precioso que você, eu ou que qualquer pessoa possa ter, é a coisa mais valiosa, todos temos igual quantidade, ele é perecível, insubstituível e não pode ser salvo.
Só pode ser melhor administrado e orientado para as atividades de maior relevância e de resultados com maior valor.
Todo trabalho exige gerenciamento de tempo.
Para melhorar seu gerenciamento de tempo pessoal e aumentar a produtividade imediatamente, o simples ato de pausar um momento para pensar e planejar como usar seu tempo fará diferença nos resultados.
Gerenciamento de tempo vai muito além de usar uma agenda ou outro recurso físico, é uma atitude mental de estar disposto e disciplinado em fazer de forma mais eficiente e eficaz.
Ter melhor produtividade e, eventualmente, receber mais dinheiro por isso faz parte. Gerenciamento do tempo não é uma atividade, é a principal habilidade da qual tudo depende na vida, seja nos negócios ou pessoal.
Faça a pior tarefa em primeiro
A expressão popular que diz “engolir sapo”, tem diversos sentidos, e um deles é de ser utilizada para quando se tem que fazer algo que não se quer, totalmente contra a vontade, algo que fica sendo procrastinado o máximo possível.
Então, engula o sapo!
“A primeira coisa que você precisa fazer todas as manhãs é engolir um sapo vivo.” – Mark Twain
Mark Twain, escritor norte americano, disse uma vez que se a primeira coisa que você fizer todas as manhãs é engolir um sapo vivo, poderá passar o dia com a satisfação de saber que todas as piores coisas que poderão acontecer durante o dia nada serão.
O seu “sapo” é a maior, mais difícil e mais importante tarefa do dia, aquela em que você provavelmente procrastinará se não fizer algo a respeito.
Se você tiver que engolir dois sapos, engula o mais feio, maior e pior primeiro.
Essa é outra maneira de dizer que, se você tiver duas tarefas importantes antes de começar, comece pela tarefa maior, mais difícil e mais importante.
Tenha disciplina pessoal para começar imediatamente e depois continuar focado até que a tarefa esteja concluída, e só então prossiga para outra coisa atividade.
Se você precisa engolir um sapo vivo, não vale a pena ficar parado e olhando por muito tempo, então aja! Não adie.
A chave para obter os melhores resultados no gerenciamento de tempo, na melhoria de desempenho e ganhos na produtividade é desenvolver o hábito de enfrentar sua principal tarefa ao começar a jornada diária.
Você precisa ter em mente a rotina de “engolir seu sapo” antes de fazer qualquer outra coisa menos importante e sem demorar muito tempo para pensar sobre isso. Simplesmente, faça!
Entre os hábitos das pessoas bem-sucedidas, está o de iniciar de imediato suas principais tarefas e depois trabalhar de forma constante e disciplinada até que seus compromissos estejam concluídos.
Muitas pessoas confundem atividade ou estarem ocupadas com realização. Eles conversam muito, realizam reuniões intermináveis e fazem planos maravilhosos, mas, em última análise, ninguém faz o trabalho e obtém os resultados necessários. “Falha na execução” é um dos maiores problemas das organizações atualmente, mas a boa notícia é que esse mal tem solução.
Não Há Atalhos
A prática é a chave para dominar qualquer habilidade.
Felizmente, a nossa mente é como um músculo, quanto mais exercitamos a capacidade de pensar, melhor ficamos nessa ação.
A capacidade cresce, fica mais forte e mais capaz com o uso. Com a prática, você pode aprender qualquer comportamento ou desenvolver qualquer hábito que considere desejável ou necessário.
E então, qual é o seu sapo? Qual é a tarefa que você despreza fazer todos os dias?
Depois de escolher o seu “sapo”, crie o hábito de acordar todas as manhãs ou ao chegar ao trabalho, e fazer essa tarefa primeiro.
COMO GERENCIAR O TEMPO COM EFICIÊNCIA
Para fazer mais dinheiro, você deve aprender a gerenciar o tempo com eficiência. Perceba que existem duas fontes principais de valor no mundo do trabalho hoje: o primeiro é o tempo e o segundo é o conhecimento.
Hoje, o tempo é a moeda dos negócios modernos.
Ao usar essas técnicas para gerenciar seu tempo, você se colocará no caminho mais rápido para o sucesso.
1. Desenvolver um senso de urgência e colocá-lo em prática
A medida mais importante do tempo é a velocidade.
A qualidade mais importante que você pode desenvolver em relação ao gerenciamento de tempo é o “senso de urgência”, saber priorizar aquilo que realmente é importante e fará diferença em seus resultados.
Ter senso de urgência é o hábito de avançar rapidamente quando a oportunidade se apresenta a você.
Desenvolva um plano de ação para ter velocidade, o ritmo rápido é essencial para o sucesso. Todas as pessoas de sucesso não apenas trabalham duro, duro, duro, mas trabalham rápido, rápido, rápido!
2. Pare de procrastinar
A procrastinação não é apenas a ladra do tempo; é o ladrão da vida.
Você deve desenvolver o hábito de gerenciar o tempo e de agir rapidamente quando algo precisa ser feito.
Você deve desenvolver uma reputação de velocidade e confiabilidade. Ser alguém reconhecido por ter atitude!
Como regra geral, pequenas tarefas devem ser executadas imediatamente, assim que aparecerem. Esse hábito de agir rapidamente permitirá que você realize uma enorme quantidade de trabalho em um dia.
3. Trabalhe em tempo real
Sempre que possível, faça seu trabalho em “tempo real”, no agora já, assim que surgir.
Mantenha o foco e faça isso agora. É incrível quanto tempo você pode perder escolhendo uma tarefa e olhando para ela ou iniciando-a e, em seguida, colocando-a para baixo e voltando a ela de novo e de novo.
Lembre-se dos sapos…
HABILIDADES GERAIS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO
A preparação e agendamento que você fará à noite, para o dia seguinte, terá um enorme efeito sobre o seu sucesso.
Aqui orientamos mais algumas habilidades de gerenciamento de tempo que qualquer pessoa pode fazer para ajudá-lo a fazer mais sem aumentar o uso do tempo disponível.
1 – Pense sempre no papel
Use uma agenda, anote em um pedaço de papel e registre tudo o que você pretende e precisa fazer. Inclua tudo, até seus planos de refeições, exercitar-se, lazer, aprimoramento, tudo e com todos os detalhes.
Em seguida, organize as ações por prioridades, revendo a sua lista, pergunte-se: “Se eu pudesse fazer apenas uma coisa nesta lista hoje, que coisa seria?”
E se eu pudesse fazer duas coisas, quais seriam a segunda e a terceira? E então, quando você começar de manhã, comece com o número um e disciplina-se a trabalhar apenas no número um até que esteja completo. Em seguida, passe para o número dois.
Lógico, tendo em vista os resultados e impacto que elas trarão à sua vida e propósitos.
2 – Evite distrações como e-mail e mídias
A verificação do seu e-mail pela manhã torna muito fácil sair do roteiro.
Começa com apenas um e-mail e, antes que você perceba, você passa várias horas no seu dia com afazeres não importantes e ainda não começou a sua tarefa número um.
Mantenha o telefone e redes sociais longe de você para evitar distrações da sua tarefa mais importante.
3 – Faça por escrito na noite anterior a sua lista de tarefas
A maneira final de garantir a maior produtividade no dia seguinte é fazer essa lista de objetivos e tarefas na noite anterior.
Sua capacidade de fazer bons planos antes de agir é uma medida de sua competência geral. Quanto melhor o seu plano, mais fácil é para você superar a procrastinação, começar e continuar.
Ao escrever seus objetivos antes de dormir, você pensa nas coisas que precisa fazer e se prepara mentalmente para fazê-las antes mesmo de acordar na manhã seguinte.
Quando você planeja cada dia com antecedência, organiza sua lista por prioridade e segue seu plano, o trabalho será mais rápido e suave do que nunca. Você se sentirá mais poderoso e competente.
Você fará mais, mais rápido do que imaginava possível. Consequentemente, você se tornará imparável.
FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE TEMPO: CRIAR UMA LISTA DE TAREFAS
Faça uma lista de tarefas a cada dia
Quando você passa a usar planejamento para aumentar sua produtividade e desempenho, também percebe como poucas pessoas o praticam todos os dias.
E o planejamento é realmente bastante simples de fazer. Tudo que você precisa é de um pedaço de papel e uma caneta, e a atitude em fazer.
A tecnologia mais sofisticada, os aplicativos de gerenciamento de tempo, agendas, planners, são baseados no mesmo princípio.
Fazer uma simples lista é uma das melhores e mais eficientes ferramentas de gerenciamento de tempo que você pode fazer uso.
Faça das suas listas de tarefas um hábito para a vida
Sempre trabalhe em uma lista. Quando surgir algo novo, adicione-o à lista antes de fazê-lo.
Você pode aumentar sua produtividade e produção em 25% ou mais, desde o primeiro dia em que começa a trabalhar consistentemente em uma lista de tarefas.
Faça a sua lista na noite anterior, no final do dia de trabalho. Mova tudo o que você ainda não realizou na sua lista para o dia seguinte e adicione tudo o que precisa fazer no dia seguinte.
E também faça seu subconsciente trabalhar para você. Quando você faz sua lista na noite anterior, sua mente subconsciente trabalha nela durante toda a noite enquanto você dorme.
Muitas vezes, você acorda com ótimas idéias, soluções e insights que poderá usar para realizar seu trabalho mais rápido e melhor do que você pensava inicialmente.
Quanto mais tempo você dedicar para fazer listas escritas de tudo o que precisa fazer, mais eficaz e eficiente será.
Tipos de listas de tarefas
Existem listas diferentes que você precisa para fazer para propósitos diferentes.
Primeiro, você deve criar uma lista principal na qual anote tudo o que puder pensar e que deseja fazer em algum momento no futuro.
É o local em que você captura todas as ideias que surgem ou todas as novas tarefas ou responsabilidades que surgem. Você poderá classificar os itens mais tarde.
Em segundo, você deve ter uma lista criada no final de um mês para o mês seguinte. Isso pode conter itens transferidos da sua lista principal, tarefas regulares ou aquelas que foram adiadas por alguma razão.
Terceiro, você deve ter uma lista semanal em que planeja sua semana inteira com antecedência. Esta é uma lista que está sempre em construção à medida que você avança na semana atual.
Por fim, você transfere itens das suas listas mensais e semanais para a sua lista diária. Essas são as atividades específicas que você realizará naquele dia.
Marque suas tarefas concluídas
Enquanto trabalha durante o dia, marque os itens da sua lista à medida que os conclui.
Esta atividade fornece uma imagem visual da realização e isso gera uma sensação de sucesso e de avançar, que o cérebro adora sentir.
Ver-se trabalhando progressivamente em sua lista motiva e energiza, aumenta sua autoestima e respeito próprio. O progresso constante e visível o impulsiona para a frente e ajuda a superar a procrastinação.
Saber gerenciar esse recurso inestimável que é o tempo, fará de você uma pessoa com melhores resultados, com a sensação permanente de autorrealização, com mais qualidade de vida em seu dia a dia, e com tudo isso, mais feliz e contagiante para as pessoas que convivem com você.
Vale muito usar seu tempo para estudar esse assunto e colocá-lo em prática.
A 2ª parte deste artigo você poderá ler AQUI.