Parte 5 – A Era De Ouro das Animações
Assista aqui a 5ª parte do documentário.
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Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos, o primeiro totalmente a cores no mundo, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney. Lançado em 1937, combinou de forma inédita os gêneros musical, romance e aventura lançado. Assim, Branca de Neve trouxe a era de ouro da animação para a Disney.
Com o dinheiro que “Branca de Neve” gerou, Walt começou a construir um novo estúdio em Burbank, Califórnia. Foi um investimento de US$ 3 milhões onde Walt esteve pessoalmente envolvido em praticamente todos os elementos do projeto.
E que projeto!
Um belo campus para artistas, escritórios com vistas externas, muitos dos quais tinham a luz do norte que os artistas preferiam e uma lanchonete para atender os escritórios. As salas tinham até ar condicionado, em uma época em que isso era algo de luxo.
Os artistas de Walt haviam se acostumado a chamar as salas de estúdio de “caixas de suor”, porque as pequenas salas fechadas eram insuportavelmente quentes. Mas no novo estúdio eles ficariam confortáveis, mesmo no calor do verão.
A construção do Burbank Studio, torna-se um paraíso para os trabalhadores.
Enquanto o estúdio estava sendo construído, o trabalho avançou em mais três longas-metragens: “Pinóquio”, “Fantasia” e “Bambi”.
Em 1940, “Dumbo” é produzido. O longa faz um enorme sucesso, lucrando quase 1 milhão de dólares.
Durante a década de 40, Disney continuou criando animações de muito sucesso, como ‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Peter Pan’ e ‘Cinderela’.
Os funcionários crescem para o número de 1.000 colaboradores. A era de ouro de Walt Disney, continuava a todo vapor.
Mas, lembram-se? Da mesma forma como acontece a cada um de nós, a estrada de Walt Disney, seria inevitavelmente pavimentada por sucessos e fracassos, por altos e baixos.
Tempos difíceis no horizonte
À medida que o trabalho progredia, alguns dos funcionários demonstravam descontentamento. Eles estavam trabalhando incrivelmente demais para atender a demanda de serviços, e reclamavam que não estavam sendo bem pagos.
Muitos funcionários achavam que a despesa do novo estúdio e o sucesso de “Branca de Neve” eram indícios de que Disney tinha recursos financeiros infinitos.
Mas ele não tinha.
Na verdade, Walt não tinha mais nenhum dinheiro extra. Principalmente por causa das grandes quantias que gastara com seus novos filmes.
Para piorar a situação, quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia, empurrando a Europa para a guerra, esse mercado foi cortado, derrubando consideravelmente o faturamento da empresa.
Para piorar a situação, o anseio por perfeccionismo artístico de Disney sobrecarregava, desacelerava e atrasava algumas produções.
A produção de “Pinóquio” foi interrompida por Walt não gostar do personagem de madeira o suficiente, e a solução encontrada foi adicionar o grilo falante ao filme, como a consciência e amigo do boneco de madeira, um elemento a mais que teve que ser refeito no roteiro e cenas prontas.
Embora “Pinóquio” tenha sido um sucesso de crítica, a perda do mercado estrangeiro e uma recepção mais fraca do que o esperado nos Estados Unidos, geraram uma receita abaixo do previsto.
Outro problema foi “Fantasia”, que também teve problemas com as fracas bilheterias.
Em abril de 1940, Walt & Roy são forçados a oferecer ações públicas, algo que eles não queriam fazer – 600.000 ações ordinárias são vendidas a US$ 5 por ação. A oferta de ações no mercado foram esgotadas rapidamente, preenchendo temporariamente o buraco da dívida.
A situação ficou mais complicada, quando um sindicato interveio para organizar os trabalhadores e exigir salários mais altos.
Walt viu isso como deslealdade das pessoas que ele considerava como familiares.
Ele delegou as relações com os sindicatos para o advogado Gunther Lessing, mas chefes sindicais intransigentes entraram em confronto imediatamente com Lessing.
Em 10 de fevereiro de 1941, Walt falou com seus funcionários tentando conquistá-los, mas era tarde demais. No final de maio, a greve começou, atrasando todas as produções.
Ele ficou profundamente magoado com as provocações cruéis nas manifestações.
Desanimado e confuso, Walt acreditou em uma teoria da conspiração, alegando através de um anúncio de jornal que a greve era “comunista”.
Mas pela primeira vez ele se sentiu impotente, pois os animadores eram trabalhadores altamente qualificados e difíceis de substituir.
Para tentar esquecer seus problemas, Walt foi fazer um passeio na América do Sul, aproveitando para fazer o lançamento do filme “Fantasia” e criar novas ideias.
Durante a viagem, Elias, seu pai, falece, e Walt sequer foi no velório do próprio pai.
Enquanto Walt esfriava a cabeça na América do Sul, Roy, resolve os problemas com os grevistas. Para acalmar a fúria dos trabalhadores, Roy atende quase todas as exigências e as produções retornam com força total.
Walt, retorna da viagem com algumas ideias de animações que são rapidamente produzidas, como “Alô Amigos” e “Os Três Cavaleiros”, que aqui no Brasil, recebeu o nome de “Você já foi à Bahia?”.
Ambos os filmes são bem-sucedidos na América do Norte e do Sul.
Mesmo em meio a tensão de uma eminente 2ª grande guerra mundial, com o sucesso das animações, a paz e a lucratividade voltam a reinar no mundo Disney.
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