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 A pandemia do COVID-19, o novo coronavírus, tem causado impactos significativos em toda economia global, afetando significativamente mais alguns setores do que outros, com quedas fortes nos volumes de vendas e incertezas nos mercados financeiros mundiais, sem exceção. A crise que estamos atravessando acarreta prejuízos graves para os pequenos negócios e traz problemas que passam pela saúde dos funcionários e clientes, até ameaçando a própria continuidade de algumas empresas. Saiba mais como melhorar a sua gestão empresarial e superar este momento difícil, porém necessário como aprendizado.

É necessário, antes de tudo, melhorar a gestão empresarial para os negócios enfrentarem a crise do COVID-19 e superarem este momento.

A pandemia do coronavírus causará uma recessão global em 2020, que poderá ser pior do que a observada durante a crise financeira mundial de 2008-2009, mas a produção econômica mundial deve se recuperar em 2021”, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva no dia 23 março 2020. “Os custos humanos da pandemia de coronavírus já são imensuráveis e todos os países precisam trabalhar juntos para proteger as pessoas e limitar os danos econômicos” completou, “O impacto econômico é e será severo, mas quanto mais rápido o vírus parar, mais rápida e mais forte será a recuperação“, disse finalizando.

Com a pandemia do Covid-19, empreendedores devem tomar medidas para evitar prejuízos e garantir sobrevivência do seu negócio. Cuidar da segurança e bem-estar físico, emocional e mental dos colaboradores é o primeiro desafio para os empresários.

Deve começar pelas medidas de prevenção, os colaboradores devem ser informados sobre os riscos da infecção viral e sobre os cuidados para diminuir ao máximo a transmissão do novo coronavírus. Ofereça materiais informativos e garanta suporte para as dúvidas dos colaboradores. Fique atento para os relatos das condições familiares que forem trazidos à pauta.

Feita a primeira medida, é o momento de tomar medidas que vão auxiliar a reduzir os impactos do COVID-19 no seu negócio.

A crise pede cautela, mas também permite que soluções inovadoras contribuam para o crescimento da sua empresa em meio à instabilidade

Confira algumas dicas para minimizar os impactos do coronavírus nos negócios que o empreendedor pode fazer, são várias medidas simples que podem ser adotadas para evitar prejuízos e garantir a sobrevivência das empresas nesta crise:

1 – PRESENÇA DIGITAL

Com clientes e consumidores em casa, o seu produto ou serviço precisa chegar até eles.

É o momento de fazer uso da tecnologia a favor da sua empresa e gerar oportunidades de negócio. Defina seu público-alvo e qual dos meios que ele usa com maior frequência, depois escolha a melhor ferramenta, seja redes sociais ou plataformas de venda, e promova atendimentos eficazes e de baixos custos.

2 – SERVIÇO DE DELIVERY

Invista no serviço de entrega de qualidade e confiável.

Caso já tenha essa opção, aperfeiçoe a logística e intensifique a divulgação. Canais como telefone, WhatsApp ou outros aplicativos de entrega ajudam a aumentar o volume de vendas. Em um momento de baixa demanda, o delivery é a melhor forma de atingir mais clientes e manter o fluxo de ganhos.

3 – QUALIDADE DO SERVIÇO

A completa satisfação dos clientes precisa ser o foco das empresas a qualquer momento, mesmo em meio à crise. 

Mantenha e até melhore a qualidade da oferta dos seus produtos ou serviços e supere as expectativas do seu consumidor. Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado e que irá levar o seu nome para outro provável consumidor.

4 – HOME OFFICE

Substitua as reuniões físicas por reuniões digitais. 

Caso os colaboradores possam exercer suas atividades de casa, essa é a recomendação das autoridades de saúde. Existem diversas ferramentas gratuitas de comunicação à distância que possibilitam o trabalho remoto de forma eficiente e produtiva, seja para atuação ou controles de produtividade.

5 – FÉRIAS E BANCO DE HORAS

Antecipe férias e use o Banco de Horas se for possível.

Sua empresa tem colaboradores com férias a vencer? Aproveite o momento para antecipar este benefício dos colaboradores. Outra opção para o período são as férias coletivas, dependendo da realidade e necessidade do negócio. O uso do Banco de Horas pode ser outra alternativa para desonerar a empresa neste momento de crise.

6 – REDUZA CUSTOS

Se possível, reduza ou corte os gastos nesse momento.

Em meio a este momento de instabilidade em todos os mercados e atividades, é fundamental que o empreendedor analise meticulosamente os custos do seu negócio e avalie quais são imprescindíveis para que a empresa opere normalmente.

Um bom plano de contenção pode ajudar o seu negócio a sair da crise mais forte e sustentável. Será também um aprendizado para usar depois que esta crise passar.

7 – ECONOMIZE RECURSOS 

Economia de recursos é diferente de corte de despesas.

É importante manter os colaboradores envolvidos nos processos e cientes da situação. Eles são as pessoas que fazem o seu negócio funcionar e ser bem-sucedido. Determine medidas que garantam a redução de recursos e gerem economia para a sua empresa. Despesas mensais, como contas de água, energia e insumos, devem ser examinadas e repensadas em como poderão ser reduzidas.

8 – REPENSE AS COMPRAS

É hora de minimizar perdas e custos desnecessários.

Evite realizar grandes processos de compras e opte por reduzir ou fragmentar os pedidos, é necessário reduzir custos e evitar estoque parado, atue para atender a demanda atual, não estoque para o futuro. Considere o que cenário dos acontecimentos de hoje, mas não ignorando as projeções futuras. É fundamental que a sua empresa esteja adequada ao cenário de crise.

9 –  NEGOCIE SEMPRE QUE POSSÍVEL

Com a crise na saúde instalada em todos os mercados, a queda do faturamento pode gerar dificuldades de caixa.

Negocie com fornecedores para cumprir prazos, promova um bom acordo para garantir condições para que a sua empresa consiga manter os pagamentos em dia e conservar a saúde financeira do negócio, e a própria continuidade.

10 – VAI PASSAR

Como tudo na vida, essa crise também vai passar.

Ninguém sabe quando e nem os danos que terá causado, porém é certo que irá passar. Aproveite o tempo livre que tiver preparando-se para o futuro, estude, habilite-se em novos conhecimentos e ajuste sua empresa para os novos tempos que virão por aí. Aqui na Line somos especialistas nesse assunto e podemos ajudar você e seu negócio a renovarem-se, a trabalhar melhor e com resultados melhores.

 

FACEBOOK: 5 DICAS PARA AS PEQUENAS EMPRESAS SUPERAREM A CRISE DO COVID-19

Para ajudar nestes tempos difíceis, o pessoal do Facebook deixa 5 dicas para que as empresas consigam, da melhor forma, atravessar e superar a crise criada pelo COVID-19.

Esta não é uma fase nada fácil para as empresas. É repleta de decisões e aprendizados difíceis, mas necessários.

O Facebook está empenhado em promover a resiliência e superar o surto do COVID-19.

A empresa de Mark Zuckerberg comunica que está trabalhando para manter as pessoas seguras e informadas sobre tudo o que está acontecendo, sobre as más e as boas novas.

A equipe da maior rede social reconhece que os negócios estão neste momento enfrentando sérios e inesperados desafios, e por isso mostra-se empenhada em fazer o máximo de apoio e suporte possíveis.

Desta forma, o Facebook orienta 5 dicas para ajudar as empresas para que consigam ultrapassar a crise do CIVID-19, na sua Central de Recursos para Empresas.

1 – MANTENHA-SE PROTEGIDO E CIENTE DE TUDO

Mantenha-se informado através de fontes oficiais e confiáveis como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o departamento de saúde governamental local para poderes responder rapidamente às alterações que podem afetar-te e aos teus clientes. Previna-se das ‘fake news’. Siga a OMS no Facebook ou no Instagram.

2 – MANTENHA CONTATO COM SEUS CLIENTES

Compartilhe proativamente informações relevantes com os teus clientes através do e-mail, site, Página do Facebook, perfil comercial do Instagram ou qualquer outra forma de interação.

Lembre-se que publicações importantes podem ser marcadas na parte superior da página do Facebook para uma visualização rápida. A inclusão de informações sobre as medidas tomadas pela sua empresa sobre produtos/serviços ou como responder aos clientes sobre entrega e envios.

3 – ORGANIZE E PROMOVA EVENTOS ONLINE DA EMPRESA

Caso seja necessário adiar ou cancelar eventos já planejados e em curso, como resultado da pandemia, faça através de webinar ou hangouts em canais de redes sociais como o Facebook ou Instagram.

4 – TENHA UM PLANO DE SUPORTE AO CLIENTE

Para manter os clientes neste momento difícil, seja positivo e transparente, esteja preparado para atender questionamentos e os pedidos futuros.

Prepare respostas padrão para e-mails ou configure mensagens de respostas instantâneas com informações que consideras os clientes procuram.

Entra em contato com os clientes gratuitamente em tempo real através das mensagens do Instagram Direct, do Messenger ou por um perfil comercial do WhatsApp.

5 – TENHA UMA LISTA DE PERGUNTAS FREQUENTES (FAQS)

Formule e torne disponível uma lista de respostas a possíveis perguntas que os clientes têm probabilidade de fazer, e forneça o máximo detalhe e segurança possíveis nas informações prestadas. Veja um exemplo de uma pergunta frequente:

P: Posso cancelar a minha encomenda (bilhetes de viagens/programas educativos/inscrições de academias ou cursos)?

R: Se for feito por escrito através do (e-mail, formulário, whatsapp, etc), poderemos cancelar a encomenda, reagendar ou cancelar a tua viagem ou suspender a sua inscrição. Assim que a sua encomenda for cancelada, o valor gasto na compra original vai ser reembolsado através de depósito bancário em até 48 horas. Estaremos à disposição e esperamos trabalhar novamente com você, em breve.

Para ter mais destas dicas, o Facebook disponibiliza mais sugestões e ferramentas para ajudar a gerir os negócios em tempos de crise no seu próprio website.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA EMPRESAS

  • Ficar atento aos decretos e medidas impostas pelo governo;
  • Optar pelo trabalho remoto e reuniões virtuais;
  • Afastar pessoas que fazem parte do grupo de risco;
  • Dar férias coletivas ou licença remunerada;
  • Usar o Banco de Horas, se possível;
  • Cancelar ou adiar eventos pontuais em locais fechados com mais de 100 pessoas;
  • Se necessário, fazer eventos virtuais através de aplicativos de rede via internet;
  • Fomentar horários alternativos e escalas de trabalho;
  • Redobrar a limpeza dos ambientes;
  • Disponibilização de equipamentos com álcool em gel para clientes e funcionários;
  • Toalhas de papel também devem estar disponíveis;
  • Incentivar e monitorar a higienização dos colaboradores: lavar as mãos com regularidade, usar álcool em gel, evitar apertos de mãos e abraços.

Estas são sugestões para elaborar estratégias para preservar, manter e mesmo desenvolver o seu negócio neste período de crise pela pandemia, mas, se a questão maior também for como aplicar isso em sua empresa, criando sistemas facilitadores para a gestão do seu negócio da maneira certa, o que poderá levar algum tempo, mas com resultados finais que serão “uma mudança de vida” para você e sua empresa, superando dificuldades para o seu crescimento empresarial, também temos solução.

Se precisar de ajuda para fazer isso em sua empresa, sem sofrimento e altos investimentos, a Line e seus licenciados ajudam empresas e empreendedores a implementar estratégias, sistemas e ferramentas de alto impacto para maximizar sua produtividade pessoal e comercial, elevando sua empresa para outro nível, e sistemas são nossa especialidade.

Agende uma reunião sem compromisso, e saiba como a sua empresa pode ser melhor do que já é, e a sua vida mais fácil, com mais dinheiro na conta, maior qualidade e tempo livre.

Faça AQUI o download desse folheto da OPAS/OMS e divulgue em sua empresa e nas suas redes sociais.

Assista ao LineCast – o podcast da Line Instituto

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Fontes: Facebook/BBC/FIESC/SEBRAE

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