Se você é proprietário de uma pequena empresa ou uma nova startup, neste momento não deve ter dinheiro para investir em publicidade cara para manter seu negócio funcionando, como seus concorrentes maiores. Para competir no mesmo nível, mas com um orçamento menor, é preciso fazer uso dos recursos disponíveis com mais inteligência.
Comece fazendo um brainstorming com seus parceiros de negócios e conexões para criar vários truques baratos de marketing prontos para uso. Procure sugestões também com seus colaboradores, clientes, por que de onde menos se espera poderá surgir uma ideia que fará toda a diferença e atingir o propósito.
Apenas uma dessas ideias pode desencadear uma oportunidade de marketing que você nunca considerou antes. É preciso apenas UMA boa ideia, bem implementada, para lançá-lo a maiores alturas. Acreditamos que você encontrará pelo menos uma nas abaixo relacionadas.
Use esta lista como uma base para criar suas próprias soluções, adequadas e personalizadas para o seu negócio neste momento. Esse método produz ideias que funcionam de verdade para seus negócios e já incorporam seus principais valores e mensagens.
60 Top ideias criativas de marketing para pequenas empresas.
1 – Crie conteúdo relevante no seu site.
As categorias de blog ou um arquivo de artigos no site são excelentes para isso. Conteúdo novo e útil ajuda a atrair leitores, criar links valiosos, atrair leads e convertê-los em novas vendas.
2 – Publique artigos em revistas comerciais ou locais.
A maioria das pessoas pensa que o trabalho publicado é mais valioso do que uma simples publicação no blog, e os artigos custam menos que a publicidade na mesma revista. E alguns jornais serão muito gratos por sua colaboração, que poderá ser negociada para ser gratuita e frequente, dispensando a revista ou jornal de gastar para ter material para publicar.
3 – Reutilize o conteúdo.
Se você tiver um ótimo conteúdo, mas ninguém o estiver consumindo, adapte-o novamente. As postagens do blog podem ser agrupadas em um ebook, uma gravação de webinar pode se tornar um vídeo exclusivo para assinantes, um artigo de revista pode ser reimpresso e distribuído como um livreto … as possibilidades são infinitas.
4 – Tente o marketing do artigo.
A publicação de artigos especializados (em qualquer área ou segmento) on-line cria bons backlinks para seu site, mostra experiência, cria credibilidade e muito mais. Também é relativamente acessível e fácil de terceirizar.
5 – Escreva um livro ou ebook.
Os livros têm mais valor do que a maioria dos outros tipos de conteúdo e estabelecem seus conhecimentos. Você pode vendê-los ou oferecê-los gratuitamente em troca de endereços de e-mail. Existem ferramentas gratuitas na web que facilitam muito este trabalho.
6 – Patrocine um time de esportes local.
Envie um comunicado de imprensa ou artigo de destaque e coloque seu logotipo nos uniformes da equipe. Isso faz de você um membro valioso da comunidade e aumenta a conscientização. Negocie diretamente com fornecedores para obter melhores condições.
7 – Fale em seminários e ministre cursos de curta duração.
Você receberá publicidade do marketing do evento e do próprio evento. Além disso, você parecerá mais profissional aos olhos de seus clientes. Você poderá (se puder) usar as instalações da própria empresa ou de algum fornecedor em parceria para promover isso, seja presencial (com os devidos cuidados) ou via digital.
8 – Entre nas competições de premiação de negócios.
Se você ganhar, receberá um emblema no seu site e muito mais vendas. Mesmo se você não ganhar, ainda poderá receber muita publicidade se for alto o suficiente e transmitir sua participação.
9 – Crie seu próprio concurso de premiação comercial.
Se não houver uma concorrência em seu setor ou se não houver como competir em uma, a hospedagem de sua própria competição cria um burburinho à medida que outras empresas lutam para ganhar seu prêmio, porém é sempre o seu nome que estará com maior destaque.
10 – Hospede eventos gratuitos.
Os repórteres estão sempre procurando uma boa história. Dê a eles o que eles querem e receba publicidade gratuita, organizando um evento gratuito apoiando uma iniciativa de algum grupo de interesse. Você obterá mais resposta se houver comida ou brindes envolvidos. Observe que isso somente deverá ser feito conforme as orientações de saúde permitidas na sua região.
11 – Faça uma rede na sua Câmara de Comércio ou Associação de Classe local.
Essa é uma ideia clássica de marketing para pequenas empresas, pois pode gerar grandes dividendos. A associação com uma entidade representativa tornará seus esforços e eventos com maior credibilidade, e você poderá encontrar novos parceiros, clientes ou descobrir oportunidades de se fazer visível no mercado.
12 – Associe-se sempre, onde puder.
Associe-se a associações de bairro ou regionais, de qualquer espécie, e use os recursos fornecidos, incluindo eventos de rede local, fóruns online e quadros de empregos. Quanto mais pessoas você conhece, mais clientes você terá.
13 – Crie uma rede de referência.
As referências e a propaganda boca a boca são a publicidade mais poderosa e não tem custos; portanto, construa relacionamentos com profissionais e outras empresas às quais você felizmente indicaria seus clientes – e quem também pode enviar referências do seu jeito.
14 – Faça parcerias para co-promoção.
Várias empresas relacionadas, mas não concorrentes, trabalhando juntas em uma promoção, podem proporcionar maior espaço para anúncios, melhores prêmios e outras despesas com publicidade, com custos menores.
15 – Seja uma pessoa acessível.
Nunca pare de trabalhar em rede, siga todos os leads e participe de conversas onde quer que os encontre. Não tenha medo de telefone, internet, e-mail ou reuniões presenciais. Não evite as pessoas, muitas só precisam um pouco de atenção para serem gratas.
16 – Mostre que você lembra dos clientes.
Envie cartões com mensagens em feriados, aniversários ou cartões de agradecimento a clientes antigos e atuais, parceiros valiosos, fornecedores em sua rede de referências, conexões que o ajudaram – todos que você puder imaginar. Essa é uma ideia de marketing exclusiva e de baixo custo para pequenas empresas, mas muitos empreendedores relataram sua eficácia.
Eu fui cliente de um veterinário que enviava todos os anos um cartão de aniversário para meu cachorro, e se ele tinha essa atenção e dedicação, não haveria por que trocar de fornecedor, além de receber muitas indicações e referências que fiz…
17 – Tenha canais de comunicação abertos.
Abra quantos canais de comunicação forem possíveis, incluindo, entre outros, Instagram, Youtube, LinkedIn, Facebook, Twitter, Tik Tok, um número de telefone gratuito, bate-papo ao vivo em seu site, e-mail e fóruns e comentários de blogs relacionados com a sua área de atuação.
18 – Doe para instituições de caridade.
Envie comunicados de imprensa para cada organização que você doar com relevância, para que eles divulguem, isso já sendo combinado. Como alternativa, você pode doar uma porcentagem específica de todas as vendas para uma determinada organização ou causa e fazer com que os clientes sintam que estão fazendo uma boa ação comprando de você.
19 – Pesquise seus clientes em busca de ótimas ideias e sugestões.
Ouça o que eles estão dizendo no Instagram, Youtube, Twitter e no Facebook para uma pesquisa de mercado honesta.
20 – Esteja onde sua concorrência não está.
Obtenha mais leads como o único participante importante em determinada área geográfica ou segmento de atuação.
21 – Esteja em toda parte.
Ter um blog, canal do YouTube e podcast no iTunes, Instagram, além das outras mídias sociais, torna você mais conhecido e com credibilidade. Expanda além do seu site para obter mais tráfego e leads.
22 – Configure um programa de afiliados.
Você obtém mais multiplicadores de vendas e de suas marcas por menos esforços. Crie um programa de fidelidade do cliente para incentivar compras e referências futuras.
23 – Use adesivos para carros e adesivos para janelas.
Além de colocar neles veículos da empresa e carros de proprietários, ofereça-os gratuitamente a funcionários, parceiros, partes interessadas e investidores, instituições de caridade que você doa e outros contatos para exibir. Crie um material que seja objeto de desejo e criativo para isso acontecer. Poderá estar junto com um programa de afiliados, leve seu nome mais longe.
24 – Peça depoimentos e críticas para seus clientes e mesmo fornecedores.
Isso inclui análises on-line em sites como o Yelp, recomendações no LinkedIn e elogios em qualquer canal. Crie uma página de depoimentos em seu site e use as melhores críticas em tantas promoções quantas fizer sentido.
25 – Responda a perguntas em fóruns e responda a sites.
Ajude as pessoas com aconselhamento gratuito sobre tópicos relacionados aos seus produtos e serviços. Você ganhará a confiança deles e parecerá ser autoridade no assunto.
26 – Crie estudos de caso de clientes.
Peça a seus clientes satisfeitos que compartilhem a experiência de usar seu produto ou serviço. Essas histórias agregam credibilidade à sua empresa e ajudam a obter mais clientes.
27 – Peça referências a seus clientes.
Vença a sua timidez. Basta perguntar – e você receberá.
28 – Publique as ofertas da sua empresa em sites de cupons e ofertas.
As pessoas adoram ofertas e descontos especiais. Conseguir um ótimo produto a um preço excelente é o que todos desejam, ainda mais no momento atual.
29 – Ofereça consultas gratuitas.
As consultas gratuitas são uma ótima maneira de mostrar seus conhecimentos e obter mais clientes, e gratidão gera mais gratidão.
30 – Otimize seu website para celular.
Com 90% dos consumidores globais fazendo uso de dispositivos móveis – seu site simplesmente deve ser compatível com celulares e tablets.
31 – Liste seus negócios nos diretórios comerciais locais.
O Google My Business do Google e o Bing Places para Google do Bing são absolutamente gratuitos para empresas locais, enquanto o Yahoo Localworks do Yahoo (ainda tem quem usa) é um serviço pago que permite listar sua empresa em 50 diretórios (Yahoo Local, Yelp, WhitePages, Bing, Mapquest etc.) Depois de listado, comece a aproveitar os resultados da pesquisa local e não se esqueça de pedir aos clientes que deixem comentários em sua página.
32 – Imprima o logotipo da empresa em bonés, bandanas e camisetas, de uma forma criativa e desejável.
Seus clientes fiéis terão prazer em usá-los e se tornarão promotores de marca gratuitos.
33 – Exceda as expectativas dos seus clientes.
Reputação é tudo nos dias de hoje. Superando as expectativas de seus clientes e caminhando mais longe – você gera mais negócios. Encante seus clientes e eles irão encantá-lo com mais negócios.
34 – Traduza seu site para vários idiomas.
O mundo ocidental é uma comunidade multinacional. Ter um site no idioma local do cliente ajudará você a criar melhores relações com seus clientes.
35 – Comemore o aniversário da sua empresa com os clientes e a mídia.
Aproveite a oportunidade para entregar uma mensagem e promoções especiais aos seus clientes.
36 – Eduque os clientes sobre seus produtos.
Imprima folhetos de instrução e sugestões de uso, faça micro palestras, crie um blog para transmitir sua mensagem e avaliação.
37 – Use o correio de voz e mensagens de resposta automática para informar seus clientes sobre suas ofertas especiais.
É uma ótima maneira de transmitir sua mensagem durante o horário fechado do seu negócio. Não vai custar um centavo!
38 – Pesquise seus clientes em busca de ótimas ideias.
Conversar com seus clientes é a maneira mais fácil de entender o que eles precisam e o que eles mais valorizam. Atenda as necessidades deles antes que outro faça isso.
39 – Diga “Parabéns a você” para seus clientes e faça uma surpresa.
Tenha um desconto ou uma oferta especial pronta para dar de presente, com exclusividade. Funciona!
40 – Compartilhe amostras de produtos com o maior número possível de pessoas.
Você atrairá os clientes certos que são adequados para seus negócios, peça aos seus fornecedores para colaborarem e que também divulgarão suas marcas e produtos.
41 – Colete e-mails de clientes.
Ofereça aos seus clientes um ebook ou um material digital gratuito em troca do endereço de e-mail. As campanhas por e-mail são uma ótima maneira de manter contato imediato com seus clientes.
42 – Atualize seu site regularmente.
O Google adora sites com qualidade e artigos recentes, de interesse popular. Você estará recebendo mais tráfego da pesquisa.
43 – Responda aos clientes em poucos minutos.
Qual é a velocidade da sua concorrência? Você pode obter mais negócios simplesmente respondendo rapidamente às perguntas dos seus clientes.
44 – Mire seu mercado na web.
A otimização de mecanismo de pesquisa local funciona perfeitamente para empresas específicas do local. Você é um café ou um salão de beleza? Verifique se o site está otimizado para SEO local.
45 – Adicione a marcação Schema.org aos principais dados do seu site.
O Google pode mostrar muito mais do que o URL do seu site nos resultados de pesquisa. Revisões, classificações, endereço exato – tudo isso pode aparecer nos resultados dos mecanismos de pesquisa se o HTML do site estiver marcado corretamente. Mais dados nos resultados da pesquisa = mais cliques e tráfego.
46 – Configure uma campanha PPC na web.
Na maioria dos casos, você pode obter um voucher de US$ 50 grátis no Bing ou no Google. Se a concorrência não for acirrada, você estará gerando mais vendas em breve.
47 – Crie infográficos para o seu site.
Eles são muito poderosos para atrair a atenção dos clientes, criar links externos para o seu site e direcionar tráfego.
48 – Participe de grupos no LinkedIn.
Não é apenas mais uma rede social, o LinkedIn tem grandes grupos – seja de culinária ou de marketing B2B – seu público está lá. Vá pegá-los!
49 – Responda às perguntas no Quora.
O Quora é a rede social baseada em perguntas e respostas mais popular. Deseja mostrar sua competência profissional? Entre no Quora e responda às perguntas sempre que puder. O Quora é ótimo para tráfego direcionado e público-alvo.
50 – Organize um curso.
Você pode organizar um breve curso ou uma aula para seus clientes. É melhor organizá-lo com empresas como a sua, que têm o mesmo público-alvo, mas não competem diretamente com você. Você terá exposição de graça.
51 – Faça guest blogging (convidado em blog de outros).
Os blogs de visitantes são um ótimo método de SEO que ajuda a obter links e tráfego. Você oferece conteúdo de qualidade e recebe exposição em troca. Os backlinks de qualidade que chegam ao seu site são um bônus grátis!
52 – Comente em outros blogs.
Comentários significativos em outros sites oferecem tráfego, links gratuitos e novos amigos. Basta lembrar – seja significativo e relevante. E sim – os sites precisam estar no mesmo setor ou atendendo ao mesmo público.
53 – Busque clientes nas pesquisas de fornecedores na web.
Existem centenas de sites por aí que contêm suas informações comerciais. Trabalhe para expor e qualificar sua empresa on-line e desfrute de melhores classificações no Google, maior visibilidade e mais tráfego.
54 – Crie uma doação útil.
Por favor, seja criativo. Você deve entregar em doação algo interessante que seus clientes desejam e precisam, em vez de algo que você não precisa.
55 – Apoie uma causa.
O mundo é um lugar pequeno, afinal. Ao apoiar projetos significativos, você também pode obter exposição gratuita na mídia. Normalmente, também existem benefícios fiscais para caridade e doações.
56 – Participe de um fórum.
Existem muitos fóruns de nicho por aí. Seja um nicho de jardinagem, pesca ou culinária – existe uma comunidade para isso. Participe de discussões relevantes – seu público está lá fora. Você receberá tráfego e links gratuitos. O Facebook está repleto deles.
57 – Seja útil.
Esforce-se para ajudar as pessoas. Quanto mais você dá mais você recebe. Pense ganha-ganha, faça o seu melhor para ajudar as pessoas ao seu redor.
58 – Crie valor.
Invista seu tempo e energia na construção de um ótimo produto que crie valor para seus clientes. Se você conseguir fazer isso – o produto estará se vendendo.
59 – Pagar por clique
A maneira mais rápida, sem exceção, de criar uma forte presença na Internet e de se aproximar de clientes em potencial quando eles estão no “modo de pesquisa e compra” ativo é a publicidade em mecanismos de busca de pagamento por clique. Comece com o Google – defina um orçamento e um lance, selecione suas palavras-chave e escreva um anúncio rápido. Agora você estará lá quando alguns “pesquisarem no Google!”
60 – Tenha o seu “Uau”
Os gurus do marketing geralmente se referem a ele como “diferenciação”. Acadêmicos que se imaginam como profissionais de marketing – eles escrevem livros de marketing – preferem chamá-lo de PUV, sua Proposta Única de Venda. O que eles estão discutindo é descrito mais corretamente como o “Uau!” fator. Seja o que for que separa seu negócio – seus produtos ou serviços – do negócio semelhante que sua concorrência tem, esse é o seu UAU!
Quais ideias criativas de marketing para pequenas empresas você já tentou?
A base do marketing está sendo diferente. Seja diferente o suficiente para que prospects, clientes e o mundo percebam a sua empresa, não importa qual o tamanho que ela tenha.
Se você tem uma ótima idéia para marketing inteligente e acessível, compartilhe-a nos comentários abaixo!
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