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A FERRAMENTA QUE ESTÁ SALVANDO MILHARES DE NEGÓCIOS NESSA PANDEMIA – PARTE 7

No artigo anterior, estudamos sobre o bloco dos canais. Agora já temos a proposta, o segmento de clientes, o relacionamento, os canais e as receitas, definidos. Nesse artigo, vamos iniciar o lado esquerdo do Canvas, o lado mais racional, focando em nas principais atividades.

O que são as atividades principais?

Primeiramente, como o título sugere, essas são as tarefas mais importantes que uma empresa deve realizar para cumprir seu objetivo comercial.

Pois bem, para ter sucesso, uma empresa deve realizar ações-chave que são ditadas principalmente por seu modelo de negócios. 

Ou seja, ao avaliar seu negócio por meio do bloco de construção de atividades-chave, é essencial que você tenha uma visão holística do negócio e avalie também os blocos de construção relacionados, para entender como eles contribuirão para suas atividades principais.

Alguns exemplos

As atividades-chave são diferentes de acordo com o modelo de negócios da organização que realiza a atividade.

Em outras palavras, uma empresa orientada para o produto dará mais importância a atividades como a pesquisa contínua para entender melhor seus usuários, bem como a inovação constante em tecnologia.

Portanto, é seguro supor que uma atividade-chave para a gigante do software Microsoft seja o Desenvolvimento de Software; da mesma forma, para o fabricante de computadores Dell, o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser uma atividade-chave, e uma empresa de consultoria como a McKinsey provavelmente lista a solução de problemas do cliente como sua atividade-chave.

Atividades típicas em algumas empresas

Atividades típicas em algumas empresas

Conforme mencionado anteriormente, o bloco de construção de atividades-chave cria uma ponte entre suas propostas de valor e as necessidades dos segmentos de clientes. Algumas atividades-chave típicas que são comumente praticadas pela maioria das organizações estão listadas abaixo;

Pesquisa e desenvolvimento

Sobretudo, o departamento de pesquisa e desenvolvimento deve manter contato com todas as outras funções da empresa, seja produção, marketing ou vendas. As funções típicas de um departamento de pesquisa são mencionadas abaixo;

  • Pesquisa de Novo Produto: Antes que um novo produto possa ser produzido, ele deve primeiro passar pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento, que irá explorar como o design do produto deve ser, os custos de produção esperados e quanto tempo levará para produzir quantidades suficientes de produtos.
  • Desenvolvimento de Novo Produto : a fase de pesquisa leva naturalmente ao desenvolvimento do produto devido aos resultados alcançados na fase de pesquisa.
  • Atualizações de produtos existentes: Também deve examinar os produtos existentes para ver se eles exigem uma atualização com base nas necessidades do consumidor em evolução ou novos participantes na categoria de produto no mercado. Além disso, essas alterações podem ser atribuídas a falhas no produto que precisam ser resolvidas.
  • Verificações de qualidade: as empresas podem solicitar que seus departamentos de pesquisa conduzam verificações de qualidade ou podem exigir que o departamento colabore com a equipe de garantia de qualidade, uma vez que são bem versados ​​nas especificações do produto e são ideais para avaliar se todos os produtos estão de acordo com a qualidade padrões definidos pela empresa.
  • Inovação: A equipe de pesquisa também é responsável por ficar de olho nas inovações e novas tendências do setor e garantir que seu produto esteja sempre atualizado.

Produção

Contudo, o gerenciamento da produção consiste em uma série de atividades que são descritas abaixo;

  • Seleção do produto e design: o primeiro passo é selecionar o produto certo e o design certo para o produto . Esta é uma decisão crucial porque a combinação do produto certo (Proposta de Valor) e o design certo (Atividades-Chave) ditará o sucesso ou o fracasso da empresa. 
  • Seleção do Processo de Produção: esta etapa consiste em decidir qual processo de produção a organização utilizará, incluindo a tecnologia, máquinas, sistema de gerenciamento de estoque, etc.
  • Controle de produção: O gerente de produção também é responsável por monitorar e controlar o processo de produção. Isso é feito comparando a produção planejada com a produção real, explorando os desvios, se houver, e, por fim, corrigindo esses desvios para atender à produção planejada.
  • Qualidade e controle de custos: No mundo econômico de hoje, os consumidores não terão a máxima qualidade pelo preço mais barato e o acesso à internet e um mundo de opções os tornam mais exigentes e inconstantes. Portanto, cabe ao gerente de produção não apenas garantir que está continuamente melhorando a qualidade do produto, mas também reduzir custos para que seu produto possa permanecer competitivo no mercado em termos de preço.
  • Controle de estoque: O controle de estoque é fundamental para um negócio orientado para a produção porque evita o excesso ou falta de estoque. O excesso de estoque significa que a empresa gastará mais dinheiro em materiais que acabarão sendo desperdiçados. A falta de estoque afetará a produção e resultará em atrasos nas entregas.
  • Manutenção e Substituição de Máquinas: O gerente de produção deve estar atento às condições das máquinas sob sua função, monitorando-as constantemente e programando manutenções regulares como lubrificação, substituição de peças desgastadas, limpeza, etc. 

Marketing

Nesse sentido, a área de Marketing é responsável pelo crescimento da empresa, dando a conhecer a sua existência e o valor que proporciona aos seus clientes.

Pois bem, as funções do departamento de marketing são explicadas a seguir;

  • Estratégia: Os membros seniores da equipe de marketing são responsáveis ​​por traçar e obter a aprovação de uma estratégia de marketing para a empresa, com base em seus objetivos e missões gerais, antes de espalhar essa estratégia por todo o departamento e criar metas com base nela.
  • Pesquisa de Mercado: O departamento de Marketing deve ter total conhecimento do mercado em que a empresa está operando, incluindo os pontos fortes e fracos do produto de acordo com o cliente, concorrentes potenciais no mercado para os quais a empresa pode perder participação de mercado ou concorrentes mais fracos de quem a empresa pode obter participação de mercado.
  • Desenvolvimento de produto: A equipe de marketing trabalha constantemente em conjunto com a equipe de desenvolvimento de produto. Isso é feito identificando possíveis áreas de lacuna no mercado para as quais a empresa pode desenvolver um produto para atender a uma necessidade não atendida. 
  • Suporte de vendas: O marketing também trabalha em estreita colaboração com a equipe de vendas, fornecendo-lhes leads de clientes, bem como materiais promocionais para clientes em potencial.
  • Eventos: O marketing também é responsável pela organização e execução de eventos, como seminários, lançamentos de produtos, exposições, etc., 

Vendas e atendimento ao cliente

Vendas e atendimento ao cliente desempenham um papel fundamental no comportamento de compra e pós-compra e na experiência de seu cliente.

Nesse sentido, este departamento é fundamental para garantir que você construa um quadro de clientes recorrentes que se tornarão seus defensores no mercado e impulsionarão mais negócios através do boca a boca.

Por outro lado, esses clientes também podem ser extremamente eloquentes se tiverem sofrido uma experiência negativa do cliente com você e podem facilmente afastar os negócios.

Portanto, uma das armas mais importantes em seu arsenal é sua equipe de vendas e atendimento ao cliente.

Eles cumprem as seguintes responsabilidades em nome da sua empresa:

Solução de problemas

Sobretudo, alguns consumidores ou clientes têm problemas crônicos.

Com isso, as organizações que listam a solução de problemas como atividade principal geralmente buscam encontrar soluções exclusivas para esses problemas individuais.

Consultorias, hospitais e a maioria das organizações de serviços normalmente estão tentando resolver os problemas dos clientes de maneira única.

Ou seja, essas organizações são caracterizadas por muita gestão do conhecimento e foco no aprendizado contínuo.

Jiffy Lube é uma rede de mais de 200 empresas na América do Norte que oferece troca de óleo e outros serviços automotivos para sua clientela. Portanto, é uma empresa de serviços que visa fornecer uma solução para um problema recorrente que seus clientes-alvo possam ter. As propostas de valor de Jiffy são:

  • Mantenha os carros saudáveis;
  • Mantenha as roupas limpas e as garagens arrumadas;
  • Economize o tempo dos clientes e ajude-os a evitar a quebra de seus carros.

Com base nisso, as principais atividades realizadas na Jiffy podem ser as seguintes;

  • Troque o óleo dos carros;
  • Executar outros trabalhos de manutenção;
  • Promova seus serviços aos clientes por meio de vendas adicionais e outras atividades de marketing.

Essas organizações terão registros detalhados sobre o trabalho de reparo feito nos automóveis de seus clientes recorrentes e serão capazes de lidar com o carro com pleno conhecimento de sua história, da mesma forma que um médico com um paciente regular.

Plataforma / rede

Um modelo de negócios em que a plataforma digital é um recurso-chave, geralmente possui atividades-chave relacionadas à plataforma ou à rede. Redes, marcas e software podem fazer parte de uma plataforma digital ou negócio relacionado à rede.

Estudo de caso – LINKEDIN

Estudo de caso - LINKEDIN

O LinkedIn é um dos principais sites de rede de negócios do mundo. As propostas de valor que oferece aos seus clientes são as seguintes;

  • Gerencie o perfil profissional e construa uma rede profissional robusta;
  • Almeje e alcance o talento certo;
  • Comunicado com o público certo;
  • Acesso ao banco de dados do LinkedIn por meio de APIs e widgets.

Como você pode ver, o LinkedIn é uma empresa baseada em plataforma / rede caracterizada por um alto foco no fornecimento de recursos de compartilhamento a seus clientes. Ama das principais atividades realizadas no LinkedIn seria; Desenvolvimento de Plataforma.

Conseqüentemente, o LinkedIn gasta a maior parte de seu orçamento e tempo para garantir que sua plataforma permaneça escalável e utilizável à medida que a base de consumidores cresce rapidamente.

Perguntas a serem feitas

  • Quais atividades-chave as nossas propostas de valor exigem?
  • Nossos canais de distribuição?
  • Relações com o consumidor?
  • Que tipos de atividades são fundamentais para nossos fluxos de receita?
  • Com base em nossas propostas de valor , que tipos de atividades são essenciais para o nosso negócio?
  • Que tipos de atividades são essenciais para nossos canais de distribuição?
  • Que tipos de atividades são importantes se quisermos manter o relacionamento com os clientes?

A seguir, a ferramenta que está salvando milhares de negócios nessa pandemia – parte 8

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