Tempo de leitura: 4 minutos

Os jogos são presentes em nossas vidas desde a nossa infância, é incrível ver crianças com poucos anos de vida que jogam algum tipo de jogo. Atualmente, isso é feito nos celulares e tablets dos seus pais. Mas mesmo antes da tecnologia avançada que temos hoje, as crianças brincavam e transformavam qualquer oportunidade em jogo.

Seja na geração bola de gude e pipa ou na geração Fortnite e Minecraft o fato é o mesmo, os jogos são, indiscutivelmente, uma ferramenta incrível de entretenimento e de extremo prazer.

Sobre isso que vamos falar nesse artigo, o poder da gamificação e porque essa área deve ser investida por você o mais rápido possível.

Sobre a Gamificação…

Primeiramente, todo mundo adora jogar, isso é fato. Os jogos proporcionam uma sensação agradável e são um grande desestressante, o que afeta uma maior produtividade e um melhor resultado do trabalho.

Visto isso, acho que já sabe onde eu quero chegar né?

Imagina poder transformar o ambiente estressante de trabalho por algo divertido e agradável através de jogos. Pois bem, isso é a Gamificação.

Por que os jogos nos fascinam tanto?

Aprenda o que é a Gamificação e como usá-la na sua empresa

Isso pode ser respondido de maneira simples, o ser humano possui uma predisposição psicológica para se envolver com jogos. Todavia, a principal razão pela qual ficamos tão fascinados em jogar é a recompensa que podemos obter ao aceitar o desafio de um jogo.

Nós amamos desafios, charadas, dentre outras, e isso é até mesmo científico. De acordo com estudos feitos na década de 1950 pelos psicólogos James Olds e Peter Milner, da Universidade McGill, no Canadá, mostrou que existe um sistema de recompensa que consiste em um grupo de neurônios que liberam uma substância chamada dopamina.

A dopamina é um neurotransmissor capaz de dar sensações que ativam circuitos de recompensa em nosso cérebro. Dessa forma, através da Gamificação você cria um sistema divertido de trabalhar que ao final das tarefas, ao invés de existir exaustão e cansaço, a dopamina liberada pelo seu cérebro oferece outra coisa. Essa dopamina serve aos seus empregados prazer, motivação para fazer mais, felicidade e outras tantas sensações boas.

Vale lembrar que a Gamificação ainda melhora a produtividade e o foco no trabalho executado, ou seja, além disso os resultados serão mais rápidos e a beira da perfeição.

Aprenda a fazer a Gamificação de maneira correta

Bom, visto tudo isso, está claro o quão bom a Gamificação é, porém, não basta apenas colocar qualquer jogo em sua empresa e achar que os resultados serão imediatos e que tudo está um ‘’mar de rosas’’. Isso porque, é necessário fazer de maneira correta.

Para que qualquer jogo ou estratégia de Gamificação atinja seus objetivos, é preciso que a dinâmica cative os participantes e os mantenham interessados na atividade.

Por isso é importante considerar o engajamento e a motivação das pessoas em todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e aprimoramento da dinâmica.

Por essa questão, separei dois pontos muito importantes para lembrar quando se quer uma Gamificação de qualidade, o engajamento e a motivação.

Engajamento

Engajar é criar uma conexão entre o participante e a atividade, de forma que ele voluntariamente se envolva na ação.

Quando há o engajamento das pessoas, independentemente da natureza da estratégia, seu desempenho será consideravelmente melhor. Isso pois, a realização das tarefas não será vista como uma obrigação e sim algo que tenha um significado positivo.

Motivação

Além do engajamento, uma Gamificação que não cumpra o papel de motivar e engajar pessoas para alcançar um determinado objetivo, deve ser revisada imediatamente. Todos devem estar totalmente envolvidos pela dinâmica do jogo, do contrário, o jogo fracassará.

Todos os dias das nossas vidas nos deparamos com situações em que é necessário ter uma motivação convincente para fazer determinada tarefa. Seja sair debaixo de chuva e frio para ir em um lugar importante, ler e estudar sobre um determinado assunto, enfim, é clara a influência da motivação nas nossas tarefas.

Por isso, não se esqueça de verificar se há uma motivação de qualidade para que outra tarefa não se sobreponha sobre a principal e acabe tirando todo o cerne principal da Gamificação.

Flexibilize a Gamificação na sua empresa

Depois que você testar sua Gamificação e obter bons resultados, poderá fazer dela um processo bem documentado para ser replicado em outras unidades, em outros setores ou em outros momentos.

Do mesmo modo, alguns comportamentos aprendidos durante a Gamificação podem se tornar padrão. Podemos tomar como exemplo, dar feedback de avanços e falhas, recompensas, metas e principalmente comemorar as vitórias com os colaboradores.

Nesse sentido, a empresa pode colocar elementos da Gamificação em seus processos para educar seus funcionários em diversos momentos. Como na integração de novos colaboradores, na capacitação recorrente da equipe em questões operacionais ou comportamentais e até no estímulo ao crescimento na organização.

Com isso…

Espero que depois desse artigo você tenha aprendido e aperfeiçoado seu conhecimento sobre Gamificação.

Nós da Line Instituto possuímos um curso fechado sobre todo o processo de criação e aperfeiçoamento desse método na sua empresa, clique aqui para entrar em contato conosco e conhecer mais.

Forte abraço, te vejo no próximo post!

Leia o artigo anterior clicando aqui.

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)