A comunicação entre membros da equipe é essencial para que aconteça feedbacks para funcionários de qualidade.
De maneira geral, todo mundo quer saber se está fazendo um trabalho de qualidade e quais são os pontos que precisaram melhorar.
Por outro lado, é preciso ter uma avaliação sincera para que o colaborador consiga extrair o máximo que puder das informações.
Portanto, se você deseja saber como dar feedbacks para funcionários e a importância desse passo dentro da sua empresa, esse post foi feito para você.
Boa leitura!
O que é o feedback?
O feedback é um retorno dado pelo gestor aos seus funcionários, com o objetivo de orientar a equipe e suas atuações dentro da empresa.
Para começar o feedback, é necessário começar pelos pontos positivos do funcionário e depois, o que precisar ser melhorado.
O ideal é que os feedbacks aconteçam individualmente ou de maneira coletiva, quando o gestor opta por avaliar a equipe como um todo.
Quais são os tipos de feedbacks para funcionários que existem?
– Feedback positivo:
O feedback positivo tem como foco elogiar algum comportamento ou ação de um funcionário.
É necessário reconhecer os efeitos que cada integrante da equipe tem para que as atitudes se tornem frequentes.
Assim, o funcionário consegue perceber que as suas ações foram vistas e recompensadas.
O feedback positivo pode ser realizado após uma avaliação ou pode acontecer como um simples elogio durante o dia.
– Feedback negativo:
O feedback negativo não é lá uma prática que grandes empresários recomendam.
Normalmente, um feedback negativo é aquele onde o gestor aponta todas as ações ruins que o colaborador vem cometendo dentro da empresa.
O maior problema aqui é que se o feedback negativo não chegar com algumas soluções e um caminho que melhore a situação, as chances da conversa desmotivar ainda mais o funcionário e não agregar a ninguém é bem grande.
– Feedback Construtivo:
O feedback construtivo é, sem dúvida, o mais difícil de você fazer, entretanto, é o que mais efeito trás.
Nesse caso, ele acontece quando o gestor acaba percebendo um comportamento ruim do funcionário.
Mas, ao invés de repreendê-lo, o gestor mostra como determinada atitude pode ser melhorada.
Assim, o gestor consegue passar confiança e segurança para o seu funcionário.
Além disso, é possível compreender melhor o contexto que está causando determinada atitude.
Quais são as principais vantagens de dar feedbacks?
– Transparência:
Através de feedbacks a empresa consegue eliminar fofocas que podem surgir. Afinal de contas, todos os funcionários sabem bem o que a empresa anda pensando dele.
Feedbacks para funcionários – Diálogo:
Ao desenvolver esse modelo de cultura, o diálogo entre os líderes e funcionários permitem uma gestão de conflito muito mais simples.
Por que? Porque ela sempre visa o desenvolvimento do empregado e da empresa.
– Desenvolvimento:
Ser avaliado periodicamente dá a chance de o funcionário desenvolver suas habilidades, conseguindo crescer e melhorar os resultados.
Feedbacks para funcionários – Superação:
Outra grande vantagem é o estímulo que ele pode proporciona aos seus colaboradores.
Assim, eles passam a se acostumar com as críticas que estão recebendo e buscam maneira de melhorar.
Como dar feedbacks para funcionários?
#1 – Se prepare para dar o feedback:
Falando assim, até parece óbvio né? Pois é, mas tem alguns gestores que decidem dar feedback sem qualquer preparação.
O melhor é que esse tipo de coisa vai te tomar apenas alguns minutos, pode ser até horas, mas, você não pode fugir.
Se você não quer perder tanto tempo assim, mantenha uma planilha e vai marcando os pontos que precisam ser mencionados nas reuniões.
Assim, antes de você encontrar o seu funcionário, você só vai precisar revisar e acrescentar aquilo que considera importante.
#2 – Feedbacks para funcionários – Escolha o lugar certo:
Ouvir as pessoas criticando sobre a sua maneira de trabalhar, não é nada legal, não é mesmo?
Nesses casos, marque uma reunião explicando o que será dito e escolha um local onde você possa conversar com privacidade.
O ideal é que você também não seja interrompido na sala, deixando o clima um tanto chato a cada pausa.
Evite ao máximo abordar a pessoa de surpresa e em locais movimentados, como os corredores.
#3 – Comece sempre pelos pontos positivos:
Antes de começar as críticas, reconheça o valor que o profissional tem dentro da sua empresa.
Ou seja, fale para ele as características que estão em evidências e a importância dele para o time.
Evite ao máximo ir direto ao assunto que está te incomodando.
Como mencionei anteriormente, crie um roteiro.
#4 – Feedbacks para funcionários – Aponte as coisas que você precisa mudar:
Procure sempre apresentar motivos para as criticas que está apontando, tendo o máximo de cuidado para se dirigir somente as atitudes em si.
Nesse caso, você deve evitar falar diretamente para o funcionário.
Bons exemplos, são frases como “você está sendo altamente irresponsável” ou algo como “está sendo difícil trabalhar com você”.
#5 – Se coloque no lugar dele:
Pergunte ao funcionário se ele está satisfeito com o trabalho e com as condições que a sua empresa está dando a ele.
Se for o caso, peça sugestões de como você pode melhorar esses pontos que ele julga ter falhas.
Assim, você estará mostrando que está aberto a melhorar e como você pode ajudar dentro desse processo.
Evite fazer perguntas muito grandes, que acabam dando abertura para respostas que não levaram vocês a lugar algum.
#6 – Tenha metas:
Nenhum feedback tem sentido se você não estiver disposto a resolver os problemas que apareceram.
Portanto, guarde por escrito tudo o que você conversou com o funcionário e o que precisa ser feito.
Além disso, é interessante pedir para que o colaborador tome nota delas para compreender melhor.
Depois disso, você pode agendar uma próxima conversa para verificar como está o que ficou acordado.
Por fim…
Depois desse post, espero que você tenha conseguido obter vários insights que podem lhe ajudar a melhorar o desempenho da sua equipe e dar feedbacks para funcionários.
Não se esqueça que o feedback está longe de ser uma maneira de colocar o funcionário para baixo ou mesmo uma maneira de você desabafar.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e te espero no próximo post.