Uma gestão de equipe qualificada é fundamental para que você consiga manter a empresa competitiva no mercado e a produtividade do funcionário em dia.
Além disso, não é possível desenvolver boas estratégias e mudanças para melhorar o negócio se os colaboradores não estão com você.
Através desse post, irei lhe apresentar dicas praticas para que possa verificar a produtividade do funcionário, calcular e claro, como você pode melhorar esse desempenho.
Portanto, se ajeita aí que temos muitas coisas a aprender por aí.
Boa leitura!
Como medir os resultados de produtividade do funcionário
– Defina o trabalho que o funcionário precisa executar:
Se você deseja saber se os padrões de trabalho que a sua empresa exige dos funcionários estão sendo atendidos, você precisa, em primeiro lugar definir quais são esses padrões.
Se não tiver uma visão exata do que precisa ser feito, os resultados alcançados e ações a serem realizadas, eles nunca irão atingir objetivos.
Uma ótima maneira de você definir um padrão de rendimento da sua empresa é o famoso Acordo de Posicionamento, um documento que consegue descrever o trabalho que o funcionário irá realizar.
Nesse caso, ambas as partes concordam em desenvolver esse serviço, assim como as metas que precisam ser alcançadas.
Assim, a sua empresa terá a clareza que precisa, assim como os seus funcionários terão o que precisa para realizar os trabalhos de maneira independente.
Portanto, a sua empresa terá a garantia de que todas as áreas da empresa estão sendo abrangida da maneira necessária.
– Faça um relatório de desempenho para os funcionários Home-Office:
Com a chegada da pandemia, as empresas que antes tinham todo o controle do desempenho dos seus funcionários, passou a não saber como controlar seus funcionar de casa.
O ideal é que você defina metas, baseados nos resultados da empresa e claro, faça Check-ins e algumas sessões de suporte a equipe, caso seja necessário, para centralizar o time.
Você pode, por exemplo, realizar metas trimestrais para cada um dos seus funcionários como uma maneira de controlar o desempenho.
Nesse caso, você pode revisar e discutir as metas de maneira semanal, pois, assim, a sua equipe terá um senso de direção melhor o que irá alinhar toda a empresa enquanto se trabalha de casa.
– Seja criativo na hora de medir a criatividade de alguns funcionários:
Nem todas as funções da sua empresa tem como medir a produtividade. Pense em como foi a sua última reunião.
Como você sabia que eles estavam sendo produtivos? Pelas vendas? Pelas métricas que estavam sendo atingidas?
Mas e aqueles funcionários que não tem esses objetivos tangíveis? Como você avaliou o desempenho deles?
Mesmo que você queira muito, algumas posições dentro da sua empresa não podem ser medidas quantitativamente, como os números de vendas.
Diante de casos assim, você precisa buscar métodos que sejam alternativos para poder medir a produtividade do funcionário e a eficiência.
O ideal é que você crie alguns indicadores de que os seus funcionários estão desempenhando bem a função, como:
- Sistematizando o seu negócio;
- Entregando resultados mais estratégicos e táticos;
- Inovando em novas técnicas;
- Promovendo a satisfação dos clientes.
Como melhorar a produtividade do funcionário?
– Aposte na capacitação da sua equipe:
Investir na capacitação dos seus funcionários é fundamental para que eles se sintam motivados a crescerem com a empresa.
Quando essa capacitação vem junto com um plano de carreira, conseguir melhores resultados é quase que certo.
Bem sabemos que a produtividade de muitos funcionários está diretamente ligada ao conhecimento das atividades que estão sendo desenvolvidas.
Para iniciar essa capacitação entenda quais são as necessidades de cada um, pois, não adianta levantar recursos para aperfeiçoamentos que a sua equipe não precisa.
Chame cada um dos responsáveis pelos setores da sua empresa e elabore um plano de capacitação.
– Crie uma comunicação aberta e clara:
Ser uma pessoa acessível dentro da empresa e manter uma comunicação sempre clara e aberta com os seus funcionários é um dos seus deveres, além disso, é preciso deixar claro os valores da empresa e as missões que busca cumprir.
O engajamento com o seu funcionário irá depender de como ele vai receber as informações que você transmite.
Portanto, utilize algumas ferramentas de tecnologia para que os dados de desempenho, por exemplo, cheguem a quem de fato, interessa.
– Reconheça o serviço prestado:
Reconhecer os funcionários que estão desempenhando bem as suas determinadas funções é certamente um dos maiores segredos para comporá sua equipe interna.
Isso pode ser feito através de ajustes de salários e alguns prêmios.
Não esqueça que a busca por profissionais capacitados e do alto escalão é sempre muito competitiva dentro do mercado.
Nesse caso, nem sempre são as empresas que escolhem as pessoas que irão contratar. Na verdade, os profissionais passaram também a escolher qual é o modelo de empresa que eles desejam ingressar.
Portanto, demonstre o quanto a sua equipe é importante para o seu negócio.
Sempre que possível, faça reuniões e parabenize a equipe pela produtividade e o engajamento com todos.
Individualmente deixe o seu feedback, deixando claro os pontos fortes de cada colaborador, apontando como a presença dele na equipe é importante.
– Dê tarefas que estejam de acordo com a característica do colaborador:
Por fim, antes de você decidir o que um colaborador deve fazer ou não dentro da sua empresa, é preciso entender quais são os talentos e as habilidades de cada um.
Assim, cada uma das tarefas que irá delegar, seja de fato assertiva, de acordo com o perfil do profissional que foi selecionado.
Por exemplo, escolha pessoas criativas para desenvolver essa função e não quem prefere cumprir como diz o manual para realizar a atividade.
Com isso…
Depois desse post, espero que você tenha compreendido como você pode começar a mensurar os resultados da sua empresa e entender os números que cada funcionário vem apresentando.
Através dessas dicas, você consegue entender melhor quais são os setores que estão passando por maior dificuldade e como é possível mudar isso, melhorando as vendas do seu negócio.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Veja mais do nosso conteúdo no nosso Instagram, clicando aqui.
Grande abraço e até o próximo post.