A gestão de pessoas é uma área essencial para o seu negócio prosperar e crescer de maneira correta.
Não é mais segredo que o desempenho da sua empresa dependerá do desempenho do seu pessoal.
Entretanto, mesmo com o conhecimento geral da importância dessa área, o problema que muitos empresários enfrentam é como eles podem gerenciar suas pessoas para que elas sejam focadas, produtivas e comprometidas com a sua causa.
Por isso, separei 10 pilares essenciais para a gestão de pessoas que você precisa conhecer e dominar.
Vamos lá!
1 – Comunicação
Primeiramente, a comunicação é um dos pilares mais importantes na gestão de pessoas, pois muitos dos outros pilares dependem dela.
Dito isso, é importante que a comunicação seja clara, objetiva e acessível. Dessa forma, o alinhamento das informações será mais rápido e preciso.
Além disso, é necessário estabelecer canais de comunicação bilaterais, abrindo espaço para a participação, sugestões e críticas dos funcionários.
A comunicação tem que ser uma via de mão dupla. Ou seja, criar canais para feedback dos funcionários, como caixas de sugestões, reuniões, uma sessão de perguntas e respostas em algum canal de comunicação interno ou documentos informando regras e normas da empresa, podem ajudar em muito.
Uma boa comunicação na empresa depende de bons líderes, mas infelizmente não faltam líderes ruins no mundo, a maioria deles não são pessoas inerentemente más, são simplesmente maus comunicadores.
Em outras palavras, ser um líder eficaz e conquistar o respeito de seus colegas se resume a aprimorar suas habilidades de comunicação e inteligência emocional mais do que qualquer outro atributo.
Portanto, os administradores devem incentivar o diálogo, quebrando as barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com todo o time, para assim atingir um objetivo comum.
Caso tenha mais interesse em aprender e crescer na área de liderança, aqui no Blog da Line temos uma categoria apenas para essa área de tanta importância, clique aqui para ser redirecionado a artigos apenas desta categoria.
2 – Motivação
Normalmente após ser estabelecida a comunicação entre as partes, esse será o ponto de partida e combustível para os outros pilares da gestão de pessoas, pois qualquer empresa depende do comprometimento individual de cada pessoa que participa dela.
Contudo, a motivação é a chave para o sucesso de qualquer organização, afinal, funcionários motivados trabalham melhor. Muitas pessoas acreditam que a motivação é alcançada apenas com incentivos financeiros, porém, os métodos para atingir esse objetivo são diversos e podem variar de acordo com o perfil do funcionário e o orçamento da empresa.
A liderança desempenha um papel essencial nesse processo e deve apoiar e inspirar profissionais. Além disso, é possível investir em melhorias no ambiente organizacional para torná-lo mais confortável e criativo, permitindo uma jornada flexível, entre outras ideias.
3 – Identificar o perfil adequado para cada área
Todos nós temos perfis distintos, que podem ser aproveitados ou desperdiçados dependendo da função que exercemos.
É como um time de futebol: goleiro e atacante são ambos importantes para a vitória, mas cada um na sua função. Então, experimente colocar o Messi no gol para ver se ele também será o melhor do mundo. Na empresa é a mesma coisa, portanto, identificar o perfil adequado para cada função é um fator primordial.
Nesse sentido, se você tem uma empresa com cinquenta funcionários, estará fazendo a gestão errada se está tentando se comunicar com cinquenta tipos de pessoas.
Na realidade existe apenas no mundo uma combinação de 4 a 12 tipos de pessoas. Ao invés de lidar com cinquenta, ficaria bem mais identificar e prever os comportamentos dos quatro a doze tipos de funcionários que você tem.
O sucesso não será possível caso os funcionários não possuam conhecimento e competência para executar suas tarefas, é necessário que estejam adequados à vaga que irão ocupar, quer seja em suas habilidades emocionais quanto na capacidade de exercer determinada função.
4 – Treinamento e desenvolvimento
Outro pilar muito importante para ser levado em consideração é o do treinamento e desenvolvimento.
Se as pessoas são o maior ativo de uma empresa, então treinamento é o maior investimento que uma empresa pode fazer para obter mais sucesso.
Toda empresa de sucesso tem uma agenda de treinamentos. Aqui vale reforçar que o treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo em conjunto entre a empresa e cada um dos trabalhadores.
O mais importante é atingir um ponto de equilíbrio em que a empresa e o profissional estejam satisfeitos com o resultado da troca. Dessa forma todos ganham e têm a oportunidade de crescerem juntos, em uma parceria que tem tudo para dar certo.
Não ter habilidades atualizadas pode ser estressante para trabalhadores, equipes e líderes.
Por outro lado o treinamento pode ajudar a desenvolver competências-chave, apoiar o desenvolvimento profissional, o iniciativo de talentos e aumentar a confiança e a produtividade da força de trabalho.
5 – Escuta ativa
Estar atento e saber ouvir o que seus colaboradores têm a dizer pode ser muito enriquecedor e benéfico para o negócio como um todo. Isso porque os colaboradores são aqueles que vivem o dia-a-dia da empresa de perto, mais do que qualquer outra pessoa.
Portanto, escute seus funcionários. Se eles sentirem que você não está ouvindo, eles não entrarão em contato com você para dar sugestões.
Os funcionários são o ativo mais valioso da empresa. Eles estão nas trincheiras todos os dias, e você precisa da contribuição deles para melhor atender seus clientes.
Por mais que o gestor esteja sempre presente, ele não vivencia os processos da área operacional, que é onde tudo acontece. Por isso, faça pesquisas de clima e abra canais de comunicação.
6 – Entender o objetivo de cada colaborador
Juntamente com todos esses pilares, é essencial entender o objetivo de cada colaborador.
Por isso, faça as seguintes perguntas:
- Qual é a visão de futuro de seu colaborador?
- Quais são seus objetivos de vida?
- Qual o seu objetivo aqui dentro dessa empresa?
Essas perguntas te ajudarão e muito a entender o objetivo de cada colaborador dentro de sua empresa, e com isso, facilitando o gerenciamento de seus colaboradores.
7 – Ter processos documentados
É de extrema importância a documentação de processos. Isso facilita muito a gestão de pessoas, uma vez que é muito mais fácil exigir dos colaboradores algum comportamento e padrão de atividades quando estes já estão previstos bem explicados em um documento.
A pré-existência de um manual de integração, do POP, do contrato de posicionamento, até mesmo um fluxograma, orientam para o trabalho ser bem sucedido.
Logo, ter processos documentados é essencial para uma gestão correta, precisa e eficiente.
8 – Contratar pessoas melhores que você
Antecipadamente, uma decisão importante quando você obtiver alguns dados de um candidato é compará-lo com você mesmo.
Uma estratégia que eu emprego toda vez que me deparo com a escolha de um novo funcionário, é verificar se ele tem mais competências do que eu. Essa oportunidade de descoberta mantém o trabalho empolgante e oferece incentivo e motivação para o esforço contínuo.
Todo funcionário que é melhor do que você também pode acionar sua força competitiva. Você tem exemplos de brilho bem à sua frente e, embora saiba que alguém está em um nível diferente do que você, ainda pode se desafiar a fazer mais do que eles fazem e não ficar muito para trás. Esse espírito competitivo pode passar para as operações gerais, dando a você o impulso necessário para ser mais proativo na busca de soluções criativas.
Não tenha medo de contratar profissionais competentes, mais qualificados para assumir as funções, isso irá elevar o nível da realização das atividades e dos resultados da empresa.
Afinal, este é o caminho para construir uma empresa menos dependente de você.
9 – Ter conhecimento jurídico básico
As relações entre empresa e colaborador constituem direitos e deveres que precisam ser conhecidos.
Sobretudo, o empresário precisa conhecer como deve proceder, e sempre que possível ter a opinião e aval de um advogado para lhe orientar como agir em determinadas situações, é um investimento que irá poupar muitas dores de cabeça.
Até mesmo porque nosso ordenamento jurídico muda com uma certa frequência e, com isso, os direitos e deveres dos cidadãos.
No caso da relação entre trabalhador e patrão há diversos aspectos do direito do trabalho a serem considerados (férias, FGTS, 13º, aviso prévio, indenizações, adicionais, intervalos, descanso semanal remunerado, hora extra, 1/3 constitucional de férias, gorjetas, abonos, vales, bônus, participação nos lucros e resultados, jornada de trabalho, etc.).
10 – Não ser amigo do colaborador
Esse é um tema que gera muitas controvérsias.
Muitas pessoas, sejam elas líderes ou liderados, podem confundir as situações e acabar não realizando suas atividades com o profissionalismo que se espera de cada um, e isso sim pode prejudicar o bom andamento dos resultados.
Por isso, é essencial deixar claro que antes da amizade existe um trabalho a ser executado, que depende do empenho de cada um para que tudo saia conforme o planejado.
Todos nós precisamos manter e cultivar relacionamentos saudáveis para termos ainda mais qualidade de vida e, consequentemente, produzirmos cada vez melhor em nossas empresas.
Chegamos ao fim…
Enfim, chegamos ao fim de mais um artigo, espero que essa lista tenha te ajudado a conhecer e entender os pilares para uma boa e correta gestão de pessoas, gerando assim, ótimos resultados na sua empresa.
Além disso, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.
Até a próxima!