Você sabe a real situação financeira da sua empresa?
Está aliado aos números e métricas para melhor gerenciamento financeiro do seu negócio?
Caso a sua resposta para essas perguntas seja não, eu quero te apresentar os indicadores financeiros.
Os apontadores financeiros examinam o desempenho do seu negócio em determinadas áreas, fazendo assim com que você consiga realizar uma avaliação precisa e correta sobre a saúde financeira da sua empresa.
Sendo assim, os indicadores financeiros apontam se você está no caminho certo do crescimento e lucro ou se deve repensar nas finanças da sua empresa, pois está seguindo um caminho errado.
Estes indicadores mostram o quanto você faturou e lucrou, qual foi impacto dos custos, quais investimentos são mais rentáveis e vários outros resultados que guiam sua gestão financeira.
Além disso, os indicadores financeiros são de interesse de todas as partes interessadas da empresa. Sejam eles sócios, gerentes, investidores, credores e gestores financeiros.
O fato é: não existe maneira de trabalhar hoje longe das métricas e números, se tornou uma necessidade, uma obrigação.
Por isso, é de suma importância que você seja parte dessa tendência para obter mais sucesso em seu negócio e tomar as melhores decisões dentro da sua empresa.
Se você é um empreendedor realmente consciente e preocupado com a empresa e sua saúde financeira, deve saber a importância de conhecer estes indicadores e não tomar nenhuma decisão sem embasamento.
Antes de qualquer decisão é necessário pensar, analisar, e decidir muito bem o próximo passo, e é exatamente nisso que os indicadores irão te auxiliar e não devem de maneira nenhuma serem ignorados.
Porém, não pense que é uma tarefa fácil, podemos chamar de simples, mas não fácil, são coisas diferentes.
Isso porque muitos empreendedores não conhecem (ou se conhecem não dominam) estes indicadores, tornando assim a gestão financeira do seu negócio uma verdadeira confusão, não alcançando as metas e objetivos da sua empresa e deixando-a no vermelho.
O que são Indicadores Financeiros?
Primeiramente, depois de ter visto isso tudo deve estar se perguntando: ”Afinal, o que são os indicadores financeiros”.
Os indicadores financeiros são métricas que são usados como referência para acompanhar o desempenho das finanças no seu negócio.
Observação: Estes indicadores podem ser chamados também de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho em português).
Muitos empreendedores cuidam da saúde financeira de seu negócio errado, acreditando que o desempenho da empresa está relacionado apenas ao número de funcionários contratados ou dispensados e os lucros obtidos e as dívidas realizadas.
Essa análise pode até fazer sentido, mas é muito raso perto da infinidade de fatores e conceitos que a gestão financeira possui.
Portanto, os indicadores financeiros são um fator muito importante na gestão financeira, quantificando e qualificando a situação da empresa com relação a dinheiro.
Sendo assim, use-os para dar o ‘’norte’’ a sua empresa e caminhar seguro do caminho mais correto e lucrativo.
Qual a importância de usar Indicadores Financeiros?
Não analisar os indicadores financeiros do seu negócio é comprar uma passagem para sua empresa direto ao fundo do poço.
Por isso, os indicadores financeiros formam a estrutura base para a tomada de decisões dos gestores nessa área essencial do negócio, e ignorá-los pode garantir o fracasso da sua empresa.
Eles revelam se a empresa está conseguindo gerar caixa suficiente para cobrir seus custos e dar lucro, se os preços dos produtos ou serviços foi estabelecido corretamente, se o retorno sobre os investimentos é satisfatório, dentre outros.
Esses dados ampliam o seu campo de visão, fazendo com que você tenha atitudes mais assertivas e com o decorrer do tempo, diminuindo cada vez mais os ‘’furos’’ e erros na gestão.
Os principais Indicadores Financeiros
Aqui vamos ver os principais indicadores financeiros para o seu negócio e entender cada um deles.
Vejamos a seguir:
1. Faturamento
O primeiro deles é o faturamento, um dos principais indicadores financeiros, seu objetivo é mensurar a saúde financeira do negócio.
O faturamento é o indicador financeiro mais utilizado e conhecido popularmente, sendo ele o indicador que normalmente os empreendedores e gestores financeiros seguem sem grandes problemas.
Esse indicador é muito importante, isso porque aponta qual é o ganho bruto do negócio em determinado período. Com isso, tornando possível estipular metas para os meses seguintes e montar novas estratégias.
O faturamento consiste na soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos e/ou serviços na empresa em um determinado período.
Em outras palavras, é todo o potencial dinheiro irá entrar no caixa da empresa a partir de sua atividade comercial.
A função do faturamento é avaliar o desempenho das vendas, fazendo assim com que o empreendedor ou gestor consiga analisar se a empresa está conseguindo lucrar e pagar suas contas.
2. Margem operacional
A margem operacional é a porcentagem do dinheiro de uma venda após todas as reduções de despesas, exceto o Imposto de Renda.
Com esse indicador, se torna possível mensurar quanto sua empresa ganhou após um dado volume de vendas.
Para realizar este cálculo, deve-se dividir o resultado operacional da empresa em determinado período por sua receita líquida de vendas, no mesmo espaço de tempo.
Sendo assim, podemos fazer o cálculo da feito da seguinte forma:
Margem Operacional = (Lucro Operacional / Receita de Vendas) x 100
3. Ticket médio
O ticket médio é um indicador financeiro relacionado à área comercial que mostra quanto você está faturando por cliente.
Ou seja, o ticket médio indica a média de valor que cada cliente paga por determinado produto ou serviço da sua empresa.
Por isso, ter conhecimento desse indicador é de extrema necessidade e importância para sua empresa diagnosticar os hábitos e costumes de seus clientes.
Com isso, será mais fácil montar estratégias para as campanhas de marketing da empresa e aumentar o número de clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.
O ticket médio tem um cálculo bem simples, podendo ser calculado com base no número de vendas quanto a somatória de clientes.
Sendo assim, seu cálculo fica dessa forma:
Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período
4. Nível de endividamento
O nível de endividamento é o indicador responsável por medir qual o valor de empréstimos e o capital de terceiros que uma empresa possui.
Este indicador é muito importante, isso porque uma empresa pode ter um saldo positivo e mesmo assim estar cheia de dívidas.
O cálculo desse indicador também é bem simples, é necessário dividir o total do passivo pelo ativo da empresa e multiplicar este resultado por 100.
O resultado desta conta é o número da porcentagem de endividamento do empreendimento.
Acompanhar os indicadores financeiros de uma empresa é muito importante para entender mais sobre a situação de seu negócio e o que fazer para se posicionar melhor no mercado.
Por fim…
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a saber tudo sobre os indicadores financeiros de uma empresa.
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Até a próxima!