Problemas acontecem, é normal enfrentarmos alguns deles na nossa caminhada como empreendedor, porém, alguns erros inevitáveis podem se tornar evitáveis se você conhecê-los antes.
Sabendo disso, é normal na nossa caminhada errarmos em áreas muito parecidas ou até mesmo igual ao restante dos empresários no mundo.
Por isso, podemos listar erros que acabam acontecendo com a maioria dos donos de negócio e assim, podendo evitar eles.
Então, vamos evitar erros desnecessários e conhecer estes 4 principais erros mais comuns de ocorrerem em empresas?
Vamos nessa!
1. Falta de planejamento
Ao ouvir isso você pode até pensar: ”nossa, mas essa dica é óbvia”.
Porém, muitas pessoas se iludem achando que tem um planejamento, quando na verdade, muitos empreendedores fazem e seguem um planejamento errado e/ou inadequado, feito de qualquer jeito.
Dito isso, vamos entender como criar um planejamento correto e eficiente para assim, você seguir corretamente essa dica.
Primeiramente, é importante definir as metas, missão e objetivos da empresa. Isso significa saber, onde a empresa quer chegar e qual a razão da sua existência.
Além disso, depois de traçar tudo isso e tomar conhecimento da sua empresa, você precisa fazer uma análise do mercado, com isso, conhecendo sua concorrência, possíveis diferenciais que você possa se destacar, pontos fracos e fortes, etc.
Em geral, podemos citar algumas das principais dificuldades que os empreendedores encontram ao fazer um planejamento, que são elas:
- Falta de metas, missão e objetivos na empresa;
- Ausência de métricas e indicadores;
- Falhas de gestão dos processos internos;
- Falta de uma análise de mercado detalhada.
2. Falta de engajamento e união entre funcionários
Uma empresa que possui funcionários ”mortos-vivo” infelizmente está fadada a possuir grandes problemas em um futuro próximo, e isso é de se preocupar muito.
Quem trabalha na empresa exerce um papel fundamental e vital para o negócio, eles são engrenagem que tem que estar em boa qualidade e funcionando muito bem para o bom exercício do todo.
Dito isso, é preciso que você tenha pessoas engajadas, felizes e determinadas em sua equipe, afinal, elas refletem diretamente os resultados da empresa e relacionamento com os clientes.
Para isso, você deve estabelecer uma relação com sua equipe, ter conversas sinceras, realizar pesquisas de satisfação, ouvir o que eles acreditam que deve ser melhorado e ainda mais, investir no endomarketing da empresa, ferramenta que pode melhorar e muito isso.
Se você não sabe o que é endomarketing te convido a clicar aqui e conhecer essa área que está crescendo tanto no mercado e gera resultados surpreendentes em sua equipe de trabalho.
Para ajudar a lidar com seus funcionários além da relação que você deve criar com eles, é importante que tudo isso tenha um sentido para eles, que eles tenham motivo e vontade de estar dentro da empresa, a mentalidade muda tudo.
Por fim, estas são algumas vantagens e benefícios de possuir uma equipe engajada e unida dentro da sua empresa:
- Aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
- Maior rentabilidade;
- Maior realização pessoal da equipe;
- Melhoria do clima interno;
- Sensação de pertencimento dos colaboradores;
- Mais qualidade e criatividade nos projetos;
- Comunicação mais leve, precisa e agradável entre os funcionários;
- Soluções mais rápidas.
3. Não agregar valor aos produtos
Muitas pessoas acreditam que o que difere o produto delas da concorrência é o preço, porém, este não é um fator definitivo para as pessoas escolherem qual irão comprar.
Além do preço, uma coisa se destaca de maneira muito mais forte que o preço nas pessoas, a experiência.
Se seu cliente obter uma experiência ao comprar o seu produto, sem dúvidas trocará você ou deixará de recomendar a amigos e familiares.
Agregar valor aos seus produtos não é sobre abaixar o preço para vender mais, e sim, aplicar nele um diferencial que irá marcar seu cliente de forma definitiva e inovadora.
Mas afinal, como fazer isso?
Pois bem, é bem simples, você pode oferecer isso oferecendo um bom atendimento diferente do convencional, brindes ou detalhes com o seu produtos, condições de pagamento variadas, enfim, inove na forma de entregar e como seu cliente experimentará seu produto.
Com isso, seu produto adquire valor e faz com que clientes paguem mais caro por ele apenas pelo diferencial que ele possui.
Além disso, sua relação com os clientes melhora, obtendo melhores resultados, aumento da demanda e uma maior fidelização deles.
4. Falta de propósito
Ter propósito é algo que todo negócio deve possuir, afinal, uma empresa que não sabe onde quer chegar, está caminhando rumo ao fracasso.
A sua empresa precisa ter um propósito, é um erro ficar apenas seguindo com a sua empresa sem que ela tenha um foco.
E quando digo isso, estou falando que você deve ter uma visão, planejamento, metas, valores, cronograma, proposta de valor, rotinas, mapa estratégico, tudo isso para que sua empresa tenha um ”norte” para seguir e uma direção certa, gerando verdadeiros resultados e atingindo seus objetivos.
Se você está tendo problemas em definir o propósito da sua empresa, faça estas perguntas a si mesmo:
- Qual problema o meu negócio resolve?
- Quem sofre com esse problema?
- Onde essas pessoas estão?
- Como este problema poderia ser resolvido?
- Eu ofereço para as pessoas a resolução desse problema?
- Qual é o meu diferencial da concorrência?
Ao responder essas perguntas, imagino que o foco da sua empresa estará bem a sua frente, facilitando todos os outros processos.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender os 4 problemas mais comuns que podem ocorrer na sua empresa.
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Te vejo no próximo post.
Até a próxima!