O mundo dos negócios sempre foi extremamente machista e segregacionista, cultivando sempre a ideia de grandes homens de negócios, excluindo completamente a possibilidade de uma mulher ascender nessa área.
Porém, o mundo atual tem evoluído e cada vez mais vemos mais mulheres empresárias bem sucedidas em seu negócio, fato de se orgulhar muito.
Com isso, vemos uma alta no empreendedorismo feminino, que nada mais é que empresas comandadas por mulheres ou com as mesmas ocupando altos cargos nelas.
Hoje em dia, segundo os dados do Global Entrepreneurship Monitor, em cooperação com o Sebrae, são mais de 24 milhões de mulheres empresárias no Brasil.
Nesse artigo vamos ver a importância do assunto, desafios a serem enfrentados, exemplos de mulheres empresárias a serem seguidas e muito mais!
Vamos lá!
O que é empreendedorismo feminino?
Primeiramente, vamos entender o que é empreendedorismo feminino.
Empreendedorismo feminino é um movimento que vem crescendo de maneira grandiosa nos últimos anos que diz respeito a negócios que são comandados por mulheres ou que possuem mulheres em grandes cargos na empresa.
Afinal, o perfil de empreendedor independe de gênero e sim, do seu perfil como tal.
Caso tenha interesse, temos um artigo aqui no Blog da Line falando especialmente sobre empreendedorismo e tudo que circula sobre o tema, você pode acessa-lo clicando aqui.
Por que esta alta no movimento?
Você deve ter percebido o verdadeiro “boom” que este movimento vem sofrendo, em um curto espaço de tempo as mulheres vêm ocupando e crescendo em suas áreas de forma exponencial.
Entretanto, é bem fácil entender o porque deste crescimento, fato é que o empoderamento feminino e sua luta por direitos veio à tona nos últimos anos e a área do empreendedorismo não ia ficar fora dessa.
Afinal, empreender é sobre ter inciativa e coragem para expor sua inovação para o mundo com o seu negócio, independendo do seu gênero.
A importância de apoiar e estimular o empreendedorismo feminino
Já vimos sobre do que se trata o movimento e a justificativa de sua alta, porém, é essencial que nós como um todo sejamos um grande canal de apoio e estímulo para ele.
Isso porque a presença das mulheres em ascensão nos negócios traz as outras mulheres do Brasil uma grande inspiração e noção de que este lugar pode ser ocupado por elas.
Além disso, traz melhorias para a economia e sociedade em geral, e sem dúvidas para muitas empresas.
Afinal, de grande importância é reduzir as diferenças e aumentar as possibilidades e oportunidades para toda a sociedade, principalmente a minoria excluída.
Sendo assim, fornecer essa carreira tão sonhada pelos brasileiros não só para homens, mas para mulheres também, é um movimento que merece seu apoio.
Obstáculos e barreiras na área
Infelizmente o empreendedorismo feminino está longe de viver uma perfeição em sua composição, são vários obstáculos e barreiras que precisam ainda ser vencidos.
Como dizemos anteriormente, atualmente muitas mulheres possuem seu próprio negócio e estão imersas nesse mundo do empreendedorismo, porém, as mulheres estão ocupando posição de destaque em apenas 13% das 500 maiores empresas brasileiras.
Além disso, o assédio é um obstáculo que deve ser muito considerado, 64% das mulheres afirmaram já ter sofrido algum tipo de assédio no cotidiano (pesquisa realizada pelo aplicativo de transportes 99).
Outro fator muito notório é preconceito sofrido na área por conta da presença majoritária de homens.
Sem dúvidas o machismo ainda é um problema enfrentado por muitas mulheres e que infelizmente está longe de chegar ao fim.
Pensa que acabou aí? Por incrível que pareça ainda não, outro obstáculo a se enfrentar é a responsabilidade que a mulher carrega em tarefas domésticas.
Muitas mulheres possuem filhos e apresentam uma certa dificuldade entre conciliar o cuidado com os filhos, tarefas domésticas e sua carreira profissional.
Grandes invenções feitas por mulheres
Muitas invenções que você conhece foram vindas de mulheres e talvez você nem saiba.
Vamos ver algumas delas?
1. Monopoly
Monopoly é um dos jogos mais populares do mundo e com certeza conhecido por você e/ou seus filhos.
Com o objetivo de ilustrar como era o benefício do sistema de economia de terras de Henry George, economista dos Estados Unidos, o jogo de tabuleiro Monopoly foi criado por Elizabeth Magie Phillips.
No começo Monopoly era chamado de The Landlord’s Game, ou “O Jogo do Senhorio”, porém mais tarde seu nome foi modificado para a versão que conhecemos atualmente.
2. Limpador de para-brisa
Essa invenção sem dúvidas você conhece e está muito habituado, porém, seu uso é graças a uma mulher.
Um passeio na cidade de Nova York, em 1902, incomodou Mary Anderson, isso porque a neve caía em seu para-brisa, dificultando sua visão.
Assim, quando chegou em casa, na cidade de Birmingham, começou a criar os esboços de sua invenção até chegar a um modelo ideal.
3. Wi-Fi
Caso você esteja lendo esse artigo de um celular ou notebook ou possui algum aparelho com conexão Bluetooth, isso é mérito da atriz Hedy Lamarr.
Esta mulher foi responsável pela criação de um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS, que basicamente é um espectro de difusão de frequência variável, ou seja, a tecnologia de transmissão sem fio (wireless).
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender tudo sobre o empreendedorismo feminino e tudo que envolve o tema.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!