Tempo de leitura: 3 minutos

O empreendedorismo é um termo que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.

É muito claro nas pessoas a ideia de independência e prosperidade que o empreendedorismo trás, e por isso, vimos mais e mais negócios sendo criados.

Porém, dentro da área do empreendedorismo temos vários termos e estilos que surgem complementando e agregando a esta área.

Uma delas que vamos falar hoje é o empreendedorismo corporativo, muito frequente nas grandes empresas hoje.

Neste tipo de empreendedorismo você não necessita ser o dono do negócio, porém, irá empreender dentro da própria empresa.

Isso porque, no empreendedorismo corporativo você empreende dentro da empresa em que trabalha, dando ideias inovadoras e que gerem vantagens e crescimento a organização.

Este negócio dá tão certo devido ao fato de ser bom para ambos os lados, tanto para empresa que receberá uma ideia inovadora para implementar e gerar crescimento, quanto ao colaborador que oferece a ideia e ganha o reconhecimento e promoção equivalentes.

Ou seja, o empreendedorismo corporativo gira em torno de uma ideia dada por um colaborador e a empresa que a aplica.

Importância do empreendedorismo corporativo

O empreendedorismo corporativo tem imensa importância e deve estar inserido dentro de sua empresa.

Afinal, depender somente de suas próprias ideias para o crescimento e inovação da sua empresa é tolice, agora 10, 20 30 ou até 40 pessoas pensando em conjunto geram muito mais ideias.

São várias pessoas consumindo e aprendendo conteúdos do mercado, várias pessoas pensando e gerando ideias, fazendo com que o crescimento da empresa seja gigante.

Ou seja, é importante que a empresa crie oportunidades para os colaboradores falarem e fazer com que inovações apareçam, jamais oprimindo ou silenciando a voz destas pessoas.

Quando a empresa estimula os pensamentos inovadores nos colaboradores e abre espaço para que falem estas ideias, surge um processo totalmente vantajoso para empresa.

Além disso, criará em seus colaboradores uma sensação de importância na sua empresa, muito benéfico para a permanência dos mesmos e a menor rotatividade de funcionários na corporação.

Vantagens do Empreendedorismo Corporativo

Ainda mais, vamos ver agora vantagens que o empreendedorismo corporativo gera no meio em que está inserido.

1. Força no mercado

Uma empresa que está constantemente inovando e se posicionando melhor no mercado possui muita mais força no mercado do que empresas estagnadas.

Essa inovação e melhor posição no mercado é facilmente gerada com o empreendedorismo corporativo.

2. Redução do turnover da sua empresa

Turnover é o termo utilizado para falar da rotatividade de funcionários dentro da sua empresa, índice que deve sempre permanecer baixo na corporação.

Uma empresa que preza pela voz de seus funcionários, estimulando que falem suas ideias e investindo nelas faz com que seus colaboradores se sintam muito mais aliançados na corporação e queiram permanecer nela e continuar agregando.

3. Aumento na produtividade

Por fim, o empreendedorismo corporativo por ter esse cuidado especial com os colaboradores faz com que sua produtividade cresça exponencialmente, fator muito importante para a empresa.

Exemplos de Empreendedorismo Corporativo

Agora, vamos ver alguns exemplos práticos de empreendedorismo corporativo para você se inspirar e aprender melhor sobre a área.

3M

Um dos cientistas da 3M, na busca de fazer um adesivo para aplicação em tecnologia aeroespacial, criou por acidente uma grande ideia que com certeza você conhece hoje.

A descoberta desse cientista foi um papel adesivo que não deixa resíduos quando afixado, os tão famosos Post-its.

Google

Você com certeza possui um e-mail da linha Gmail, não é mesmo? Porém, o que você não sabia é que o Gmail é um baita exemplo de empreendedorismo corporativo.

O grande responsável por esse feito foi Paul Buchheit, que começou como uma mera ideia de empreendedorismo corporativo e foi crescendo cada vez mais até chegar na forma que conhecemos hoje.

Além disso, vale destacar que a Google faz com que seus funcionários dediquem 20% de seu tempo apenas para projetos pessoais.

Sony

Para os amantes de games, provavelmente nem imaginam que o Playstation é um exemplo de empreendedorismo corporativo.

Esse projeto tão amado por muitos foi criado pelo jovem Ken Kutaragi, que trabalhou por conta própria na ideia.

No começo foi taxada como “perda de tempo” pela Sony, porém, foi evoluindo cada vez mais até chegar na forma que conhecemos hoje.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre o Empreendedorismo Corporativo e tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.

Te vejo no próximo post.

Até a próxima!

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)