O copywriting está presente em toda linguagem usada pelas grandes empresas para se comunicar com o seu público.
Este fato não é uma verdade sem razão, isso porque o copywriting é extremamente importante para estabelecer uma linguagem persuasiva e gerar uma ação do cliente.
Com isso, cria-se duas vertentes nesse cenário, a necessidade de aprender e entender sobre o copywriting e a possibilidade de você se especializar nessa nova profissão.
Esta área está cada vez mais cobiçada pelas empresas e sem dúvidas aquela que ignorar o copywriting e a linguagem persuasiva estará fadada ao fracasso.
Isso porque, ignorar abrirá espaço para seus concorrentes ultrapassarem sua empresa e não adotar dessa nova linguagem vale o mesmo que jogar dinheiro no lixo.
Fato é que esta ferramenta tem a poderosa capacidade de alavancar as suas vendas e potencializar seus clientes de forma grandiosa.
Além disso, apresenta muita versatilidade, podendo ser aplicada em textos em uma Landing Page, posts no Facebook/Instagram, blogs, anúncios, etc.
Imagino que se está lendo até aqui despertei sua curiosidade sobre o assunto, certo?
Então vamos conferir agora tudo sobre o copywriting!
O que é copywriting?
Vamos ver agora nesse tópico o que é copywriting de maneira aprofundada.
O copywriting é uma estratégia na qual, por meio da linguagem persuasiva, você produz uma ação no leitor de seu conteúdo, seja ela qual for.
Essa ação pode ser simplesmente a continuação da leitura do conteúdo, um clique em um botão de vendas, o ato de deixar um e-mail para envio de informações, dentre outras.
Ademais, a escrita desse texto para que ele tenha este caráter persuasivo conta com algumas características como o Call to Action (CTA) e os Gatilhos Mentais, assuntos já falados aqui no Blog da Line.
Estes gatilhos usados nos textos irão involuntariamente despertar alguma atitude ou pensamento em seu leitor, e baseado nisso será feito a escolha de qual objetivo sua copy foi feita.
Importância do Copywriting
Agora que você já sabe o que é o copywriting de maneira aprofundada, vamos saber qual a importância desta área para sua empresa.
Primeiramente, precisamos entender que existe uma lógica por trás do copywriting, que é a conversão.
Além disso, é preciso compreender que você está se comunicando com seu público-alvo, por isso, você deve se atentar a maneira que se comunica para que haja assertividade na mensagem.
Por exemplo, espelhar a copy de uma barbearia para um salão de beleza tem grande chance de dar errado, afinal, são públicos completamente diferentes.
Ou seja, copywriting não é fórmula mágica que se dá “ctrl+c” “ctrl+v” e pronto, serviço finalizado.
Sabendo disso, fica mais fácil o processo de criação de uma copy e o entendimento de sua importância.
Uma boa copy pode trazer para sua empresa um aumento de engajamento em suas publicações nas redes sociais, alavancagem de leads em sua landing page, incentivar que deixem algum contato para oferecimento de produtos, dentre outros.
Visto isso, fica evidente o quão importante é investir no copywriting em sua empresa, não é mesmo?
Técnicas para uma copy matadora!
Neste tópico, quero te dar algumas dicas para criar uma copy matadora, que realmente seja eficaz e traga resultados para a sua empresa.
1. Identifique seu público-alvo
Identificar seu público-alvo é de extrema necessidade para começar a fazer um serviço de copywriting bem feito.
Isso porque, conhecer seu público-alvo fará com que você conheça também a linguagem utilizada por eles.
Então, conhecendo a linguagem utilizada por eles torna com que a comunicação seja adaptada para melhor falar com esse segmento de pessoas.
2. Conheça as dores do seu nicho
Cada negócio possui um segmento, certo?
Pois bem, cada segmento possui pessoas que procuram produtos e/ou serviços para sanar suas dores.
Identificar essas dores e trazer a solução para estas pessoas é um ponto crucial para fazer uma copy de sucesso.
Imagina estar procurando por uma solução do seu problema e achar um texto que diz exatamente sobre essa dor e ainda te oferece a solução de maneira cativante!
Enfim, esse é o copywriting matador que atinge com precisão seu possível comprador.
3. Defina um objetivo
Para realizar uma copy de sucesso é crucial que você estabeleça um objetivo para tal conteúdo.
Isso pode ser deixar um e-mail/telefone de contato, vender um produto, oferecer um serviço, dentre outros.
Por isso, quando estiver pensando em escrever uma copy, já tenha em mente um objetivo muito bem estabelecido para que não haja confusão de ideias e um texto vago.
4. Capriche no título
Sabia que muitas pessoas leem o título de notícias, posts, anúncios e nem sequer se interessam pelo resto?
Na verdade, estas são a maioria, porém conter um título que prenda e cative seu leitor a querer saber mais é o grande diferencial que um copywriter deve buscar.
Por conseguinte, fazer um título com excelência pode ser um grande diferencial para a performance do conteúdo de sua empresa, ou seja, presta bastante atenção nele!
5. Estude sobre Call to Action e Gatilhos Mentais
Os Gatilhos Mentais e Call to Action (CTA) são fundamentais para uma copy de sucesso e ambos foram temas já falados aqui no Blog da Line!
Estudá-los é essencial já que são fortes elementos de persuasão e grandes agentes em definir a ação de seu cliente.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre o copywriting e tudo que envolve o tema.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver outros artigos você pode clicar aqui e ser redirecionado para a página inicial do Blog da Line.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!