Para que possa criar um negócio de sucesso é preciso saber para quem a sua empresa deve vender, é justamente aí que entra o termo persona.
Aqui nesse post iremos lhe apresentar melhor o conceito e mostraremos porque a sua empresa necessita ter uma, além, é claro, do fato de ela ser essencial para o seu negócio não falir.
Boa leitura!
O que é persona?
De maneira simples, a persona é um personagem que tem características baseadas em comportamentos reais do cliente perfeito para a sua empresa.
Além disso, a persona recebe outros nomes também que, talvez, você tenha ouvido falar, como:
- Avatar;
- Buyer persona.
O objetivo principal de definir uma persona é conseguir direcionar melhor a criação de produtos que realmente irão vender, além de desenvolver técnicas e estratégias de marketing.
Antes de criar a sua persona você precisa ter, pelo menos, como base as características dos seus clientes ideais.
Quais são os tipos de persona que existem?
Atualmente existem quatro tipos de persona que a sua empresa pode definir, que são:
– Buyer persona:
Trata-se de um perfil que irá apontar para as empresas comportamentos e características de um cliente ideal.
Assim, é preciso saber quais são os comportamentos, demandas, desafios, objetivos e dores do consumidor final.
Entendendo melhor o comportamento do cliente fica mais fácil definir estratégias para aumentar os resultados da empresa.
– Audience persona:
O Audience Persona são as pessoas que visitam a sua página nas redes sociais, lê as suas publicações, acompanha a empresas em diversos meios.
Aqui não são as pessoas que necessariamente compram o seu produto, mas são pessoas que indicam a sua empresa caso conheça alguém que queira comprar o seu produto.
– Proto Persona:
Quando você ainda não começou a vender, não tem clientes, você deve criar um Proto Persona.
Nesse caso, ela é criada com base em informações de mercado ou através da sua equipe de brainstorming, que avalia características que podem ser do seu principal consumidor.
Normalmente, essa é a etapa inicial do processo para se chegar a uma persona.
– Brand Persona:
Trata-se da criação de uma imagem mais humanizada da sua marca, ou seja, a persona não necessariamente é o cliente, mas você é o cliente.
Quer um exemplo simples? O Magazine Luiza colocou todas as características do seu cliente ideal na Magalu, a assistente virtual da empresa.
Esse tipo de comportamento deixou a empresa muito mais humanizada.
O que diferencia uma persona e um público-alvo?
Bom, como mencionei anteriormente, a persona é o perfil de um cliente em detalhes, com diversas características como idade, gênero, renda, interesses em comuns, dores, localização, entre outros itens.
Por outro lado, o público-alvo, é a segmentação de pessoas que tem características comuns.
Nesse caso, todas as pessoas que gostam de praticar atividade física ao ar livre é um público-alvo, pois, dentro desse grupo pode ter mulheres, homens e crianças.
Já a persona irá diminuir esse público e focar, por exemplo, em idosos que praticam atividade física ao ar livre e precisam de produtos que deem mais segurança para esses durante os exercícios.
Por que uma persona pode ser útil para a sua empresa?
Agora que entendemos o que é persona, seus tipos e o que diferencia o termo de público-alvo, vamos entender por que a sua empresa precisa desse tipo de cliente:
– Definir a linguagem e o tom de voz que deve ser usado:
Se você vai vender produtos para crianças, a sua linguagem não pode ser a mesma que empresas que vendem produtos para negócios de tecnologia.
Assim, com um perfil de persona muito bem definido você vai saber como se comunicar, quais os termos usarem e claro, como se relacionar com esse público.
Não existe um grupo de persona que se comunica da mesma forma que outro.
– Otimizar a experiência do usuário nos sites e lojas da empresa:
Esse item se aplica ao mesmo item anterior.
Com uma persona definida você sabe qual vai ser a estrutura que a sua empresa deve ter para receber essas pessoas.
Se a sua empresa é um banco de empréstimos para aposentados e pensionistas, você não pode realizar a atendimento no segundo andar, onde o acesso é somente por escadas.
Por quê? Porque são pessoas idosas, que correm o risco de cair da escada e pensionistas, pessoas que recebem benefício do INSS por um motivo, então, as condições de subir a escada também não são grandes.
Percebe como isso pode deixar a sua empresa mais personalizada e humana para os clientes?
– Definir quais são os canais de comunicação com os clientes:
Outro item que vale a pena está ligado aos canais de comunicação com esses clientes.
Se você deseja se comunicar com as crianças, entre 3 e 9 anos, para vender os seus brinquedos, você não pode deixar o telefone de 0800 para falar com eles, certo?
Ou seja, você precisa avaliar muito bem quem são as pessoas que irão se conectar para poder vender para as pessoas certas, da mesma maneira ajudá-los em casos de dificuldade.
– Entender o valor dos seus produtos para o público:
Ao vender o produto, você não vende pelo preço, você vende pelo valor emocional que o item irá proporcionar.
Por exemplo, se o seu foco são artigos esportivos para os idosos, você está oferecendo:
- Diversão;
- Qualidade de vida;
- Mais tempo de vida com a família;
- Encontro com amigos, etc.
Percebe? Você não vende apenas um tênis de corrida com antiderrapante para os seus clientes, vende bem mais que isso.
Portanto, é justamente esses itens que você deve mostrar ao seu cliente e não um tênis.
Afinal de contas, um tênis qualquer empresa pode vender, mais o benefício que ele pode gerar, poucos negócios mostram.
Então é isso, espero que tenha compreendido melhor o que é a persona é porque é essencial defini-la para poder criar um produto de qualidade, que gere valor e que, realmente, leve a sua empresa a ter lucros.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar.