O Legado de Empreendedorismo de Walt Disney
Assista aqui a parte final do documentário.
Leia AQUI a 9ª parte desse artigo.
No final de sua carreira, Walter Elias Disney havia crescido de um artista em dificuldades para um grande empreendedor visionário. Ele detém ainda até hoje, o recorde de mais Oscars ganhos, sendo 22 prêmios da Academia e 59 indicações. Também venceu sete Emmy Awards.
Ele é conhecido por sua incansável ética, perfeccionismo e visão empreendedora de trabalho.
Disney tinha um profundo senso do que o público queria, e capitalizou os sentimentos predominantes de sua personalidade empreendedora, em inovações que mudaram a forma de trabalhar em todos os nichos em que tocou com suas mãos e que suas ideias alcançaram.
Mesmo após sua morte, as ideias e valores de Walt continuam presentes na empresa até hoje.
Há uma famosa frase de Walt Disney que diz: “If you can dream it, you can do it!” em português “se você pode sonhar, você pode realizar!”.
Hoje, a Walt Disney Company é uma empresa multinacional de mídia de massa que continua moldando a infância e a cultura pop de milhões de pessoas. É possivelmente a empresa mais famosa da história do mundo.
A jornada de seu criador, não foi nada menos do que notável e, portanto, qualquer um que queira iniciar seu próprio negócio deve definitivamente tirar algumas lições desse documentário para aplicar em sua carreira.
Poucos empreendedores mudaram o mundo dos negócios com tamanha magnitude que Walt Disney. Ele provou que as circunstâncias e a educação formal não ditam o que você pode se tornar.
Suas lições de vida servem como excelentes lembretes para todos os empreendedores. Se algumas dessas lições lhe passaram despercebidas, deixe-me compartilhar com você, rapidamente algumas dessas lições:
1º Preste atenção às necessidades das pessoas.
Enquanto muitos empresários desistiram fechando seus negócios, devido às crises econômicas e até períodos de guerra, por um lado, Walt Disney conseguia obter sucesso.
Seu perfeccionismo se dava, principalmente, em querer curar a dor das pessoas.
Suas animações proporcionaram a fuga dos problemas e criaram esperanças, em tempos tão difíceis pelos quais passou a sua jornada. As obras de Walt Disney nos ensinam muitas coisas, como o valor do amor por amigos e família, a esperança.
2º Não tenha medo de correr riscos.
Walt Disney assumiu muitos riscos em sua carreira.
Várias vezes o futuro de sua empresa pendia tenuemente entre o sucesso ou o fracasso.
Algumas vezes Walt até teve que hipotecar ou vender suas posses pessoais. Ele nunca fez isso sem medo.
Ele pesava cuidadosamente os dois lados e tomava uma decisão para uma ação ousada e, uma vez decidido, nunca vacilou.
Em 1955, a Disneylândia foi a maior aposta na história dos negócios americanos.
Walt lutou para encontrar financiamento e sua própria família, incluindo o sócio e irmão Roy, implorou que ele desistisse. Na época, nada como a Disneylândia havia sido tentado, então havia um consenso geral de que era impossível. Se a Disneylândia falhasse, ele teria falido a empresa.
Hoje, os parques temáticos da Disney geram bilhões de dólares de receita e milhões de visitantes por ano. A Disney, com seus parques e filmes incríveis, só existem hoje, porque seu criador teve que enfrentar o risco muitas vezes.
3º Contrate as pessoas certas.
Walt Disney achava que era um animador mediano, e por isso estava sempre à procura de animadores melhores que ele.
Ele recrutou o melhor, para que eles pudessem criar livremente o que ele visualizava. Disney também era conhecido por exigir o máximo das pessoas. Ele esperava e estimulava que seus colaboradores colocassem seu coração e alma em tudo o que faziam.
Ele também conhecia seus trabalhadores. Ele sabia do que eles eram capazes e não aceitava nada menos do que o melhor deles.
4º Não preste atenção nos pessimistas.
Foi dito a Walt Disney que ninguém iria assistir a um filme de animação de longa-metragem, e que não era uma boa ideia misturar atores reais com personagens animados.
Ele também foi avisado de que um personagem baseado em um rato assustaria as mulheres e que seu parque temático seria um enorme fracasso. Os pessimistas o rondavam.
Não estamos todos contentes, por Disney não ter ouvido a todos os que lhe disseram que suas ideias não funcionariam?
5º Você deve ser um vendedor.
Walt acreditava em si mesmo e em seus sonhos e, portanto, podia convencer os outros a acreditar nele também.
Na metade da produção de “Branca de Neve”, Disney ficou sem dinheiro para terminar o filme.
Até mesmo sua própria família implorou que ele desistisse, mas Disney não se intimidou. Ele viajou pessoalmente para encontrar diferentes produtores e mostrou-lhes as imagens brutas da película, e convenceu-os a terminar de financiar o filme.
“Branca de Neve” se tornou um sucesso instantâneo e inaugurou a Era de ouro da animação.
Para financiar atrações na Disneylândia, ele convenceu um estúdio de televisão a financiar a construção do parque em troca da programação original da Disney. Adivinha qual foi a programação? Foi basicamente um programa de vendas para a Disneylândia!
Este plano genial não apenas financiou o parque, mas quando abriu, havia milhões de pessoas que sonhavam com o parque!
Sua competência em vendas, ajudou a transformar a Disneylândia no destino internacional que permanece até hoje.
Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade. Se você pode sonhá-lo,você pode fazê-lo.
Walt Disney
6º – Liderança é inspiração, inovação e foco.
A chave para a liderança de Walt Disney é que ele sabia como motivar pessoas. Uma coisa é dizer aos seus funcionários para fazer algo, outra é inspirá-los a agir.
Para inspirá-los, Walt contava histórias para eles. Entrava em detalhes ao ponto de torná-las vivas para eles.
Ele inspirava seus trabalhadores para torná-los parte da história, integrados e comprometidos.
Quando ele estava pensando em produzir “Branca de Neve”, contou toda a história, interpretando os personagens, até fazendo suas diferentes vozes e movimentos.
Líderes eficazes sabem, que embora dados e estatísticas se conectem com a mente, as histórias se conectam com o coração.
Histórias bem contadas criam uma energia que as estatísticas sozinhas não conseguem.
7º Inove sempre.
Walt insistiu que as animações de Mickey tivessem o som, algo inédito para um desenho animado na época.
Antes de “Branca de Neve e os sete anões”, não existia um longa-metragem de animação.
Walt Disney poderia ter parado por aqui, mas esse não era seu estilo.
Sempre inovador, foi capaz de expandir e mudar completamente de nicho, partindo para construir um parque de diversões onde pais e filhos pudessem se divertir juntos. Assim que a Disneylândia abriu, Walt andava pelo parque, testando pessoalmente todos os brinquedos, percebendo se algo estava fora do lugar e perguntando aos convidados suas opiniões.
Sempre existe um jeito melhor de fazer o que estamos fazendo.
8º Nunca se contente com apenas um sucesso.
Uma coisa que você definitivamente notou sobre Walt Disney é que, depois de um feito, iniciava imediatamente outro projeto.
Depois de terminar seu lendário filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, Disney imediatamente começou a trabalhar em outros longas-metragens, como “Bambi”, “Fantasia” e muitos outros sucessos.
Depois de criar o Mickey Mouse, Disney não parou apenas nele.
Em vez disso, ele criou Minnie, Pato Donald, Pateta, Bambi, Dumbo, Mogli, Tio Patinhas, Pluto, Zé Carioca, e muitos outros personagens icônicos até para a geração de hoje.
Ele nunca se contentou com o que tinha feito porque sempre quis alcançar mais e crescer com seus sonhos.
9º Fique atento aos pequenos detalhes.
Desde o início, Walt era conhecido por exigir perfeição de seus animadores.
Ele os enlouquecia, fazendo-os constantemente redesenhar personagens e cenas até que estivesse satisfeito de que todos os detalhes estivessem certos. Quando algo não parecia certo para ele, ele agonizava (e fazia com que seus animadores agonizassem) até a solução aparecer.
Os animadores diriam mais tarde que, por causa do perfeccionismo de Walt, eles produziam resultados que nunca imaginaram ser capazes de fazer.
As melhores empresas são as empresas mais exigentes.
Os melhores restaurantes, por exemplo, certificam-se de que o lugar é impecável, porque comunica uma mensagem positiva. Os melhores hospitais garantem que cada detalhe comunique uma mensagem de cura e cuidado. Os melhores escritórios de advocacia garantem que cada detalhe comunique uma mensagem de confiança. As melhores montadoras garantem que cada detalhe comunique uma mensagem de qualidade.
E os líderes das melhores empresas certificam-se de que todos na organização prestem atenção nos pequenos detalhes.
10º – Não existe um líder perfeito.
Esta última lição é mais um aviso do que uma lição.
Tanto quanto eu admiro Walt Disney, eu sou realista o suficiente para saber que ele não era de forma alguma um líder perfeito.
Através da minha pesquisa sobre Walt, bem como conversando com muitos que trabalharam para ele, é evidente que ele tinha suas falhas.
Ele demorava para elogiar, por exemplo. Um grande elogio de Walt poderia ser simplesmente, “Isso vai funcionar”, mas até isso foi bem raro.
Quando não estava contente com algo, ele rapidamente deixava o colaborador saber o seu descontentamento. Muitos animadores disseram que foram levados às lágrimas sob as críticas de Walt.
Não, ele não era um líder perfeito. Mas, claro, ninguém é.
Apesar de suas falhas, ele construiu uma empresa que representa uma das marcas mais reconhecidas e poderosas do planeta.
Há muitas outras coisas que você pode aprender com outras pessoas bem-sucedidas, e provavelmente essas coisas são iguais ou, pelo menos, estão relacionadas com essas que mencionei nesse documentário.
É quase um padrão.
O sucesso de Walt Disney, definitivamente serviu de inspiração para muitas pessoas e, mesmo após sua morte, seu legado ainda continua nos inspirando.
Clailton Luiz
CEO Line Instituto
Todas as imagens são propriedade da Walt Disney Co.
História da Disney Fonte: Walt Disney Family Museum
Assista o documentário completo.