A Visão de Futuro de Uma Empresa
Primeiramente, a visão de uma empresa é uma declaração do que ela espera em um futuro ou determinado espaço de tempo.
Ao contrário da missão que descreve o presente, o agora, a razão de a empresa existir, a visão especifica como a empresa deve ser vista, o que deseja realizar ou aonde quer chegar.
Ou seja, se a missão é imutável e não muda com o tempo, a visão pode ser modificada assim que os seus objetivos são alcançados.
A visão é o troféu a ser conquistado num campeonato. Em outras palavras, é um alvo a ser alcançado. O campeonato é o tempo que se levará para conquistar este objetivo.
Nesse sentido, algumas das perguntas a seguir devem ser respondidas antes de se definir a visão de futuro de sua empresa:
- O que a empresa deseja ser em 5 anos?
- Onde deseja chegar em 5 anos?
- Como a empresa será vista em 5 anos?
- Em que ela deseja se transformar em 5 anos?
- O que precisa atingir em 5 anos?
Vamos analisar o exemplo da Visão de futuro abaixo:
“Produzir sapados masculinos para o mercado brasileiro”.
Conforme escrito, nota-se que esta missão se refere a uma empresa que fabrica sapatos masculinos em nosso país.
Mas, afinal, qual seria a visão correspondente a esta missão?
Se parece mais com sua missão.
Na prática não há resposta a esta pergunta.
Alguns exemplo poderiam ser:
“ser reconhecida como a melhor empresa fabricante de pneus para caminhão do Brasil”,
“ser líder de mercado no segmento de pneus para caminhão no Brasil”, “dominar o mercado mundial de pneus para caminhão”
“se tornar o principal fornecedor de pneus para os fabricantes de caminhão”.
Na verdade, como a visão é modificável, estas visões poderiam ser utilizadas em períodos diferentes da existência da organização.
Além disso, uma vez alcançada à primeira, a empresa divulgaria a segunda, e assim continuamente.
Existem algumas discussões a respeito de como deve ser escrita a visão de futuro de uma empresa.
Alguns coaches afirmam que a visão deve ser racional. Ser mensurável. Caso contrário não seria atingível.
Outros, no entanto, afirmam que a visão é subjetiva e não deve conter dados quantitativos, mas apenas a aspiração da empresa.
Veja abaixo um exemplo de declaração de uma mensurável:
“Ser líder do mercado brasileiro no segmento de sapatos masculino, com 23,7% de participação de mercado até 23 de fevereiro de 2015”.
Outros acreditam que a visão deveria ser mais qualitativa:
“Ser reconhecido como líder do mercado brasileiro no segmento de sapatos masculino”.
Por outro lado, talvez um equilíbrio poderia ser obtido com uma visão do tipo:
“Ser reconhecido como líder do mercado brasileiro no segmento de sapatos masculino nos próximos 5 anos”.
Algumas visões de organizações conhecidas:
Amil
“Ser a melhor, a maior e a mais feliz das empresas.”
Veja que a visão não reflete nem o negócio, nem os objetivos quantitativos nem qualitativos.
Ou seja, mostra apenas que a Amil, uma assistência médica, deseja ser vista como a melhor, maior e mais feliz empresa.
Em conclusão, particularmente não gosto muito de declarações como esta. Isso porque, seria bom se tivesse um ponto mensurável nesta declaração.
Embraer
“A Embraer se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente.”
Em suma, neste caso a empresa define que deseja se manter como uma grande força global na sua área de atuação.
Outras visões:
Gerdau
“Ser benchmark em todos os negócios que opera.”
Unimed Campinas
“A UNIMED Campinas é uma cooperativa de trabalho médico que visa dar a seus associados (médicos cooperados) condições para o bom exercício da medicina liberal, valorizando seu trabalho e, em nome destes, promover a saúde de seus usuários, fortalecendo a relação médico paciente, através de serviços de qualidade com alto grau de satisfação e resolutividade.”
Infraero
“Serem Centros de Negócios voltados para o desenvolvimento econômico, elos de uma cadeia de logística, integrados à infra-estrutura urbana, comprometidos com o meio ambiente e socialmente responsáveis.”
Boticário
“O Boticário tem como crença ser uma empresa percebida como criadora e disseminadora de produtos que expressem sensibilidade, harmonia e beleza. Em toda a parte, por todas as pessoas, no mundo inteiro.
Santista
“Ser uma empresa têxtil líder nas Américas, com presença global, e estreita parceria com grandes companhias mundiais em Jeanswear, Workwear, Varejo e detentoras das principais marcas.”
Texaco
“Fornecer produtos e serviços para o mercado de energia, vitais à qualidade de vida; ser reconhecida pelo nível superior de competência e comprometimento de seus funcionários, tanto como indivíduos quanto como corporação; pensar e agir globalmente, e valorizar a influência positiva que isso traz para a Empresa; ser a parceira preferida, por ser exemplar na colaboração; demonstrar desempenho de categoria internacional; conquistar a admiração de todos os acionistas, investidores, clientes, governos e comunidade onde operamos, e de nossos funcionários, não só pelos objetivos que alcançamos, mas, também, pela forma como os alcançamos.”