Uma empresa, assim como um ser humano, pode experimentar três estágios em sua existência: infância, adolescência e maturidade. O último deles é onde você deveria estar. Prepare-se! Há trabalho pela frente, mas vai valer a pena!
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Em qual fase está o seu negócio?
Eu quero compartilhar com você mais um conhecimento muito importante para o seu negócio, referenciado no livro “O mito do empreendedor”, de Michael Gerber, onde ele apresenta e defende a ideia das três possíveis fases de crescimento de uma empresa. Cada uma delas possui características bem distintas e próprias, que podem ser facilmente identificadas.
Compreender em qual fase está o seu negócio é fundamental para que você consiga planejar e agir na direção do crescimento e do sucesso. Veremos a seguir as características principais de cada uma e, portanto, leia refletindo sobre como as coisas funcionam na sua empresa e o que você deve fazer para melhorar imediatamente.
E, se você ainda não sabe em qual fase está o seu negócio, em poucos minutos você irá descobrir!
A fase da infância
As empresas nascem, em sua maioria, na infância. Isso mesmo, diferente dos seres humanos, nem todas as empresas recém abertas nascem, necessariamente, na infância. É que, o conceito de uma empresa na infância é que, assim como uma criança, que requer maiores cuidados e atenção constante dos seus pais, a empresa depende do seu dono para funcionar corretamente e ter bons resultados.
Por outro lado, algumas grandes empresas já nascem nessa fase, pois são criadas em ambientes empresariais que já passaram por todas as etapas de desenvolvimento e tem expertise para irem direto a essa fase. É possível, por exemplo, que seu dono seja um investidor experiente que irá criar um negócio inteiramente baseado em processos, com equipe formada, organograma previamente definido, público-alvo bem delimitado, fornecedores bem alinhados. Vale reforçar: essa é uma exceção à regra, pois normalmente as empresas se iniciam, de fato, na fase da infância.
Nessa fase, o dono detém o conhecimento técnico, está testando processos e sistemas, geralmente tem dificuldades em delegar tarefas (e quando delega acaba puxando de volta para si a responsabilidade final), trabalha demais, a empresa se confunde com a vida do empresário, ocupando o centro das atenções e, sem ele, a empresa não funciona.
O grande perigo, assim como se fosse uma criança, é de a empresa crescer e ser totalmente dependente do proprietário para tudo, não sendo capaz de caminhar por conta própria. À medida que cresce, crescem também os problemas, as limitações, a carga de trabalho, as tarefas e afazeres, as preocupações, o stress, a sensação de sufoco e de perda da qualidade de vida do empresário. A empresa suga a sua vida!
Na ordem natural das coisas, uma criança cresce e fica mais independente com o passar do tempo. Ela cresce física e mentalmente, muda de comportamentos e forma de agir e se isso não acontecer é um forte indício de que há problemas com esta criança. Caso ela se aproxime da idade da adolescência com os mesmos comportamentos de uma criança, é possível que haja algum quadro de doença que precisa ser tratado antes que se agrave a situação. É um verdadeiro sinal de alerta aos pais.
No caso das empresas, o amadurecimento não é algo cronológico. A independência de uma empresa não está pautada com o passar de seus anos. Afinal, é possível observar em todos os lugares antigos comércios que estão estagnados há muitos anos, sem qualquer evolução e completamente dependente de seus donos.
Conforme já esclarecemos, uma empresa pode perfeitamente não “nascer na infância”, desde que seja criada com processos bem definidos e que funcionam a ponto de não dependerem do seu criador. Reforçamos: a fase da infância pode ser curta ou longa, pode não existir ou ser permanente – tudo irá depender da disposição do empresário de criar um sistema que funcione para gerenciar seu negócio.
A fase da adolescência
A adolescência de uma empresa, caracteriza-se pelo fato do empresário ter a consciência de que já é o momento do negócio não ser tão dependente dele e de que precisa de ajuda para fazer essa transição da forma de operar. Normalmente, essa fase se aflora quando ele se convence de que precisa de liberdade e qualidade de vida, além de tempo para fazer outras coisas além de só trabalhar e viver em função da empresa.
A adolescência é marcada pela consciência de que precisa entrar na fase adulta, na maturidade do negócio, com processos documentados, que podem ser seguidos pelos funcionários sem a intervenção direta do dono, e que podem ser replicados e implantados em um novo negócio ou na expansão do atual.
A adolescência começa num determinado ponto de vida do seu negócio, quando você decide procurar ajuda. Não há como saber o quão logo isso acontecerá, mas sempre acontece após uma crise no estágio de infância. Todo negócio maduro passa pela fase da adolescência. Esse é o estágio mais curto, mas é onde mais se aprende, pois, assim como ocorre com os seres humanos, nesse momento são feitas importantes decisões e preparações para a fase adulta.
Todo negócio maduro procura auxílio em determinado momento de sua existência. Não necessariamente porque está indo mal, mas sim porque deseja subir de nível, mudar de patamar, expandir, ampliar seu mercado e oferta, dentre várias outras possibilidades. Vale lembrar de uma frase que sempre repetimos aqui na Line:
“As atitudes que lhe trouxeram até aqui, não são as mesmas que lhe manterão aqui”.
Portanto, essa é uma fase na qual a empresa em desenvolvimento costuma contratar outras empresas, para lhe auxiliar nesse processo.
A fase adulta
Antes de qualquer explicação sobre a fase adulta, vale esclarecer: a maturidade não é o resultado das duas primeiras fases, não é um resultado natural do passar dos anos, mas sim o resultado do empenho do empresário em construir seu sistema com processos bem definidos!
Como informado, boa parte das grandes empresas não se “tornaram” empresas maduras, elas já começaram dessa forma, pois houve sempre a perspectiva de crescimento sustentado. Já nasceram organizadas.
Entretanto, a empresa madura também pode passar pela infância e a adolescência, mas passa por essas fases de uma forma diferente. É um processo mais trabalhoso e que demanda do seu dono que trabalhe estrategicamente, como um verdadeiro empreendedor, em seu negócio.
A dificuldade é que, enquanto ele tenta se organizar, ainda precisa cuidar da parte operacional: apagar incêndios, atender à demanda, lidar com funcionários difíceis, “se virar nos 30”, pagar as contas e tributos, além de lidar com burocracia. Por isso é tão importante chegar na adolescência, para que se busque auxílio com quem já levou empresas a fazerem essa transição.
É na maturidade que cada empresário define o ritmo de crescimento do seu negócio, compreendendo os processos que precisam ser executados, os principais objetivos que devem ser alcançados e o posicionamento que pretende no mercado. E deve escrevê-lo, claramente, para que os outros também possam os conhecer.
Na maturidade, o empresário se preocupa com a forma sistêmica de como o negócio vai funcionar. Visualiza estrategicamente o futuro. Foca-se em planejamento para expandir sua empresa. Orquestra ações, analisa os indicadores, prevê e controla os resultados. Tudo isso sem perder a qualidade de vida.
Afinal, o grande objetivo de um empresário é preparar o seu negócio para o crescimento, pois uma empresa adulta trabalha para o empresário e não o faz adoecer de preocupações, excesso de trabalho, falta de tempo, dívidas e desorganização.
Agora que você já sabe as principais características de cada fase, reflita sobre a sua empresa e avalie em qual fase ela está. Pense na quantidade de processos documentados que você possui, pense no quão dependente sua empresa é das pessoas e, principalmente, de você. Planeje quais estratégias você precisa adotar para que ela alcance a maturidade. E, por fim, parta para ação!
Um negócio maduro e um futuro melhor lhe aguardam!
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João Lucas Cortez,
Pedro H. Boll.
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