Nascido em Harvard Business School o conceito Balanced Scorecard veio para mudar o cenário empresarial, que antes da década de 90, só focava em indicadores financeiros e contábeis para descobrir se uma empresa estava crescendo ou não.
Mas, do que se trata esse termo, você sabe? Por que ele pode ser interessante para o seu negócio?
Fico conosco até o final que aqui, eu vou te contar tudo sobre o assunto! Boa leitura!
O que é Balanced Scorecard?
De maneira bem simples e direta, o Balanced Scorecard em tradução livre chamado Indicadores Balanceados de Desempenho, também conhecido como BSC, é uma metodologia cujo foco é medir e gerir o desempenho.
Assim, ele é visto como um conjunto dos objetivos da empresa e que proporciona a equipe uma visão rápida sobre a estratégia central da empresa naquele momento.
Portanto, com o gestor visualizando os indicadores, fica muito mais simples orientar o time e gerar resultados satisfatórios.
Já dizia o norte-americano William Edwards Deming: “O que não é medido não é gerenciado” e, para um negócio crescer, ele precisa ser medido e direcionado.
Quais são os principais indicadores de avaliação do Balanced Scorecard?
– Financeira:
Dentro dessa perspectiva o objetivo central é avaliar os objetivos financeiras da empresa.
Assim, é essencial criar metas para:
- Curto prazo;
- Médio prazo;
- Longo prazo.
Entretanto, as metas precisam considerar o que os investidores da empresa esperam dela durante esse período.
Para mensurar os números você pode se aproveitar de diversas métricas, como ROI e ticket médio, além de outras opções.
– Mercado e cliente:
Aqui a sua empresa deve focar no que gera a receita financeira da empresa, o cliente e o mercado que o negócio está inserido.
Assim, o objetivo é que você pense e crie estratégias que ajuda a sua empresa a ganhar um pedaço maior do mercado, para que daqui, por exemplo, dois anos, a sua empresa tenha mais clientes do que hoje.
Para saber se você está indo bem, pode-se usar métricas como:
- Aquisição de novos clientes (é importante saber também o custo para conquistar esse cliente);
- Retenção de clientes (não se esqueça que um cliente da empresa vale bem menos que um novo cliente).
– Processos Internos:
Chegou o momento de se avaliar os processos da sua empresa para poder melhorá-los.
A ideia é fazer com que os processos internos fiquem cada vez mais assertivos até chegarem ao pico de sucesso.
Entretanto, é essencial pensar em criar processos e não ficar aperfeiçoando somente, os que estão a disposição.
Algumas formas de medir os processos internos do seu negócio são:
- Pós-venda com o cliente;
- Produtividade da equipe;
- Nível de inovação do negócio.
– Aprendizado:
Por fim, temos a aprendizagem que deseja avaliar, como o próprio nome diz, a experiência necessária para que a empresa consiga atingir todos os objetivos mencionados antes.
Esse ponto é muito importante, afinal de contas, para que as metas sejam alcançadas é preciso de pessoas e pessoas boas alinhadas com a cultura da empresa, além da sabedoria necessária.
Para isso você deve usar:
- Treinamentos de capacitação;
- Iniciativas que motivem os colaboradores;
- Iniciativas que faz com que os colaboradores se sintam feliz em trabalhar com você;
- Use o indicador de clima organizacional.
Quais são os benefícios do Balanced Scorecard
Todo planejamento que se prese, tem benefícios muito bem definidos, que justificam a sua aplicação.
Aqui não é diferente.
Portanto, ao começar a usar esse plano de ação, você pode conseguir observar melhor a progressão da sua empresa, entender melhor o funcionamento e ainda garantir:
- Maior clareza estratégica;
- Visão mais intuitiva e simples;
- Facilidade em definir macro e micro objetivos;
- Melhoramento contínuo;
- Integração de indicadores;
- Definição tática para as ações operacionais;
- Efetividade na hora de mensurar avanços e demais resultados.
Inclusive, todos esses benefícios impulsionam outros, garantindo vantagens impressionantes e justificando porque essa é uma das metodologias mais aplicadas e de maior sucesso.
Em outras palavras, você terá uma melhor visualização do seu futuro e amplitude para observar oportunidades e erros.
Além disso, traz uma melhoria contínua para o seu negócio, melhora a qualidade de todos os serviços oferecidos e facilita a comunicação/feedback.
Vale destacar que o balanced scorecard melhora a cultura interna de aprendizado, evita problemas e facilita o ajuste rápido de planos e metas.
Como aplicar o Balanced Scorecard no seu negócio?
Agora que entendemos o conceito, como é feita a análise na empresa, as etapas necessárias para realizar a aplicação, além dos benefícios, chegou a nossa parte favorita, aplicar o que aprendemos até aqui.
Bom, para aplicar o Balanced Scorecard você deve seguir esses passos:
– Objetivo e metas:
Para você conseguir trabalhar com o BSC, é essencial que você defina um objetivo entre às quatro perspectivas que falamos lá em cima.
Assim, você deve escolher um objetivo que esteja entre os seus setores:
- Financeiros;
- Cliente e mercado;
- Processos internos;
- Aprendizado.
Vamos a um exemplo prático?
Por exemplo, suponhamos que você deseja aumentar o faturamento da sua empresa em 15%, trata-se então, de uma meta financeira.
Você pode também criar uma meta para o cliente, como aumentar o ticket médio da sua empresa em 15%.
Já pensando nos processos internos, a sua empresa pode focar em criar canais de vendas e aumentar 15% as vendas em cada um deles.
Por fim, um objetivo focado no aprendizado, é contratar novos colaboradores que tenha qualidade técnica maior.
Portanto, você tem todas essas opções, escolha em qual setor irá criar o seu objetivo e vamos para a próxima etapa.
– Use indicadores:
Com a sua meta criada, você precisa buscar por indicadores que vão te ajudar a alcançar essas metas.
Assim, nos exemplos que dei acima, você pode usar demonstrativos financeiros para ver se a sua empresa está crescendo, avaliar notas fiscais de venda para ver se o ticket médio está crescendo.
Ou seja, é preciso buscar por indicadores que vão te ajudar a saber se a sua empresa está seguindo o objetivo final.
– Iniciativas da empresa:
Por fim, é preciso pensar na estratégia que a sua empresa vai precisar seguir para conseguir alcançar o objetivo e meta inicial.
Para aumentar o ticket médio da sua empresa, por exemplo, você pode aumentar os combos de venda ou melhorar as vendas casadas da empresa.
Além disso, pode criar produtos, com um custo maior e combiná-los com outros.
Portanto, aqui você precisa avaliar qual é a melhor estratégia para a sua empresa.
Além disso, é essencial pensar fora da caixa, pois, pode ser necessário inovar.
Assim, o seu negócio terá uma perspectiva de ganho melhor e, naturalmente, terá mais lucro.
Então é isso pessoa, espero que tenham compreendido bem o que é o Balanced Scorecards e como eles podem ser interessantes para alcançar objetivos na sua empresa!
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Grande abraço e esperamos você no próximo post.