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Se você trabalha com marketing ou tem interesse na área com certeza já ouviu falar em Call to Action (ou CTA). Isso porque é uma ferramenta muito utilizada e de grande eficiência.

O Call de Action é de suma importância para suas ações de marketing e, se bem trabalhada, pode ser decisiva para uma ação de completo sucesso.

Essa ferramenta está presente em diversos anúncios, posts em redes sociais, e-mails, páginas de captura, dentre outros.

Ela tem a capacidade de fazer a pessoa realizar ou não uma determinada ação, algo de muito poder quando se está falando de compras.

Vamos conhecer e dominar essa ferramenta?

O que é Call to Action (CTA)?

Call to Action: Entenda o que é e como usar essa ferramenta  - Line Instituto

O Call to Action significa Chamada para Ação, ou seja, sua função é fazer com que o usuário execute uma ação baseada no que você quer e está induzindo ele a fazer.

Alguns exemplos básicos de Call to Action que nos deparamos no dia-a-dia são, por exemplo: ”últimas unidades”, “compre agora”, “clique aqui”, “baixe agora mesmo”, “teste gratuitamente”, dentre tantas outras.

Diante disso, imagino que tenha percebido que a escolha de palavras é algo que fica bem evidente. Pois bem, no CTA costumamos usar palavras que impactem e cativem o usuário a uma ação imediata.

Ou seja, dentro de uma campanha ele é peça fundamental para o sucesso ou fracasso da mesma, e serve como ponte para próxima decisão daquele usuário.

Como fazer uma Call to Action de sucesso?

Um Call to Action de sucesso é alegria na certa, você se depara com um bom resultado nas vendas, sucesso na campanha, porém, é preciso trilhar um caminho para chegar lá.

Um dos principais motivos do porque a maioria dos anúncios, campanhas, páginas de captura e vendas não está convertendo clientes é por causa de um CTA mal feito.

Nem todas as Call to Action são iguais e universais, algumas vão funcionar para a pessoa do seu lado e para você não, e isso é normal. Cada nicho é diferente e cada campanha é mais diferente ainda, então, é necessário achar o que funciona para você!

Pensando nisso, separei algumas dicas e informações para considerar quando for criar e utilizar seu Call to Action.

#1 – Conheça seu nicho

Ter noção de quem é seu público-alvo é essencial para um Call to Action de sucesso.

Diante disso, antes de qualquer coisa, pense bem em quem você irá impactar com sua campanha e se ela precisa do que você está oferecendo. Uma pessoa pode muito bem ver sua campanha, porém, não ter nenhum tipo de envolvimento ou necessidade do seu produto e/ou serviço.

Com isso, conhecendo seu nicho fica infinitamente mais fácil realizar um CTA de sucesso, basta usar com sabedoria os gatilhos e ganchos que seu nicho quer ouvir para comprar seu produto.

#2 – Qual o objetivo do seu Call to Action?

Todavia, não adianta conhecer seu nicho, criar uma Call to Action de qualidade, mas não levar seu lead a lugar nenhum.

Se o Call to Action é uma indução para o usuário tomar uma decisão, essa ação precisa ter um objetivo.

Por isso, separei alguns dos mais comuns objetivos do CTA no mundo digital. São eles:

  • Recomendar um download (Ebook, etc);
  • Direcionar para uma página de captura;
  • Responder a uma pesquisa;
  • Gerar seguidores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc);
  • Assistir a um vídeo;
  • Gerar compartilhamentos, curtidas e/ou comentários em um post;
  • Participar de um evento;
  • Gerar inscrições em uma newsletter;
  • Transferir o usuário para outro artigo no mesmo site.

Com isso, veja a que melhor se adapta a sua ocasião e use-a.

#3 – Teste para aprimorar seu Call to Action e usa-lo da melhor forma

Bom, agora você já conhece seu nicho, já sabe qual será o objetivo da sua campanha, o que falta agora é fazer dar certo, e, afinal, como fazer isso?

Depois de reunir todas essas informações, chegou a hora de testar e descobrir qual funciona da maneira ideal para seu negócio.

O que vamos fazer é testar, conferir os resultados, e aprimorar cada vez mais até obtermos os resultados ideais que esperamos.

Você pode obter essa métrica pelo Google Analytics de maneira bem fácil e prática.

Então, teste, teste de novo, e mais uma vez, até obter o resultado perfeito!

Chegamos ao fim…

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que tenha compreendido tudo sobre CTA e consiga agora usá-lo no seu negócio de maneira ideal.

Despeço-me de você aqui, nos vemos no próximo artigo.

Até logo.

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