Empreendedor, você já parou para pensar na importância da Linguagem Corporal que a sua Equipe de Vendas transmite ao consumidor?
Estudos comprovam que uma boa linguagem corporal influência diretamente nos relacionamentos, melhora a imagem pessoal, enfatiza a mensagem que deseja passar e também ajuda a entender alguns pontos fracos da concorrência.
Abaixo conheça um pouco sobre os significados de determinadas linguagens:
- Cruzar braços ou pernas: posição defensiva, sem receptividade.
- Ombros contraídos: demonstra insegurança e é facilmente percebido pelos outros.
- Inclinação à pessoa que está falando: demonstra interesse pelo assunto. Inclinar-se para trás, por exemplo, já é um sinal de avaliação da fala do outro.
- Sentar-se de maneira inapropriada: demonstra falta de respeito à autoridade do outro.
- Passar a mão no cabelo repetidamente: transmite insegurança e carência.
- Esfregar os olhos: sinal de dúvida e/ou tédio.
- Contato visual constante: transmite confiança e segurança.
- Evitar o contato visual: demonstra mentira e dissimulação.
- Olhar muito ao redor: demonstra que a pessoa está ansiosa e desinteressada pelo assunto.
Identificou-se com algumas das situações acima?
Acredito que já tenha acontecido com você pelo menos uma vez. E isto é muito comum, crescemos e desenvolvemos hábitos parecidos com as pessoas próximas de convívio. Portanto, selecionamos dez dicas de linguagem corporal que ajudará a sua Equipe de Vendas vender mais.
1- Converse sempre de braços abertos;
2- Um sorriso pode fazer muita diferença;
3- Olhe nos Olhos! Isto demostra confiança e respeito, as pessoas prestam mais atenção na conversa;
4- Mantenha a calma. Em situações complicadas pare e deixe para responder mais tarde;
5- Em assuntos difíceis, ande alguns passos enquanto fala;
6- Preste atenção nos seus gestos, mãos e cabeça;
7- Tenha sempre algum recurso, anotações que ajudam a não perder o foco do atendimento;
8- Quanto maior a proximidade com as pessoas que conversa maior será a interação;
9- Faça pausas, lembre-se de respirar e deixar as outras pessoas falar;
10- Sempre finalize suas conversar com gestos positivos, como aperto de mão, sorriso e tonificação agradável.
Tenha um ótimo dia. Bons Negócios!