Seus funcionários são o maior patrimônio que você tem. O desempenho e a atitude deles podem resultar no sucesso ou fracasso do seu negócio.
Por isso não é de surpreender que as pessoas sejam a base de qualquer organização, no entanto, muitos líderes subestimam o poder da gestão de pessoas para impulsionar os objetivos da empresa.
Afinal, uma equipe estelar é desenvolvida por um gerenciamento estelar.
E para esse bom gerenciamento, é necessário entender o que é a gestão de pessoas.
Vamos conhecer?
Começando…
Primeiramente, não é segredo que a gestão de pessoas é provavelmente uma das habilidades de liderança mais importantes.
Isso porque as pessoas são o elemento central da mudança organizacional, portanto, estratégias que se concentram apenas em sistemas e estruturas estão fadadas ao fracasso.
Sendo assim, para melhorar o desempenho, os líderes precisam trabalhar ativamente no terreno com sua equipe para implementar mudanças bem-sucedidas e sustentáveis.
Ou seja, é crucial que as empresas avaliem e aprimorem constantemente suas habilidades de gestão e liderança de pessoas, para poderem impulsionar as carreiras de seus funcionários, aumentar a produtividade e expandir os negócios.
Vale lembrar que temos vários artigos sobre liderança aqui no Blog da Line que você pode acessar clicando aqui.
O que é Gestão de Pessoas?
Em primeiro lugar, gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas.
Nesse sentido, as técnicas de gestão de pessoas envolvem motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).
Do mesmo modo, os líderes do local de trabalho, como líderes de equipe, gerentes e chefes de departamento, usam o gerenciamento de pessoas para supervisionar o fluxo de trabalho e aumentar o desempenho dos funcionários todos os dias.
Além disso, a gestão de pessoas, também conhecida como gestão de recursos humanos, abrange as tarefas de recrutamento, gerenciamento e fornecimento de suporte e orientação contínua para os funcionários de uma organização.
Portanto, a empresa por meios de seus líderes precisa ter uma boa gestão de pessoas a fim de liderar, motivar, treinar, inspirar e incentivar, contratar, demitir, disciplinar, treinar e avaliar.
Essas funções parecem estar em desacordo, mas uma boa gestão de pessoas pode integrar os aspectos positivos e negativos dessas tarefas para criar uma força de trabalho produtiva e positiva.
A dificuldade na Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é uma das áreas mais difíceis de administração atualmente.
Então, a sua pergunta agora deve ser por quê?
E a resposta é simples, as pessoas não são máquinas, são complicadas e emocionalmente instáveis.
Por isso, um bom líder precisa superar todas as armadilhas que podem surgir em suas vidas profissionais, a fim de manter a estabilidade da equipe e um equilíbrio valioso entre suas vidas, personalidades e desempenho.
Por isso, quando penso em gestão de pessoas, a primeira coisa que me vem à mente é que temos pessoas gerenciando pessoas, então o mais importante é que precisamos ter as pessoas certas para gerenciar outras pessoas.
Ainda mais, os líderes que reconhecem que as pessoas são o maior patrimônio de uma empresa, devem se concentrar em contratar as pessoas certas e depois tirar o máximo proveito dessas pessoas.
Bem como, a tarefa mais importante que bons gestores têm, além de lidar com as pessoas sob sua direção, é a de descobrir o melhor delas.
Isso porque, desbloquear o potencial das pessoas é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Por outro lado, quando os talentos de um funcionário não são canalizados corretamente, seu comportamento pode comprometer seriamente o sucesso de uma organização.
Pessoas cujo potencial não é explorado, provavelmente assumirão comportamentos de procrastinador, mártir, fofoqueiro, manipulador, traidor, narcisista, mentiroso e predador.
Ou seja, em vez de lidar com funcionários que desenvolvem mecanismos de defesa para mascarar sua insatisfação com a situação de trabalho, a empresa precisa desenvolver processos para incentivar um comportamento eficaz no trabalho.
Por que as pessoas são importantes?
Essa pergunta geralmente surge na cabeça daqueles que estão começando a estudar a área de gestão de pessoas, e bom, a resposta é simples.
As pessoas são consideradas recursos importantes porque funcionários bem treinados e motivados são a principal fonte de eficácia, eficiência e sustentabilidade de um negócio.
Com isso, eles fornecem eficácia quando entendem os objetivos da organização e concentram sua energia em tarefas que os sustentam.
Vale lembrar que a maioria dos recursos de uma organização não é exclusiva e pode ser copiada pelos concorrentes. Em outras palavras, equipamento, tecnologia e métodos podem ser copiados pelos concorrentes.
Isso pode levar tempo, mas, eventualmente, os concorrentes podem duplicar a maioria das coisas que uma organização possui ou faz.
Mas os concorrentes não podem copiar pessoas.
O capital humano é o reconhecimento de que as pessoas nas organizações e empresas são ativos importantes e essenciais que contribuem para o desenvolvimento e o crescimento, de maneira semelhante aos ativos físicos, como máquinas e dinheiro.
As atitudes e habilidades coletivas das pessoas contribuem para o desempenho e a produtividade organizacional. Qualquer gasto em treinamento, desenvolvimento, saúde e apoio é um investimento, não apenas uma despesa.
A concorrência é tão acirrada e a mudança é tão rápida que qualquer vantagem competitiva obtida com a introdução de novos processos ou tecnologias pode durar pouco se os concorrentes adotarem a mesma tecnologia. Entretanto, uma boa gestão de pessoas e uma equipe alinhada com a cultura de sua empresa, é algo a concorrência jamais poderá copiar.
Chegamos ao fim…
Estamos finalizando mais um artigo. Espero que eu tenha te ajudado a conhecer e entender a área de gestão de pessoas e tudo que a engloba.
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Até a próxima!