O que são os recursos chave
No artigo anterior, descrevemos a importância do bloco de atividades principais.
Pois bem, nesse artigo, estudaremos a importância dos recursos principais.
Quando pergunto aos empresários de quais recursos eles precisam, a maioria deles diz que precisa de dinheiro, ou capital, como o chamamos no jargão empresarial.
Porém, geralmente deixam de fora outros recursos que às vezes são mais importantes do que o capital.
Primeiramente, todo modelo de negócios requer recursos-chave, ou seja, é importante começar seu negócio com os recursos certos para ajudá-lo a ter sucesso.
Claro, nem todos os recursos são iguais para todas as empresas. Se você não tiver os recursos certos mapeados, seu negócio provavelmente terá um início difícil.
Considere cuidadosamente os blocos anteriores
Ao desenvolver seu segmento de Recursos-chave, considere cuidadosamente os primeiros cinco blocos.
Afinal, seus recursos terão que contabilizar de forma abrangente todas as hipóteses aceitas até agora.
Se você não tem os meios para fornecer valor, não há valor, com isso dito, muitos recursos serão óbvios e podem não precisar de muito debate, isso significa, no entanto, grandes decisões, como a aquisição de imóveis, devem ser sujeitas a escrutínio.
Proposta de Valor e recursos chave
Seus recursos permitem que sua empresa entregue a Proposta de Valor, alcance mercados, mantenha relacionamentos com os segmentos de clientes e obtenha receita.
Trata-se dos principais ativos que a empresa requer para entregar o produto final ao cliente e, geralmente, são diferentes dos utilizados por seus concorrentes.
Eles definem, portanto, que tipo de materiais, recurso humano e equipamentos você precisará para dar vida a sua proposta de valor.
Como Os Recursos-Chave Se Vinculam À Proposta De Valor
O tipo e as características dos recursos-chave de uma empresa determinam o quão bem ela pode cumprir sua proposta de valor.
Por exemplo, no caso de uma companhia aérea, se a proposta de valor for a facilidade de viagem, o fornecimento de um aplicativo será uma parte fundamental da proposta de valor.
O aplicativo pode manter sua reserva, permitir que você reserve seu assento, receba notificações sobre alterações em seu voo, mantenha seu e-ticket e permite que você se comunique facilmente com um cliente.
Vou dar um exemplo concreto
Primeiramente, se você produz bolsas de mão, precisará ter: espaço de trabalho, máquinas para costurar, pessoas para gerenciar as máquinas, materiais (por exemplo, tecido, linha e zíperes) e dinheiro para manter as operações em andamento.
Além disso, você também pode precisar proteger suas bolsas e pode, por exemplo, construir uma marca forte que os clientes se relacionem com você e sua empresa.
Por fim, seus principais recursos descrevem os ativos estratégicos mais importantes necessários para fazer seu modelo de negócios funcionar.
Como maquinário, instalações, conteúdo intelectual, patentes, recursos humanos, equipes, plataformas, etc.
Recursos x Canais
Ainda mais, deve-se atentar que em alguns aspectos pode-se haver confusão para distinguir do bloco de Canais, por exemplo, um serviço de atendimento telefônico é um canal e os equipamentos que compõem a infraestrutura é o seu recurso chave.
Tipos de recursos
Os recursos podem ser classificados em cinco tipos:
1 – Recursos Físicos
São os insumos e estruturas tangíveis de que a empresa precisa para criar sua proposta de valor, tais com edifícios, veículos, máquinas, equipamentos, pontos de venda, redes de distribuição, entre outros.
Ou seja, uma empresa fabricante de automóveis como a BMW precisa de fábricas de produção especializadas como recurso fundamental.
Essas estruturas de produção requerem terrenos, equipamentos, edifícios e outras infraestruturas.
Além disso, para inovar, muitos fabricantes de automóveis transformaram a forma como organizam e usam seus recursos físicos. Como exemplo, os fabricantes de automóveis usam robôs em seu processo de produção para melhorar a precisão, velocidade de produção e reduzir custos.
Varejistas como Wal-Mart depende fortemente de recursos físicos, que muitas vezes exigem muito capital. Como uma enorme rede global de lojas e infraestrutura logística relacionada.
2 – Recursos Intelectuais
São os recursos intangíveis, que demandam muito tempo e trabalho para serem desenvolvidos. Porém, uma vez concluídos, oferecem valor substancial à organização – é só você pensar na força que algumas marcas têm no mercado. Incluem marcas, patentes, direitos autorais, conhecimentos particulares, bancos de dados etc.
Para setores como consultoria e publicidade, a propriedade intelectual e, de fato, as pessoas, são um recurso essencial. Às 17h30, todos os recursos essenciais para uma empresa de publicidade deixam o prédio. As pessoas têm o know-how, as habilidades, o conhecimento do cliente e a compreensão de como o negócio funciona. Como a empresa não possui e não pode ser proprietária dessas pessoas, ela precisa ter contratos legais em vigor para se proteger.
As marcas
São um recurso-chave intangível que tem um valor monetário contra elas. Marcas como Apple, Nike e Gillette investiram enormes somas de dinheiro na criação de sua marca e na promoção de como as pessoas a percebem. O nome, o logotipo e o uso da marca, portanto, são um recurso intangível significativo que pode ser utilizado na comercialização de novos produtos.
Software é um bom exemplo de recurso digital que geralmente leva anos para ser codificado e perfeito. Empresas como Adobe, Slack, Google e Microsoft investiram milhões de dólares para criá-los, mantê-los e apoiá-los. Muitas dessas empresas protegem sua propriedade intelectual por meio de patentes.
3 – Recursos Humanos
As pessoas costumam ser os ativos mais importantes e, por vezes, os mais negligenciados em uma organização, especialmente em negócios que exigem amplo conhecimento, criatividade ou contato humano, como nas áreas de atendimento, ciências, publicidade ou vendas. Para empresas que prestam serviços, as pessoas são o recurso mais importante. Exemplos da importância das pessoas como um recurso podem ser vistos em diferentes setores:
Indústrias de hospitalidade: Alimentos e bebidas, Viagem e Turismo, etc.
Serviços: meios de comunicação, cuidados de saúde, Marketing, etc.
Pesquisa: pesquisa científica, engenharia, projeto, medicina.
O que torna as pessoas tão importantes nessas indústrias é que elas envolvem altos níveis de interação com o cliente, informações (muitas vezes feitas sob medida para o cliente), criatividade e personalização.
Recursos Sócios
Muitas vezes o recurso acaba se tornando um sócio ou a empresa já surge com esse formato, onde pessoas com capacidades distintas se unem para um propósito em comum.
Serão esses recursos que possibilitarão o sucesso de todos os blocos previamente estudados, isto é, são eles que irão permitir à empresa oferecer uma Proposta de Valor, criar Relacionamento com os Segmentos de Clientes definidos e obter lucro por meio das Fontes de Receita e dos Canais de Distribuição escolhidos.
4 – Recursos Financeiros
Provavelmente, o recurso mais importante de que você precisa é dinheiro. Outro termo para dinheiro é capital. Quando você começa, precisa comprar coisas, até mesmo coisas simples que o ajudem a fazer seu negócio decolar. São recursos ou garantias financeiras que abrangem dinheiro, linhas de crédito e plano de ações para funcionários, nesse sentido algumas dependerão mais desse tipo de recurso e, portanto, esse serão os mais fortes na organização, como por exemplo: empréstimos, investidores anjo, capital próprio, familiares e venda antecipada.
Um ponto crítico a ser destacado é que, no estágio inicial de um negócio, você não está ganhando dinheiro, portanto, precisa de investimento de capital para pagar por todos os seus principais recursos.
5 – Recursos digitais
Primeiramente, recursos digitais referem-se a qualquer recurso, que esteja na forma digitalizada, bem como, isso pode ser lido e digitalizado por meio de mídia eletrônica, porém, os recursos digitais não requerem espaço separado em uma biblioteca, pois podem ser armazenados em um computador local ou remotamente.
Com a constante transformação digital dentro das fábricas e com as novas possibilidades proporcionadas pelo avanço da tecnologia, fica claro que as mudanças causadas por esses recursos já impactam gestores, colaboradores, parceiros, clientes e outras áreas das empresas.
Além de melhorarem a eficiência da rotina de trabalho, as empresas que contam com recursos digitais ganham destaque por apresentarem uma maior flexibilidade diante do mercado. Atualmente, as chamadas fábricas inteligentes se caracterizam por se apoiarem em tecnologias como IoT, inteligência artificial, big data analytics (análise inteligente de dados), entre outras ferramentas.
Tipos de recursos digitais
Usar ferramentas digitais é a melhor forma de otimizar resultados e definir estratégias para uma boa performance.
A Amazon.com, precisa como recurso digital, uma ampla infraestrutura de TI, além de possuir recurso físico.
A Netflix, tem como principal recurso, o digital.
A verdade é que aqueles que não abraçam a tecnologia correm o risco de ficar para trás. Para se manter à tona, os empreendedores devem começar bem seus negócios, sabendo que tipo de recurso digital é primordial para seu negócio. Veja alguns tipos deles:
- Ferramenta de automação de marketing
- Ferramenta de CRM
- Software de gestão
- Google Drive
- Trello
- Agenda digital
- Anti vírus
Perguntas a serem feitas
- Quais são os recursos chaves que será necessário adquirir de parceiros?
- Quais são os principais recursos que nossas propostas de valor exigem?
- Nossos canais de distribuição?
- Relações com o consumidor?
- Fluxos de receita?
Alguns exemplos de recursos são: máquinas, instalações, conteúdo intelectual, patentes, equipes, plataformas digitais, etc.
Erros Comuns
Muitos empreendedores deixam de pensar estrategicamente sobre os recursos-chave e como eles entregam a proposta de valor. Em vez disso, eles vêm com recursos genéricos que seriam comuns em qualquer negócio no setor em que operam.
É imprescindível neste momento fazer uma avaliação de cada um dos recursos-chave listados no canvas e verificar se o recurso mencionado é essencial para o sucesso do negócio ou não.
Por exemplo, recursos humanos talentosos são uma necessidade para a maioria das empresas, ao passo que o objetivo é ser criativo e pensar em maneiras de usar esse recurso, ou combinações de recursos, de maneiras diferentes do modelo de negócios dominante em um mercado ou indústria.
A seguir, a ferramenta que está salvando milhares de negócios nessa pandemia – parte 9