Tempo de leitura: 4 minutos

Mapa estratégico empresarial é uma área que você precisa conhecer e dominar na sua empresa se almeja o sucesso e a prosperidade nos negócios.

Por incrível que pareça, essa área é muito ignorada pelas pessoas que acreditam ser opcional ou até mesmo descartável, porém, está muito longe disso.

Então, vamos estudar tudo sobre mapa estratégico empresarial e como aplica-lo?

Vem comigo nessa!

O que é mapa estratégico?

Primeiramente, o mapa estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial fundamental para ajudar as organizações a colocarem sua estratégia em prática.

A partir do mapa estratégico se pode começar a estruturar um plano de execução, tendo em vista a definição de missão, visão e valores da empresa e consequentemente os objetivos estratégicos que se pretende atingir.

Vamos falar de cada um desses tópicos nesse artigo e explicar de maneira clara seus detalhes.

Qual a importância do mapa estratégico?

Antes de tudo, quero te perguntar, para que serve um mapa?

Sua resposta provavelmente foi que um mapa serve para lhe guiar, impedir que se perca num território pouco conhecido, certo?

Por isso, para quem precisa gerir um negócio, nada melhor que um mapa estratégico para mostrar o caminho correto que deve ser seguido.

O mapa estratégico é um mapa que orienta não só o empresário, mas toda sua equipe. É a melhor forma de comunicar a cultura da empresa aos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

O que compõe o mapa estratégico?

O mapa estratégico pode ser composto de alguns objetivos estratégicos, dependendo de quem o está formulando, entretanto precisa ser alicerçado principalmente por três colunas fundamentais: a missão da empresa, a visão de futuro e os valores.

Ademais, esses objetivos estratégicos devem estar dispostos de forma clara e organizada, facilitando a comunicação dentro da empresa.

Por que permanecemos leais às marcas?

Você já se perguntou por que permanecemos leias as marcas?

Pense nas marcas que você compra repetidamente, por que as escolhe mesmo existindo tantas opções baratas por ai?

Se você costuma voar sempre em uma determinada companhia aérea, compra seu café no mesmo lugar todas as manhãs ou recomenda um restaurante específico sempre que pessoas de fora da cidade pedem sugestões. Bem, há uma boa razão para isso.

A razão pela qual permanecemos leais às marcas é por causa de seu mapa estratégico. As melhores marcas se esforçam para combinar elementos físicos, emocionais e lógicos em uma experiência excepcional para o cliente (e funcionário) que você valoriza tanto quanto eles. Em nenhum lugar esses conceitos são mais visíveis do que nas declarações do mapa estratégico da empresa.

Além disso, quando você cria uma conexão bem-sucedida com seus clientes e funcionários, muitos deles podem permanecer leais a você por toda a vida. Isso o ajuda a aumentar sua lucratividade geral enquanto constrói uma base sólida de promotores de marca.

Por outro lado, conseguir essa conexão não é uma tarefa fácil. Isso porque as empresas bem-sucedidas são aquelas que se mantêm fiéis aos seus valores essenciais ao longo dos anos e criam uma empresa com a qual funcionários e clientes têm orgulho de se associar.

Os valores da empresa

Agora, depois de entender bastantes conceitos do mapa estratégico empresarial, é hora de falarmos dos valores da empresa.

Perceba que os valores não apenas conduzem a atitude dos colaboradores, mas eles têm o poder de proporcionar uma identidade a toda organização.

Esta identidade é percebida pelos colaboradores, clientes, mercado, concorrentes, parceiros, dentre outros.

Sendo assim, o valor está também muito atrelado a toda cultura organizacional.

Com isso, quero que pergunte a si mesmo:

  • Lá na minha empresa, no que nós acreditamos?
  • Quais são nossos valores?
  • O que conduz nossas atitudes?
  • O que nos faz aceitar ou recusar algum desafio ou oportunidade?
  • Como somos percebidos pelos nossos clientes?

Algumas pessoas definem valores como um “ideal” a ser perseguido. Por exemplo, eu sou desorganizado e sempre chego atrasado. Em função disso, defino como um dos valores da empresa “pontualidade”, pois eu sei que é algo que me irrita e que sempre devemos buscar.

No entanto, se você está sempre atrasado, este valor não será respeitado por ninguém. Os colaboradores acharão que isso não passa de uma hipocrisia e não darão qualquer importância para isso.

Em conclusão, é por causa disso que o valor deve ser condizente com o conjunto de crenças dos seus sócios. Deve dar à empresa a identidade de seus líderes. É somente assim que se estabelece uma cultura sólida.

Endomarketing: conheça seu poder quando atrelado ao mapa estratégico empresarial

Muitos empresários me perguntam: como transformar funcionários em verdadeiros admiradores da marca?

E a resposta é simples, isso é feito através do endomarketing.

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa.

É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

Para fazer o endomarketing de sua missão, você precisa ser criativo. Use algum exemplo lúdico para ajudar a seus colaboradores a sempre se lembrarem da missão da empresa.

Escolha um tema, crie um hino, rituais, alegorias, etc. Faça camisetas, adesivos, bonés, canecas, etc.

Se estiver sem criatividade, reúna seus principais colaboradores para lhe ajudar nessa tarefa.

Viva sua missão diariamente!

Por último, uma vez definida a sua missão e feito seu endomarketing, você poderá sempre lembrar e motivar seus colaboradores a viver a missão da empresa.

Para isso, você deve comunicar aos colaboradores a missão, explica-la detalhadamente, deixar claro porque esta é a missão e não outra. É preciso que ninguém tenha dúvida sobre isso, para que possam acreditar no mesmo que você e viver de acordo com isso.

E no fim de cada dia, você pode se dirigir à sua equipe e perguntar: Conseguimos cumprir nossa missão hoje?

Aliás, a missão sempre deve ser lembrada por todos, mesmo em atividades rotineiras: contratação, reuniões, discussões, atendimentos, reclamações do cliente, o tema deve ser constantemente lembrado. Os gestores devem lembrar os colaboradores diariamente como devem viver a missão da empresa.

Concluindo…

Por fim, espero que eu tenha te ajudado a conhecer e entender a área do mapa estratégico empresarial e sua importância.

Caso queira explorar e conhecer mais sobre a categoria, clique aqui para ser redirecionado a todos os artigos que temos sobre o assunto.

Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.

Te vejo no próximo post.

Até a próxima!

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)