Diferencial competitivo é um termo muito falado no universo dos negócios hoje, e não que seja sem razão, afinal este é um termo de extrema importância para qualquer negócio que deseja se destacar e alavancar seus lucros e popularidade ao longo prazo.
Isso porque, o grande cerne do diferencial competitivo é que sua empresa seja diferente e única de alguma forma.
Ou seja, possuir um diferencial competitivo na sua empresa é assumir um lugar de destaque no mercado, sendo diferente e única de todas as outras, e vai por mim, os clientes adoram isso.
É até bem simples entender a razão disso, sair da mesmice é algo que cresce os olhos de qualquer um.
Em um mercado vasto com tantas opções e preços do mesmo serviço e/ou produto, quem se destaca ganha o coração do cliente.
Por isso, é importante conhecer e compreender essa área, buscando sempre uma oportunidade para aplica-la em sua empresa.
Porém, fica tranquilo que vou te ajudar a entender tudo sobre o assunto e como desenvolver isso na sua empresa de maneira certeira e correta.
Vamos lá!
O que é diferencial competitivo?
O diferencial competitivo diz respeito aquilo que sua empresa tem de diferente e exclusivo no produto e/ou serviço prestado.
Podendo este diferencial estar aplicado ao seu produto em si, ao atendimento e relacionamento com o cliente, a entrega do produto, embalagens ou brindes para o consumidor, dentre tantas outras estratégias.
Estes atributos e estratégias são focados totalmente nos seus clientes e devem ser completamente diferentes e exclusivos dos seus concorrentes.
Ou seja, nada de copiar a estratégia de outras empresas e aplicar na sua, mesmo sendo nichos diferentes, abandone essa ideia.
Além disso, quero destacar a independência que existe no fator diferencial competitivo e preço, isso deve-se ao fato de que um bom diferencial faz você poder elevar o seu preço sem que prejudique seu número de clientes.
Este fator explica-se devido ao diferencial fazer com que seus clientes facilmente paguem mais caro para usufruir do seu produto, já que isso oferece uma experiência a eles.
O caso prático do Starbucks
A Starbucks é uma empresa multinacional norte-americana, possui hoje a maior cadeia de cafeterias do mundo.
Esta empresa é um exemplo muito prático de uma empresa que aplicou um diferencial competitivo e destacou-se muito em seu nicho.
Com certeza você já experimentou de seu serviço ou pelo menos conhece a marca pelo seu famoso nome.
Sua história começou em 1971, foi fundada em Seattle, Estados Unidos, em um pequeno espaço no mercado público Pike Place.
Sua fundação foi responsável por dois professores, Zev Siegel e Jerry Baldwin, e pelo escritor Gordon Bowker, que foram unidos pela paixão por cafés.
A empresa comercializa cafés de alta qualidade, que eram torrados na hora, importados do mundo todo.
Ademais, o nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck, que foi o primeiro-imediato do capitão Ahab em Moby Dick, clássico da literatura estadunidense.
Além disso, a marca, que representa uma sereia com duas caldas, foi inspirada em ilustrações nórdicas do ser místico.
Desde o seu começo já possuíam seu diferencial que era a maneira da torra do café, fazendo assim, com que garantisse um café mais encorpado para os clientes.
Hoje em dia, seu principal destaque vem das suas embalagens com layouts criativos e únicos.
Isso porque, seu café vem em uma embalagem com um design impecável, além de seu nome e uma frase escritos a mão de forma original para o cliente.
Outras estratégias da Starbucks
Além dessas estratégias, a empresa faz uso de muitas outras que merecem um destaque para aprendermos e nos inspirarmos.
Vamos ver algumas delas?
1- Atendimento ao cliente de forma única
O atendimento que a Starbucks oferece ao cliente é algo de muita notoriedade e que merece sua atenção.
A empresa tem um largo investimento em treinamentos e capacitações para seus funcionários a fim de criar um relacionamento humano agradável e natural.
Outro fator de muita notoriedade é a expectativa que a empresa causa ao abrir uma nova loja, criando através de estudos do local e campanhas de marketing um sentimento de desejo a todos.
E não é pra menos, a Starbucks se destaca e muito por oferecer um espaço tão agradável e confortável ao cliente, além de contar com um atendimento excepcional.
2- Inteligência na escolha das parcerias
Parcerias são de extrema importância para propagar a imagem da sua empresa e, se investida corretamente, pode gerar grande retorno para a sua marca.
Sabendo disso, a Starbucks pensa com muita inteligência e estratégia com relação a suas parcerias, acertando em cheio em sua grande maioria.
Uma de suas parcerias mais recentes com o Spotify, serviço de streaming de música, a Starbucks garantiu aos clientes Premium do serviço de streaming a oportunidade de ganhar café grátis nas lojas.
Além dessa, a empresa também já fez parceria com o New York Times, jornal diário estadunidense, que é o único jornal vendido nas cafeterias da Starbucks.
3- Qualidade no produto oferecido
Além desses fatores falados, a Starbucks se preocupa muito com a qualidade do seu produto.
A empresa conta hoje com mais de 20 tipos de café, sendo do mais simples aos mais robustos e elaborados, todos possuindo uma qualidade indescritível.
Tal qualidade ganha tamanha notoriedade a ponto de um de seus cafés ganhar diversos prêmios.
Por exemplo, no café Frappuccino, que segundo a Business Week destacou-o entre os melhores produtos do ano.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender tudo sobre diferencial competitivo e tudo que envolve o tema.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!