O endomarketing é uma estratégia necessária para sua empresa que, por mais que ignorada e desconhecida por muitos, não deve ser deixada de lado.
Esta falta de conhecimento e ignorância causa um efeito negativo para essa estratégia, que faz com que os empresários a rejeitem sem ao menos conhecer.
Por isso, convido você a seguir comigo nesse artigo e conhecer sobre o endomarketing, o que ele significa, como usá-lo e exemplos para melhor entendimento.
Vamos lá?
O que é Endomarketing?
Pois bem, o endomarketing, ou também chamado marketing interno, é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, ou seja, focada nos colaboradores da empresa.
Além disso, seu objetivo e enfoque principal são: melhorar a imagem da empresa para os colaboradores e funcionários, melhorar o employer branding e reduzir o turnover.
Se você não sabe o que é turnover, deixa que eu te explico. Quando falamos em turnover estamos nos referindo diretamente ao índice de rotatividade dos funcionários, índice este que é muito importante que esteja baixo na empresa.
Sendo assim, podemos traçar duas linhas de pensamento muito lógicas: o marketing e o endomarketing.
O marketing é uma estratégia nos negócios que visa fidelizar e conquistar clientes externos. Em contrapartida, o endomarketing tem como foco fazer o mesmo, porém com clientes internos, ou seja, os funcionários e colaboradores.
Entretanto, muitas pessoas confundem endomarketing com comunicação interna. Os dois podem ser até parecidos, e na realidade caminham juntos, porém são duas coisas diferentes e não devem ser confundidas.
Saiba como usar o Endomarketing em sua empresa
Para muitos empresários inserir o endomarketing em sua empresa é uma tarefa desafiadora e muito problemática.
Porém, neste tópico você vai ver como aplicar e usar o endomarketing na sua empresa de maneira correta e eficiente.
Primeiramente, depois da explicação que falamos acima, é claro que o endomarketing vai trabalhar a região interna da sua empresa.
Por conta disso, quero começar dizendo que o setor de RH terá participação direta e muito importante na execução do endomarketing.
Isso porque o RH está sempre em contato com os colaboradores e funcionários, sendo mais fácil entender quais são os principais desafios e barreiras a serem enfrentados.
Sendo assim, o RH é essencial na tarefa de realizar um trabalho que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da equipe e da sua empresa.
Esse trabalho consiste entrar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa, quais são as coisas que precisam ser reestruturadas e mudadas e como a empresa pode oferecer ajuda a todos diariamente.
Feito isso, você estará apto para implementar o endomarketing na sua empresa baseado nos resultados desta pesquisa.
Aqui estão alguns exemplos mais comuns de endomarketing:
- Treinamentos e capacitações;
- Bonificação por bons resultados;
- Eventos corporativos voltados aos colaboradores;
- Incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
- Valorização do desempenho individual e coletivo;
- Melhorias nos processos de comunicação interna.
Benefícios do Endomarketing para sua empresa
Então, depois de ler tudo isso imagino que já tenha percebido a importância dessa área e como você deve investir nela.
Nesse tópico vou citar alguns dos benefícios que o endomarketing traz a sua empresa e explicar alguns deles.
1- Maior motivação e produtividade na equipe
Pois bem, um bom endomarketing gera resultados notórios na motivação e produtividade da sua empresa.
Isso porque seus colaboradores inevitavelmente ficam mais realizados, felizes e entusiasmados e dão o melhor de si para o crescimento da empresa.
Gerando assim, como consequência, um melhor tratamento para seus clientes, ou seja, todas as áreas saem ganhando.
2- Melhora na comunicação interna
Bom, já falamos nesse artigo sobre a importância da comunicação interna e melhor ainda, sabemos que o endomarketing é uma solução perfeita para melhora-la.
A comunicação interna auxilia e corrobora para um melhor ambiente de trabalho, livre de desentendimentos e brigas repentinas.
Tornando assim a comunicação da empresa direta e simples, onde todos tem voz e são ouvidos, fazendo com que todos sintam-se uteis e necessários na empresa.
3- Desenvolvimento pessoal a equipe
Não é interessante para ninguém trabalhar em uma empresa e perceber que não adquiriu nenhum conhecimento enquanto esteve lá, certo?
Ou também, trabalhar em uma empresa que se frustra diariamente e quando sai de lá percebe que foi apenas traumático a você.
Uma empresa que investe no endomarketing leva aos seus colaboradores boas experiências, capacitação e uma enorme satisfação pessoal.
Fazendo assim, com que as pessoas que passam pela sua empresa nunca mais sejam as mesmas.
4- Menor rotatividade de colaboradores
Além desses benefícios, o endomarketing também dispõe a sua empresa um menor turnover, em outras palavras, uma menor rotatividade de funcionários/ colaboradores.
Isso porque a satisfação da sua equipe irá aumentar, e existirá um sentimento de compromisso com a empresa entre os seus colaboradores, fazendo com que todos confiem na empresa e em seu potencial.
Exemplos
Após isso tudo, vamos ver alguns exemplos de cases de sucesso no endomarketing para você entender melhor e até mesmo se inspirar nessas empresas.
1- Google
Bom, a Google é um ótimo exemplo para começarmos. Conhecida por muitos como uma das melhores empresas para se trabalhar pela sua preocupação e dedicação aos seus colaboradores, oferecendo diversas vantagens e benefícios.
Entre esses benefícios, podemos citar salas de vídeo game, academia, mesas com jogos, licença maternidade estendida com bônus para esse tempo de afastamento, entre outros.
2- Coca-Cola
Afinal, quem não conhece a Coca-Cola? Ela é um grande exemplo de endomarketing para você se inspirar.
Em 2016, ano de Olimpíadas, a Coca-Cola elaborou um andar olímpico, um espaço temático que aproximava os colaboradores desse evento tão famoso.
Este lugar possuía diversos jogos e brincadeiras para descontração e união da equipe. Além disso, o espaço contava com um cenário montado com a réplica da tocha olímpica, fornecendo aos funcionários a experiência como se estivessem carregando a tocha.
Conclusão…
Por fim, chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a entender e conhecer o endomarketing e tudo sobre esta área tão importante.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.
Até a próxima!