Quer saber o que é gamificação e para que ela serve? Esse post é para você.
Aqui falarei tudo o que você precisa saber sobre o tema e claro, como esse tema pode ser inserido dentro das empresas.
Boa leitura!
O que é a gamificação?
A gamificação é a utilização de jogos para ensinar algo a alguém.
Assim, empresas vem optando por ensinar trabalhos em grupos através de jogos, já que a dinâmica da prática auxilia melhor os colaboradores.
Além disso, é possível:
- Melhorar o relacionamento dentro do ambiente de trabalho;
- Influenciar no aprendizado;
- Resolver problemas;
- Motivando ações;
- Focar em comportamentos fora do trabalho, etc.
Mas, para isso, é preciso despertar a curiosidade dos colaboradores.
Por que utilizar essa técnica?
Uma pesquisa desenvolvida pela Newzoo, descobriu que mais de 2,5 bilhões de pessoas jogam algum jogo ao redor do mundo.
Só para você ter uma ideia, no Brasil, são mais de 66,3% de pessoas que jogam alguma coisa pelo celular.
A idade média dessas pessoas vai de 25 anos até 34, segundo os dados que foram registrados pela Pesquisa Game Brasil.
Além disso, a pesquisa mostrou que colaboradores das empresas se sente mais motivados quando existem elementos de jogos nos treinos.
Nesse caso, 83% dos funcionários responderam de maneira positiva a pergunta.
Por fim, 89% das pessoas acabam se sentindo mais produtivas quando o trabalho envolve jogos.
Como usar a gamificação dentro das empresas?
Através desse modelo de ensino é possível aproveitar todos os benefícios que são capazes de despertar o interesse e motivação das pessoas.
Assim, é possível trazer benefícios concretos para quem participa, sejam pessoais ou profissionais.
Além disso, ele pode influenciar diretamente nos resultados da empresa.
Com o crescimento da tecnologia, as empresas decidiram mudar a maneira de lidar com várias fronts, que inclui:
- Colaboradores;
- Clientes;
- Fornecedores;
- Parceiros.
Além disso, ficou claro que as empresas passaram a ter maiores oportunidades de engajamento.
Assim, o aumento de lucro e o fortalecimento da empresa no mercado ganhou destaque.
Por fim, essa solução pode ser implantada dentro de diversos processos de uma empresa, trazendo vantagens.
Quais são as vantagens da gamificação dentro da sua empresa?
– Treinamento com produtividade:
Os jogos é um dos fatores que mais auxiliam dentro da aprendizado das pessoas, o que influencia no comportamento da produtividade, por exemplo.
A partir disso, analisar os resultados também se torna bem simples.
Digo isso porque eles podem ser simultâneos, já que os resultados tendem a serem mais práticos de conseguirem.
Assim, você consegue identificar quais são os ensinamentos que devem ser reforçados.
Além disso, é possível também ensinar os colaborações com itens como:
- Trabalho em equipe com os novos colaboradores;
- Capacitação recorrente da equipe;
- Estímulo de crescimento na organização.
Desta forma, ao invés do treinamento ser uma obrigação, o funcionário irá se sentir estimulado a manter os estudos ativos.
– Engajamento:
Os jogos, como já mencionei por aqui, é uma ótima maneira de incentivar a sua equipe.
A cada partida vencida ele irá ser estimulado a ir além, o que pode levar ao aumento da pontuação.
Esse comportamento vai incentivar no contato com outros colaboradores, por exemplo.
Além disso, é possível se prevenir de diversas maneiras atuando dessas maneira.
Uma dessas coisas é a retenção das pessoas mais talentosas na empresa e valorização em massa.
Esse comportamento pode te poupar de demitir pessoas de maneira desnecessária, levando a grande rotatividade, o que prejudica a imagem da empresa em diversos aspectos.
Como implementar a gamificação dentro da sua empresa?
– Realize um diagnóstico do seu público:
A primeira coisa que você precisa para implementar o seu projeto é realizando uma análise interna dentro da sua empresa.
Quando você leva em consideração o perfil dos seus colaboradores, você compreende melhor:
- Limitações;
- Comportamentos;
- Habilidades;
- Referências;
- Expectativas do grupo.
Assim, você vai conseguir desenvolver um jogo que seja interessante e um funcionamento que esteja de acordo com a realidade.
Por fim, realize algumas pesquisas que englobam muitos aspectos, desde a interação que deve acontecer com os colaboradores até a produtividade.
Não se esqueça que, quanto maior o número de informações, mais eficiente será a elaboração do projeto.
– Defina o propósito do jogo:
Outro item que você precisa avaliar é a definição do objetivo do projeto.
- O jogo será feito para os novos empregados?
- Ele será feito para alavancar as vendas de um produto?
- O jogo foca em um setor específico?
Através dessas respostas fica muito mais simples planejá-lo.
Além disso, é possível saber quais informações precisam ser utilizadas e quais não são relevantes.
Por fim, saiba o que você deseja alcançar com o desenvolvimento desse projeto.
Essa resposta vai conseguir te auxiliar no decorrer de um projeto que fique de acordo com o que você procura.
Assim, será muito mais simples encontrar a solução.
– Crie metas para a gamificação:
Não basta você saber qual é o objetivo da criação do jogo, você precisa também criar metas que sejam reais.
Logo, aposte sempre em um teste em grupo antes de liberá-lo.
Esse passo vai te ajudar a adequar o que precisa e tornar o jogo mais eficiente, corrigindo falhas.
– Aposte em ideias diferentes:
O ideal é que você busque sempre alternativas para deixar o seu jogo mais interessante.
Uma dica é você criar um sistema para premiar os melhores.
Assim, você vai tornar o processo, de maneira geral, satisfatório.
Você pode também optar por um sistema de pontuação ou mesmo títulos.
O que mais importa é despertar o interesse.
– Procure alguém confiável para fornecer o jogo:
Dentro da fase de implementação, é fundamental encontrar um fornecedor que seja aliado da empresa e confiável para finalizar o trabalho.
Nesse caso, opte sempre por profissionais que são destaques no mercado, garantindo assim o sucesso dos equipamentos e do processo geral da atividade.
Portanto, antes de você selecionar uma empresa, realize uma pesquisa.
Veja as redes sociais de fornecedores e solicite o máximo de referências que puder.
Além disso, tente envolver todo o seu time dentro da fase de implementação.
Assim, eles irão se sentir como parte da atividade, tornando o processo mais prazeroso e fácil.
Por fim…
Depois desse post, espero que você tenha tudo o que precisa sobre o tema e claro, como você pode utilizar a gamificação dentro da sua empresa.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e até o próximo post.