Com o crescimento do meio digital e tecnologias de automação, cada vez mais a humanização de processos dentro de uma empresa está sendo deixada de lado e tornando-se robótica e genérica.
Porém, essa tendência é péssima para a experiência do cliente com sua empresa, pois torna sua interação maçante e nada agradável.
Cada pessoa do outro lado da tela possuí suas particularidades, emoções, dúvidas, etc.
Sabendo disso, é importante que suas estratégias de marketing tratem este público como pessoas e não apenas números.
É evidente que as grandes empresas já estão priorizando a humanização de suas marcas e campanhas, gerando como resultado uma melhora muito significante quando o assunto é relacionamento com o cliente.
Por isso, é de extrema importância que você entenda sobre a humanização do seu conteúdo e aplique ele de maneira correta.
Mas fica tranquilo que neste artigo vou explicar tudo detalhadamente para você.
Vamos nessa!
O que quer dizer conteúdo humanizado?
Primeiramente, vamos entender o que é um conteúdo humanizado.
Pois bem, um conteúdo humanizado é aquele que olha para o cliente como um ser humano, não apenas como um número ou um mero consumidor, atendendo e respondendo às suas emoções, com o grande fator em destaque: a empatia.
Podemos dizer que um conteúdo humanizado tem o foco principal nas pessoas, sendo quem elas forem, diferente de uma marca que prioriza apenas volume de vendas.
Importância da humanização
Agora que você já sabe o que é um conteúdo humanizado, vamos entender qual a importância de investir nessa área na sua empresa.
Bom, como primeira grande importância podemos citar a melhora no relacionamento com seu público.
Isso porque, a sensação gerada no cliente é de que você está falando diretamente com ele e de maneira atenciosa e cuidadosa.
Com isso, os clientes sentem-se atraídos e pertencentes a sua marca, e este sentimento de pertencimento leva a segunda grande importância: a fidelização do cliente.
Fidelizar seus clientes é uma busca comum de toda empresa, e esta árdua tarefa se torna mais fácil com a humanização do seu conteúdo.
A linguagem mais humana e aproximada de seu cliente, torna ele mais propício a fidelizar com sua marca pelo sentimento de pertencimento gerado nele.
3 Dicas para implementar a humanização na sua empresa
Vamos ver nesse tópico algumas dicas para implementar a humanização na sua empresa de maneira correta e assertiva.
1. Conheça seu cliente
Como primeira dica, é necessário conhecer seu cliente, isso porque você precisa achar a melhor maneira de se comunicar de forma a conectar-se com ele.
Por isso, faça pesquisa de dados para conhecê-los com exatidão e poder ser assertivo na mensagem.
2. Seja empático
Como segunda dica, quero dizer da importância da empatia.
A empatia diz respeito a sensibilidade de se colocar no lugar da outra pessoa, sentir o que ela sente.
Uma mensagem mais fria, com pouca empatia, dificilmente se conectará com o cliente.
Por isso entenda a dor do seu cliente e demonstre verdadeira preocupação em saná-la, de maneira sensível e empática.
3. Seja comunicativo
A terceira dica é o investimento em comunicação.
Entender a linguagem que seu público usa e saber aplica-la na sua empresa pode ser um fator determinante para o bom desenvolvimento da humanização do seu conteúdo.
Por exemplo, se seu nicho é o de crianças, usar a linguagem deles ou de suas mães, pode ser um grande diferencial.
Uma ferramenta usada no meio das redes socais que pode ajudar é o do storytelling, capaz de se conectar com facilidade com o leitor.
Além disso, use a comunicação para sair um pouco da conversa monótona sobre negócios, seu público gosta de saber mais que isso!
Por isso, entretenha seu público, mostre os bastidores, ensine algo novo e inusitado, exponha o making-of dos processos, dentre outros.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre a humanização e como inserir na sua empresa de maneira correta e funcional.
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Te vejo no próximo post.
Até a próxima!