Tempo de leitura: 4 minutos

Se você trabalha ou se interessa pela área do marketing digital sem dúvidas já ouviu falar na necessidade de ter uma landing page.

Isso porque, esta ferramenta permite você fazer a conversão do possível comprador em lead.

Além disso, o processo de montagem da sua landing page é extremamente importante e determinante para os resultados que ela trará.

Isso porque, se bem feita pode ser uma página com altas taxas de conversão, porém se feita de maneira ruim, pode gerar o efeito contrário.

Mas fica tranquilo que vou te explicar tudo direitinho nesse artigo, então, vem comigo aprender tudo sobre as landing pages.

Vamos lá!

O que é Landing Page

Bom, também conhecida como página de aterrissagem ou página de conversão, landing page na área do marketing digital é toda página que um indivíduo acessa que seja criada com o intuito de conversão.

Na maioria dos casos a página é construída de forma a ter menos elementos que uma página normal.

Isso não acontece por acaso, afinal, o objetivo principal é focar o usuário em um caminho para a venda, e para isso, ele não deve encontrar muitos obstáculos e distrações.

O que são os leads?

Falamos bastante de conversão e gerar esses tão famosos leads, mas calma aí, o que é isso?

Este termo popularizado no marketing digital tem sido bastante usado atualmente, sendo elemento principal no processo de vendas.

Basicamente leads são possíveis compradores, ou seja, pessoas que deixaram algum dado delas, como telefone, e-mail, telegram, etc, em troca de algum conteúdo oferecido pela sua empresa.

Esse contato é extremamente importante, pois possibilita o oferecimento do seu produto e/ou serviço.

Criar este relacionamento com o cliente é extremamente importante para gerar a venda e pode ser passo decisivo para o crescimento dela.

Diferença entre Landing Page e Homepage

Como falamos no primeiro tópico, há uma diferença entre landing page e homepage, e por mais que muitos já saibam, há muitas pessoas que confundem ambos os termos.

Pois bem, a Homepage diz respeito a página principal do seu site, ou seja, a primeira página que o usuário se depara ao acessar seu site.

Nesta página irá conter diversas informações e atalhos para levar o usuário a áreas que o seu site oferece.

Já a Landing Page possuirá uma estrutura para gerar exclusivamente uma ação do usuário, sendo construída a modo de induzir isto.

Sendo assim, a página possuirá uma forma simplificada, contendo apenas o estritamente necessário.

Criando uma Landing Page

Vamos agora ver algumas dicas e orientações para criar uma landing page de sucesso.

1- Defina um objetivo

Para começarmos a falar da criação de sua landing page, como primeiro passo, você deve estabelecer um objetivo claro do por que ela está sendo criada.

Ou seja, defina se seu objetivo é que a pessoa deixe seu e-mail, baixe algum conteúdo, compre um produto, entre em um grupo de Whatsapp/Telegram, dentre outros.

Com isso bem estabelecido, ficará mais fácil criar uma call to action e construir a página.

2- Apresente um bom título

Provavelmente a primeira coisa que o usuário irá ler na sua landing page será o título, por isso, fazer uma boa escolha é essencial.

O uso de uma call to action de qualidade em seu título pode ser um enorme diferencial na hora da decisão de seu cliente, afinal, muitos nem mesmo vão ler o restante das informações.

Sendo assim, faça uma ótima escolha de título para garantir a maior qualidade e quantidade de conversões.

3- Sorria para a foto!

A presença de uma imagem bem pensada para a sua landing page também é um passo que deve ser tomado para aperfeiçoar sua página.

Convenhamos, ninguém gosta daquelas imagens genéricas que todos pegam da internet, além de não ser nada profissional.

O peso de uma boa imagem é ainda maior se o produto oferecido é um objeto físico, isso porque as pessoas gostam de ver o que realmente estão comprando.

Por isso, capriche na foto que sua landing page terá para encantar os olhos do seu possível comprador!

4- Capriche no visual

Não adianta você acertar em todos os pontos antes descritos se o seu site é uma verdadeira bagunça visual, certo?

Portanto, ter um bom design em sua landing page faz toda diferença para tanto atrair o usuário quanto induzi-lo a ação.

Estude a psicologia das cores e faça o uso inteligente delas, organize a página de modo estratégico, deixe os elementos harmônicos, estas são algumas dicas para ajudar você a criar um bom design para sua página.

5- Descreva seu produto

Quando falamos em poupar elementos não queremos dizer em largar um título e achar que a landing page está pronta.

Nesse caso, adapte a descrição conforme o seu nicho e ao o que está sendo oferecido.

Isso quer dizer que em caso de um evento que irá ocorrer, informe o horário e data que acontecerá.

Ou caso esteja sendo oferecido um e-book, informe o que está contido no e-book e algumas áreas de conhecimento que serão esclarecidas.

Caso esteja vendendo um produto físico, informe qual problema este produto irá sanar em seu comprador, modo de usar, tempo de entrega, etc.

6- Conheça os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais podem ser grandes facilitadores quando o assunto é gerar uma ação no seu possível comprador.

Por isso, conhecer os gatilhos mentais e saber usá-los de maneira correta pode ser uma poderosa ferramenta para gerar uma ação nas pessoas que caírem em sua landing page.

Podemos citar como alguns exemplos os gatilhos mentais de:

  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Prova Social;
  • Antecipação;
  • Novidade.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre as landing pages e tudo que envolve o tema.

Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver outros artigos você pode clicar aqui e ser redirecionado para a página inicial do Blog da Line.

Te vejo no próximo post.

Até a próxima!

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