O marketing personalizado é uma área pouco falada no meio empresarial hoje, entretanto, possui extrema importância.
Esta área diz respeito a uma estratégia que tem como objetivo melhorar sua relação com seus clientes e se aproximar deles baseando-se na análise de dados.
E que dados são esses? A resposta é simples, dados sobre os comportamentos, gostos e hábitos do seu público-alvo comprador.
E com todos esses fatores, você é capaz de criar métodos para modelar o seu marketing de modo que fale de maneira especial com seus clientes.
Agora, vamos nos aprofundar nessa área e entender tudo que a envolve.
Vamos lá!
O que é Marketing Personalizado?
Primeiramente, vamos ver sobre o que é, de forma aprofundada, o marketing personalizado.
Bom, também chamado de marketing one to one, esta área diz respeito a estratégias e campanhas de marketing que tem como objetivo atrair e criar um relacionamento especial com os clientes.
Isso será feito tendo como base os comportamentos, preferências, necessidades, hábitos, histórico e gostos do perfil dos seus compradores.
A grande vantagem aqui é o sentimento que será criado nos seus clientes, afinal, uma mensagem tão segmentada traz o sentimento de que você está falando individualmente com cada um de seus compradores.
Esse sentimento gera como consequência um crescimento exponencial nas vendas e a fidelização da grande maioria de seus clientes.
Entretanto, é necessário atentar-se no método em que será utilizado para comunicar-se com seus clientes.
Isso porque, fazer isso com uma linguagem cansativa ou clichê pode gerar o efeito contrário do desejado.
Este efeito é o de afastar e gerar uma péssima experiência nos seus clientes, até porque, ninguém gosta de ser interrompido com mensagens robóticas e nada originais para a venda, não é mesmo?
Importâncias de Investir no Marketing Personalizado
Agora, vamos ver quais são as importâncias do marketing personalizado e entender o porquê você deve investir nessa área.
Não é novidade para ninguém que o marketing é uma área que cada vez mais se expande e está mais concorrida ao longo do tempo.
As campanhas voltadas para grande massa já não são mais tendência nem tão pouco o método mais efetivo de fazer o marketing da sua empresa.
Ao contrário dessa realidade, temos um mercado cada vez mais concorrido em que não cabem campanhas medíocres nele.
Por isso, uma estratégia de marketing que foca de maneira certeira o público-alvo e leva a ele um sentimento de pertencimento certamente se destaca, e esse, é o marketing personalizado.
Ou seja, a importância é muita clara, destacar-se da maioria, gerar experiência nos seus clientes de modo a fidelizá-los e aumentar exponencialmente suas conversões.
Exemplos de Marketing Personalizado
Vamos ver agora alguns exemplos práticos de marketing personalizado bem executados por algumas famosas empresas que provavelmente você conhece.
1- Coca-Cola
A Coca-Cola é um grandioso exemplo de marketing personalizado, a empresa conta com diversas campanhas de sucesso que aproximam e encantam seus clientes.
Uma dessas famosas campanhas foi o simples ato de colocar os nomes mais famosos do Brasil em suas latas, fazendo assim com que surja nos seus compradores a busca por seus nomes e consequentemente, a compra.
Além disso, ao ver uma lata com o nome de um amigo e/ou parente, cria em cada um a vontade de compra para presenteá-los.
2- Spotify
O Spotify é outra grande marca que não fica de fora de um ótimo marketing personalizado.
A empresa foge completamente da função de apenas oferecer músicas aos usuários.
Pelo contrário, a plataforma conta com diversas recomendações e formas de comunicação com o cliente.
Como por exemplo as abas de “Recomendado para hoje”; “Descobertas da semana”; “Com base no que você ouviu recentemente”; “Artistas sugeridos”; dentre tantas outras.
Isso tudo devido ao algoritmo do Spotify que consegue ler exatamente os gostos e preferências do usuário e assim recomendar e oferecer o que certamente irá agradá-lo.
Além disso, todo final de ano conta com a sua retrospectiva que mostra ao usuário quantas horas foram usadas no aplicativo, qual foi a música mais escutada, o artista que mais ouviu, o estilo que mais foi escutado no ano, dentre tantas outras informações.
3- Starbucks
Quem nunca postou um storie em seu perfil do Instragram com a foto de seu copo do Starbucks com seu nome que atire a primeira pedra!
Essa grande sacada e diferencial do Starbucks é um grande exemplo de marketing personalizado que atrai diversos clientes a escolherem a marca quando o assunto é café.
Por mais que seja um gesto simples, escrever o nome do cliente em seu copo traz um sentimento de importância e exclusividade muito benéficos para a empresa.
Além disso, gera um efeito de divulgação natural e grátis, devido a tendência de postar nas redes sociais seu copo de café Starbucks para mostrar que deu uma passadinha por lá.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre marketing personalizado e tudo que envolve o tema.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!