Confira aqui alguns dos principais desafios enfrentados por qualquer pai e mãe,
além de descobrir como é possível obter um “Manual de Instruções” do seu filho!
O resumo deste conteúdo também está disponível em vídeo.
Qual será um dos momentos mais importantes e, ao mesmo tempo, desafiadores na vida de qualquer ser humano? Olha, para mim, sem sombra de dúvidas é o momento do nascimento de um filho. A partir desse momento tudo muda! O novo integrante da família traz consigo novas prioridades, novos planejamentos, novas perspectivas e, claro, novos desafios.
Pergunte a si mesmo: qual o tamanho da responsabilidade por uma vida sendo gerada? Por uma pessoa a mais no mundo? Quantos erros podem ser cometidos pelos pais ao longo da criação de seu fllho?
Quantos são os desafios que os pais enfrentam até o filho atingir uma idade em que ele já tem um caráter formado, uma fonte de renda própria e a possibilidade de cuidar da própria existência?
Ora, sem pensar muito, podemos lembrar de algumas:
Quando bebê:
O filho ainda não consegue falar, portanto os pais precisam se especializar em compreender os sinais que ele emite para entender o que precisam.
Cada choro pode significar algo distinto, em especial: fome, dorzinha, fralda suja, medo, sono e, até mesmo, birra.
E não há nada mais agoniante do que tentar resolver cada um dos problemas acima e nada funcionar. Quando o choro continua é uma mistura de estresse com preocupação conhecida muito bem pelos papais que estão lendo este texto.
Quando criança:
Na fase da infância, os mesmos desafios permanecem em menor ou maior grau, porém agora são um pouco mais fáceis de identificá-los, uma vez que a esta altura a criança já consegue comunicar o que ela quer ou precisa.
No entanto, você enfrenta agora outros tipos de situações: timidez, comparação com colegas e irmãos, dificuldade de expressar o que eles estão sentindo, dificuldade em fazer novos amigos, medo em relação aos desafios da vida escolar, vício em celular e jogos de computador.
Os traços de perfil comportamental já começam a ser identificados , através dos pontos positivos e a desenvolver que ele apresenta em sua conduta cotidiana.
Quando adolescente:
Novamente, alguns dos desafios permanecem em menor ou maior grau. Entretanto, uma das maiores dificuldades agora é: o filho acha que já sabe o bastante da vida, aliás ele até recusa conselhos por achar que sabe o que é o melhor para ele, pensam que os pais são antiquados, sentem-se incompreendidos, sentem-se pressionados pelos desafios da vida adulta (prestar vestibular, arrumar um emprego, sair da casa dos pais).
Além disso, nessa fase o filho já é mais exposto aos perigos da vida moderna: violência, drogas, namorinhos (e seus riscos), más influências, etc.
A falta de comunicação com os pais pode ser um grave problema aqui, pois ele irá buscar na Internet e com seus amigos respostas para as suas dúvidas e dificuldades.
Nesse contexto, é de grande importância conhecer suas tendências comportamentais, para entender o que o motiva, o que o afasta, como ele toma decisões, quais são seus pontos fortes e a desenvolver, além de como ele se percebe em relação ao meio que está inserido.
E se você tivesse um “Manual de Instruções” do seu filho?
Os desafios são inevitáveis em todas as fases de amadurecimento de uma pessoa, mas como seria incrível se a gente pudesse conhecer com precisão as características de um filho para saber qual é a melhor forma de lidar com ele e conduzi-lo pelo melhor caminho possível na estrada da vida!
Não é à toa que muitos pais dizem que gostariam de possuir um “Manual de Instruções” sobre o seu filho…
Afinal, já imaginou sair de uma maternidade com seu filho e receber um manual com 23 páginas, validado cientificamente, revelando mais de 55 características comportamentais sobre a sua preciosa joia?
Já imaginou prever suas tendências comportamentais diante de várias situações ao longo de sua vida?
E se através desse manual você aprendesse a fazer o mapeamento socioemocional de seu filho para ajudá-lo a ter sucesso em todas as áreas de sua vida?
A má notícia você já sabe, não recebemos esse manual nem na maternidade, nem na infância, nem na adolescência ou qualquer outro momento da vida…
Por outro lado, a boa notícia é que, hoje, esse manual existe e, com ele, você poderá se preparar e treinar seus filhos para que se tornem as pessoas mais incríveis desse mundo!
Nós acreditamos muito no poder dos pais em proporcionar o melhor para seus filhos. Entendemos que nem sempre essa tarefa é a mais fácil, mas é necessária para evitar uma tragédia silenciosa em nossas casas. É por isso que levantamos a bandeira do autoconhecimento no meio familiar, porque essa é uma das estratégias mais eficazes para reconectar pais e filhos!
E é exatamente esta a proposta do FindLine Family: uma formação de análise comportamental para pais preocupados com o futuro dos seus filhos.
Afinal… o que você quer ser quando seu filho crescer?
Clailton Luiz.