No artigo anterior falamos sobre o Inbound Marketing e tudo que envolvia o tema, porém, vamos falar agora sobre o Outbound Marketing, estratégia que contrapõe completamente a primeira aqui comentada.
Sem dúvidas o marketing é uma área indispensável para sua empresa e, existindo tantas formas de fazer isso, as vezes se torna difícil aprender sobre todas elas.
Por isso, nossos últimos artigos foram focados totalmente na área do marketing e as diversas estratégias que a envolvem, clique aqui caso queira ler sobre Funil de Vendas e clique aqui caso queira ler sobre o Inbound Marketing.
Bom, vamos começar a falar de fato sobre o Outbound Marketing. Primeiramente, é importante destacar que ele é o completo oposto do Inbound Marketing.
Se a ideia no Inbound Marketing era de atrair o seu cliente e gerar interesse no mesmo, no Outbound Marketing a coisa é completamente diferente.
Aqui, o conceito se baseia em ir atrás do cliente de forma ativa, muito utilizado nos meios convencionais de publicidade, como em jornais, televisão, dentre outros.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre o Outbound Marketing, vamos se aprofundar nos conceitos e tudo que envolve o tema.
Vamos lá!
O que é Outbound Marketing?
Para começar, vamos ver o que é o Outbound Marketing.
De maneira simples, essa área de marketing é uma estratégia de prospecção ativa, ou seja, você irá abordar os seus clientes e sua função é gerar uma conexão para tornar como resultado a venda.
Realizando uma comparação simples, o Inbound Marketing realiza prospecção passiva, de forma orgânica, como principal estratégia atrair clientes.
Já o Outbound Marketing realiza prospecção ativa usando diversas estratégias, sendo no meio analógico ou no meio digital.
Quando falamos do meio digital, temos como exemplo o Google Ads, Facebook Ads, dentre outros. Já no meio analógico, podemos citar publicidades feitas na TV, rádio, etc.
3 Vantagens de usar o Outbound Marketing
Agora, vou listar 3 vantagens de usar o Outbound Marketing, podendo até dependendo da ocasião, se destacar do Inbound Marketing.
1. Precisão na mensagem
Sem dúvidas analisar os dados das suas campanhas de marketing é algo essencial para que cada vez mais você cresça o número de suas conversões e possa melhorar suas estratégias.
Por isso, o fato de usar ferramentas de anúncios que permitem a segmentação de público faz com que sua mensagem seja muito mais precisa e assertiva.
Além disso, as próprias ferramentas do meio digital te informam com facilidade e precisão as métricas sobre cada uma de suas campanhas e ações.
Ou seja, foque na sua análise de dados para cada vez mais melhorar suas decisões e trazer cada vez mais retorno com suas ações.
2. ROI mais rápido
Primeiramente, vamos entender o que é ROI. Bom, ROI é uma sigla que significa “Retorno sobre o investimento”, também chamado de “taxa de retorno” ou “taxa de lucro”.
Esse termo diz respeito a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um certo investimento e a quantidade de dinheiro investido.
Em outras palavras, é um cálculo realizado para avaliar se determinado investimento realizado realmente valeu a pena e foi benéfico a empresa.
Se você já trabalhou com o Inbound Marketing sabe muito bem da dificuldade de mensurar o ROI sobre suas campanhas e escalar elas.
Porém, o Outbound Marketing possui como grande vantagem um ROI muito mais rápido e fácil de escalar.
3. Velocidade para testes
Além dessas duas vantagens, o Outbound Marketing também apresenta uma velocidade muito superior para testagem e validação de estratégias e campanhas.
Isso porque, o resultado desse tipo de marketing é rápido e possui uma alta quantidade de informações, ajudando na prospecção de clientes e campanhas.
Essa realidade é totalmente diferente do meio orgânico, afinal, por não possuir uma rapidez de retorno, esse trabalho de teste e prospecção se torna muito mais lento e cansativo.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender tudo sobre o Outbound Marketing, o que é, importâncias, vantagens e tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!