Construir parcerias de negócios são sempre interessantes para qualquer empreendedor, não é mesmo?
Seja um produto que irá precisar de uma ajuda extra ou mesmo a entrada de um novo sócio na equipe, para potencializar o grupo.
Enfim, independente de quem seja e como seja, algumas dicas são fundamentais para manter os resultados.
Abaixo, irei lhe mostrar as dicas que são utilizadas nas maiores empresas e como você pode começar a utilizar na sua.
Vamos começar?
#1 – Faça e foque nas suas coisas:
Depois de finalizar os tramites burocráticos da parceria, defina quais serão as suas funções dentro da equipe e permaneça nela.
Ou seja, faça o seu trabalho e evite ao máximo fazer as coisas do seu parceiro.
Falar assim é mais simples do que começar a fazer, não é?
Isso tende a ser pior se é um amigo de longa data ou um membro da família.
Entretanto, para que o trabalho flua da maneira correta é necessário se comprometer a ele.
Está difícil fazer isso? Então você precisa começar a criar algumas regras e separar o mais rápido possível o que é da sua vida pessoal e o que é do profissional.
Veja como você pode dar alguns feedbacks e como poderão decidir as principais decisões da empresa.
Se vocês não podem nem se comunicar sobre o trabalho, então as chances de a parceria dar certo é bem pequena.
#2 – Parcerias de negócios – Desenvolva um plano para lidar com possíveis conflitos:
Mesmo que vocês sejam amigos a anos, ou ele seja membro da sua família, o conflito é inevitável.
Isso mesmo.
Nesse caso, mesmo que vocês tenham uma visão de negócio parecida, em algum momento pode não acontecer.
Calma, não estou dizendo isso para jogar mal olhado em vocês não, mas é algo que acontece e isso vai te ajudar a se preparar para essas situações.
A parte interessante aqui é que se você e o seu parceiro, conseguir resolver essa situação de maneira construtiva, ela deve trazer muitos benefícios para o seu negócio.
Por que?
Porque, normalmente, os problemas te levam a inovação e ao crescimento.
Entretanto, antes de você chegar nesse nível, vocês precisam saber como poderão resolver os conflitos.
Para isso, a dica que eu dou é criar um plano de ação antes mesmo de o conflito acontecer.
Estruture uma maneira de comunicação que não tenha a elevação de vozes e vocês consigam se entender.
Se você e o seu parceiro estão entrando em conflito sobre as prioridades da empresa, então vocês podem se sentar e definir as prioridades semanalmente.
Assim, vocês irão poder alinhar as ideias e o que desejam da empresa em conjunto.
Além de facilitar a comunicação entre vocês, esse contato vai conseguir manter a sua empresa focada no prazo e nos resultados.
Não se esqueça que as grandes empresas conseguem se comunicar corretamente, essa é uma das maiores qualidade.
Portanto, eles conseguem enfrentar possíveis problemas e ajudar a empresa a crescer ainda mais.
#3 – Escolha como tomar a decisão final:
Conseguir resolver problemas internas é incrível, entretanto, algumas vezes, não importa o quanto vocês se dão bem e a comunicação flua, vocês não conseguem chegar a um acordo onde ambos se sintam satisfeitos.
Portanto, esse é um detalhe que vocês precisam planejar antes de acontecer.
Nesse caso, a dica é encontrar um mediador desse conflito, que irá tomar a decisão final.
Porque quando uma grande decisão precisa ser tomada, é muito comum a voz se exaltar.
Assim, a emoção passa a ficar a flor da pele, então o conflito acaba surgindo de maneira natural.
É muito mais simples, eficaz e menos desgastante se vocês já saberem que está responsável por tomar a decisão final.
Se a parceria envolver somente uma pessoa, então vocês precisam ir buscar por algum CEO que ajude na tomada de decisão.
Entretanto, se tiver ainda mais pessoas dentro dessa parceria, então, a decisão será ainda mais difícil.
Nesses casos, vocês precisam fazer a melhor escolha pela decisão da maioria, ou seja, realizando uma votação.
#4 – Parcerias de negócios – Tenha um mediador:
Em qualquer tipo de relacionamento que envolva sócios e parceiros de negócios é difícil ser honesto nos momentos mais difíceis.
Entretanto, para que a parceria realmente flua e o seu negócio gere sempre bons resultados, é preciso ser honesto o tempo todo.
Certo, se isso não for possível, então você vai precisar pedir ajudar para alguém, nesse caso, um mediador deve servir.
Um bom exemplo que pode acontecer esse tipo de situação é quando você tem uma ligação emocional com o seu parceiro, mas você não considera que ele esteja ajudando a empresa e está levando a empresa ao prejuízo.
Entretanto, você não sente que poderia dizer isso para ele, pois, sente que pode machucar os sentimentos dele e fazê-lo se sentir mal.
Nesse caso, você tem então que buscar um mediador para resolver o problema.
O mediador, deve intermediar essa comunicação e fazer com que vocês possam expressar as emoções da melhor maneira possível.
Mesmo que vocês sejam grandes parceiros, algumas vezes irão precisar de ajuda para encontrar o melhor caminho e tomarem uma decisão sem julgamentos.
Portanto, mesmo que tenham visões diferentes e opiniões que acabam se colidindo em algum momento, é possível compartilhar do mesmo sonho para a empresa.
Tenho certeza que com a ajuda de um mediador será muito mais simples expandir o negócio e aumentar possíveis resultados para o empreendimento.
Por fim…
Depois desse post, tenho certeza que você tem tudo o que precisa para criar parcerias de negócios de sucesso e aumentar ainda mais o resultado da sua empresa.
Através dessas dicas, tenho certeza que a parceria irá fluir melhor e com uma qualidade melhor.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa te ajudar.
Grande abraço e até o próximo post
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