A persuasão é uma habilidade muito perigosa, porém ao mesmo tempo carrega consigo um forte poder quando utilizada no mercado.
Isso porque, persuadir seus possíveis compradores no processo de conversão de vendas pode ser um divisor de águas para uma campanha bem sucedida ou fracassada.
Isso vai além de um produto genial ou um mais ou menos, a linguagem persuasiva faz com que isso seja irrelevante, e a decisão do cliente seja qual o persuadir mais.
Dito isso, vamos ver nesse artigo sobre a persuasão e como você pode dominar essa área.
Vamos lá!
O que é persuasão?
Persuasão, de maneira bem simples e direta, é o ato/capacidade de convencer alguém de algo.
Isso pode ser uma ação, pensamento, opinião, dentre outros.
Além de um atributo muito importante para um líder, a persuasão no meio empresarial é extremamente importante e definitiva para a ação da pessoa de comprar ou não um determinado produto e/ou serviço.
Fazendo assim com que muitas vezes você consiga se destacar de seus concorrentes pela forma que fala com seus clientes.
Por conta disso, é extremamente importante que esta habilidade seja estudada e treinada para o melhor desenvolvimento da empresa no mercado.
Como encaixar a persuasão nas vendas
Aposto que nessa altura do campeonato você está interessado em saber como esta ferramenta tão maravilhosa pode ser aplicada nas suas vendas, não é mesmo?
Calma, pode ficar tranquilo que eu vou explicar tudo direitinho.
Bom, a linguagem persuasiva pode entrar em diversas etapas da venda do seu produto, seja na negociação com seu cliente, comunicação nas Landing Pages, se sobressair sob a concorrência, dentre outras.
Além disso, ela possui algumas técnicas como o uso dos Gatilhos Mentais da escassez, urgência, autoridade, reciprocidade, dentre outras.
Se você não sabe do que eu estou falando e não conhece os Gatilhos Mentais, clica aqui para ser redirecionado para nosso artigo sobre essa ferramenta poderosa quando o assunto é persuasão.
Basicamente, a linguagem persuasiva nas suas vendas terá pilares definidos em convencer o seu cliente em comprar seu produto de modo a ativar esses gatilhos involuntários em seu cérebro.
Persuasão Vs Manipulação
Muitas pessoas confundem e não sabem diferenciar a persuasão da manipulação, entretanto, elas possuem sim uma enorme diferença.
Por mais que a persuasão traga consigo a ideia de fazer uma pessoa realizar algo baseado no que você diz e essa definição traga a sua cabeça a ideia de manipulação, há sim alguns detalhes a se considerar.
Primeiramente, a persuasão traz consigo ideais verdadeiros e corretos, argumentos reais e fundamentados em fatos.
Ao contrário da manipulação, que carrega consigo a apresentação de falácias e informações distorcidas de modo a constranger ou coagir o ouvinte.
Além disso, dentro da linguagem persuasiva abre-se a possiblidade livre do interlocutor de decisão, enquanto na linguagem manipuladora a intenção é obrigar o ouvinte a tomar a decisão apresentada.
Por isso, seja ético e correto ao optar pela linguagem persuasiva na sua empresa, e não a manipuladora!
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre a persuasão e tudo que envolve o tema.
Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver outros artigos você pode clicar aqui e ser redirecionado para a página inicial do Blog da Line.
Te vejo no próximo post.
Até a próxima!