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Empreender e ser dono de uma empresa nem sempre pode ser fácil, porém existe uma solução para que essa atividade proporcione os melhores resultados, por meio do plano de negócios.

Dito isso, gerenciar uma empresa sem ter um plano de negócios bem definido é como tentar planejar uma viagem sem um roteiro prévio – ou ter feitos os preparativos para esta jornada.

Nesse sentido, todo empreendedor experiente e bem-sucedido dirá que ter uma estratégia de negócios bem planejada aumentará em muito as chances de obter sucesso e se livrar de problemas.

O plano estratégico para os negócios cumpre a função importante de orientar o empreendedor a definir expectativas realistas sobre retorno de ações e adequar sua empresa para melhor desempenho no mercado, mesmo durante as inevitáveis crises.

MAS O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Primeiramente, explicando de uma forma simples, um plano de negócios serve para estabelecer a abordagem consistente e orientada para fazer seu negócio funcionar melhor.

Além disso, direcionando e otimizando esforços de forma a ser mais fácil fazer dinheiro com seu produto ou serviço, simultaneamente focado na sua visão empreendedora, e ainda angariando outras pessoas para colaborar com seus objetivos.

Numa abordagem prática, podemos identificar duas grandes categorias para os planos de negócios: um interno (focado nos objetivos e visão do proprietário) e outro externo, destinado a comunicar os objetivos da empresa e como serão alcançados.

O que vai diferenciar os dois tipos de plano é o público-alvo.

Enquanto o plano interno visa orientar o foco do(s) gestor(es) e pode ser muito informal e simples como um mapa mental.

O plano de negócios externo é destinado à exibição e compreensão dos investidores ou instituições financeiras, e normalmente exige muito mais formalidades e detalhamento nas informações documentadas.

Cabe ao empresário decidir qual o tipo de plano de negócios que será utilizado, e depende apenas do objetivo ao qual se destina.

Por exemplo, o proprietário de uma empresa pode querer ser mais objetivo e direto nas informações.

Enquanto um investidor ou financista irá querer o máximo de informações e explicações, análises de mercado e números, com base lógica e com origem confiável para os dados.

Vamos detalhar então como compor um bom plano de negócios.

VISÃO GERAL DA EMPRESA

A visão geral da empresa é um texto curto que resume sua empresa em um formato comercial.

As principais informações aqui serão um breve histórico da empresa (incluindo sucessos alcançados, se for apropriado abordar esse assunto).

Ademais, as descrições dos seus produtos ou serviços, o mercado que você atua ou pretende atender (ou seja, seu mercado-alvo), localização das instalações, resumo do quadro funcional e sua qualificação.

Além disso, também pode incluir o CNPJ, o contrato de constituição, a estrutura societária, estratégia de preços e como você pretende fazer mais resultados com seus negócios.

Você também pode optar por incluir outros detalhes importantes, como novos produtos ou serviços que planeja lançar nos próximos 12 a 24 meses.

O nível de detalhamento necessário irá depender somente do objetivo pretendido.

O plano de negócios para ser apresentado a um investidor também exigirá currículos dos gestores, destacando histórico e as experiências relevantes de todas as pessoas-chave na empresa.

ANÁLISE COMPETITIVA DO NEGÓCIO

A parte que apresenta a análise competitiva do seu plano de negócios é destinada a ajudá-lo a reconhecer e também analisar sua concorrência.

Você pode começar sua análise de mercado definindo o mercado em termos de localização e abrangência geográfica, perfil dos consumidores, tamanho, estrutura, perspectivas de crescimento, tendências, potencial de vendas e capacidade de absorção e de crescimento.

Você também deve considerar a saturação do mercado e identificar bens e serviços complementares, destacando as situações de quaisquer tecnologias relevantes em sua área de atuação.

A próxima etapa é fazer uma lista dos seus principais concorrentes, finalizando com o como e por que você é uma escolha diferente (e melhor!) para os clientes.

Também poderá ser bastante útil apresentar análises SWOT (mais detalhadas a seguir) para seus principais concorrentes diretos, concentrando-se em seus pontos fortes e fracos, enquanto identifica lacunas e oportunidades para usar esses pontos fracos em sua vantagem competitiva.

PÚBLICO-ALVO

O componente fundamental de qualquer plano de negócios é ter identificado o seu mercado-alvo.

Ou seja, os clientes com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço, e para quem você deve direcionar seus esforços de atuação.

Você pode determinar seu mercado-alvo fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais problemas meus clientes em potencial têm e como meu produto ou serviço os solucionam?
  • Em que segmento de mercado meus clientes atuais e em potencial se enquadram?
  • Meus clientes-alvo são homens ou mulheres?
  • Qual é a sua faixa etária?
  • Onde é que eles vivem?
  • Onde trabalham? Em quais atividades?
  • Qual é a sua renda? Classe sócio econômica?
  • O fator de localização geográfica é limitante por algum motivo?
  • Quais são os outros aspectos de suas vidas que sejam relevantes em relação a compra dos meus produtos ou serviços? (situação civil, atividade, status, momento de consumo, etc.)
  • Meu produto ou serviço é uma necessidade ou um item não essencial de consumo?
  • Em qual situação é utilizado?

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Após determinar e restringir seu foco de mercado a um grupo selecionado no perfil de clientes, será preciso determinar a melhor estratégia para alcançá-los.

O seu produto ou serviço aliados à situação e demografia do cliente poderá determinar as melhores estratégias.

Geralmente deverão ser diferentes em forma, momento e amplitude de uso nos próximos 12 meses, para obter os resultados esperados.

Estratégias de marketing comuns incluem anúncios em mídias sociais (Instagram, Facebook, etc.), SEO, e-mail, Whatsapp, em rádio e televisão, folheteria, mala direta, revistas, etc.

É preciso ter foco na estratégia de marca e na mensagem que o marketing irá promover (por exemplo, explique como seus produtos ou serviços resolvem seus problemas ou necessidades).

Tenha planos em termos de custos, prazos e nas preparações necessárias fazer seus esforços de marketing efetivos e atualizados.

COMPONENTES FINANCEIROS NO PLANO

Tenha cautela e atenção para planejar cuidadosamente os componentes financeiros importantes, como:

  • preços praticados e programação de alterações;
  • modelo de lucratividade;
  • receitas e despesas projetadas para o próximo ano (custos fixos e variáveis);
  • investimentos se necessários e outros.

Seja realista e verdadeiro com seus números e considere uma série de resultados incluindo o pior dos cenários, além de desempenhos menos favoráveis – planeje desta forma para saber como atuar e tirar melhor proveito da situação, o que vier será benefício.

Se você projetar mais despesas do que receitas no período (ou mais tempo), considere de onde poderá vir dinheiro para pagar por essas contas.

Este também é o momento perfeito para identificar qualquer necessidade de financiamento e de investimentos.

RECURSOS HUMANOS E DE CAPITAL

Do mesmo modo, elabore detalhadamente uma lista de pessoas e de serviços que você precisará ter para implementar seu plano de negócios e ser bem-sucedido.

Além disso, inclua sua posição e atividades no negócio, responsabilidades e custo estimado para cada um.

Liste também todas as aquisições (necessárias) de equipamentos, máquinas, veículos, estoque, serviços de terceiros, etc., juntamente com os custos.

Essas saídas de caixa planejadas deverão estar incluídas e discriminadas no seu orçamento.

ANÁLISE SWOT

Primeiramente, a análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico usada para identificar e manter em foco os principais fatores no plano de negócios e no ambiente operacional.

Nesse sentido, seu objetivo de melhorar os resultados das operações de negócios.

Além disso, o termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzimos para o português temos a sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Contudo, a matriz SWOT avalia a empresa olhando para suas forças e fraquezas e também levando em consideração os fatores internos e externos a organização.

Ademais, o uso desta ferramenta possibilita ajudar os gestores a tomar decisões de negócios bem informados, mantendo esses fatores-chave à frente na tomada de decisões estratégicas.

Então, pontos fortes ajudam os empresários a identificar onde a empresa pode ter uma vantagem no setor ou nos concorrentes.

Sobretudo, os pontos fortes comuns podem incluir relacionamentos, conhecimento (know-how), experiência, equipamentos, facilidades de entrada, agilidade, patentes tecnológicas e industriais, etc.

Bem como, fraquezas referem-se as áreas em que o negócio pode estar em desvantagem em comparação com os concorrentes ou em geral.

Todavia, os pontos fracos comuns podem incluir: falta de recursos, recursos financeiros limitados, reputação questionável, maus relacionamentos, barreiras à entrada, falta de experiência ou conhecimento, outros concorrentes e substitutos, etc.

As oportunidades identificam aquelas condições específicas no ambiente operacional que podem ser favoráveis aos negócios e podem incluir:

  • concorrentes em dificuldades;
  • grandes mudanças na indústria ou nas regulamentações;
  • clientes em potencial;
  • tendências ou atitudes de mercado em mudança;
  • novos produtos e mesmo oportunidades geradas em situações de crises;

As ameaças são o contraponto das oportunidades e incluem as condições negativas presentes no ambiente de atuação.

Muitas vezes, essas podem ser ramificações negativas associadas às mesmas oportunidades quando exploradas ou disponíveis para os concorrentes.

CONCLUINDO

O plano de negócios é um instrumento de diminuição de riscos.

DIto isso, dessa maneira você entenderá a viabilidade de um negócio, um produto ou serviço sob todos os aspectos, e depois de feito, o plano de negócios indicará novos caminhos (entre eles, até mesmo a desistência da ideia).

Ademais, é a melhor forma de planejar onde os erros, problemas e falhas saem mais baratos.

Também a melhor forma de entender e apresentar a sua empresa.

Outro fator importante é perceber que todas as empresas são únicas e também que são muitos os fatores e considerações relevantes que poderão não se encaixar perfeitamente em nenhuma das categorias anteriores aqui relacionadas.

Quando elaborar o plano de negócios da sua empresa, não se prenda a modelos pré-estabelecidos ou rígidos, inclua as informações que sejam vitais para os seus negócios serem mais rentáveis, gratificantes e bem-sucedidos.

Este artigo é apenas um roteiro do que deve conter neste plano.

E AGORA?

Por fim, estamos todos, sem distinção, atravessando um período de crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, porém temos consciência de que as coisas serão diferentes e que isso requer criatividade, foco e determinação.

Saiba porém, e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.”

Você não está sozinho nesta tarefa!

Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida.

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Por fim, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.

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