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Peça para um gerente de marketing citar seus principais concorrentes, e ele irá dizer o nome de algumas outras empresas do mesmo ramo de atuação. Mas a verdadeira concorrência vem daqueles que podem ser denominados “concorrentes intangíveis”, ou não percebidos. Esses concorrentes são a principal causa das falhas nos planejamentos de marketing, desde pequenas a grandes empresas.

A pandemia causada pela Covid-19 criou uma crise mundial que transformou de forma profunda o mundo tal como conhecemos, e que nunca mais será o mesmo. Não estamos falando aqui simplesmente da alteração da rotina nesses dias de isolamento, em que não podemos mais fazer caminhadas nos parques, ir fazer compras nos shoppings, feiras e supermercados como fazíamos antes do distanciamento social, ir aos nossos bares e restaurantes preferidos e reunir amigos pelo simples prazer das conversas e confraternizar, mas em especial afeta o nosso trabalho, nossos negócios e mesmo como consumidores tudo será diferente daqui para a frente, é preciso pensar e criar novas formas de atuar no mercado, de fazer marketing… o que devemos fazer agora é elaborar planos estratégicos e de contingenciamento para nossas empresas, para nossos negócios – quer seja como empreendedor ou empregado, já sabendo que irá decorrer algum tempo para ao menos voltar o equilíbrio e recuperação das perdas.

Mas, afinal, o que é ‘marketing’?

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Essa definição indica a abrangência do conceito do que seja o marketing. Fica explícito que a função principal dessa atividade não é vender produtos ou serviços para os clientes, como muitos pensam, mas o foco do marketing é gerar valor na mente do consumidor, é estabelecer conceitos e valorização na relação custo/benefício daquilo que a empresa entrega e assim percebidos pelo público-alvo.

Precisamos cada vez mais do marketing e através dele iremos conseguir fazer nossas empresas continuarem funcionando e se recuperarem. Então é essencial que ele seja bem elaborado e bem feito, para obter os melhores resultados.

E PORQUE PLANOS DE MARKETING FALHAM?

Todo planejamento de marketing precisa necessariamente levar em consideração não só o ambiente onde são criados produtos e serviços, nem onde eles serão consumidos, mas a concorrência que existirá em todos os cenários. Relacionamos os 8 principais concorrentes que precisam ser combatidos:

MUDANÇA

Nossa sociedade vive em constante mudança, as empresas mudam, os produtos, os canais de distribuição, embalagens, tudo muda, e essas mudanças constituem uma importante força competitiva que precisa ser considerada nos planejamentos.

O pessoal da área de marketing deve estar sempre atento aos acontecimentos, modas e tendências nos mercados, devem desenvolver uma intuição sobre o que será desejado pelo consumidor. Precisam ouvir os clientes, ouvir os fornecedores, ouvir os revendedores, ir muito além das pesquisas de mercado. Esta é a única maneira de identificarem as mudanças a tempo de se ajustarem a elas.

RESISTÊNCIA A MUDANÇA

Às vezes as empresas reconhecem que estão acontecendo mudanças no mercado, mas não reagem a elas. No ponto de vista deles, o concorrente é quem resiste a mudança, não conseguem ver “fora da caixa”. Resistir pode ser tão prejudicial quanto ignorar a mudança. E assim, a empresa se perde no tempo e na evolução de tecnologias, perde espaço.

INSTRUÇÃO TECNOLÓGICA

O uso disseminado e cada vez mais comum de tecnologias em aparelhos e app’s torna os clientes em usuários mais espertos e sagazes. Isso é um claro desafio para os fabricantes, que precisam satisfazer um nível cada vez mais alto de expectativas e informações. Para ter sucesso, o planejamento de uma empresa deve usar esse crescente conhecimento a respeito de seus produtos a seu favor, extraindo feedback dos clientes e depois ajustar seus produtos e serviços em estratégias capazes de satisfazer as necessidades do mercado.

“Conquistar a mente do cliente é o maior desafio do marketing”

A MENTE DO CLIENTE

Quando um cliente resolve comprar um produto, o processo decisório não é simples e nem racional. Todos os tipos de receios, dúvidas, expectativas e outros fatores psicológicos entram em cena neste momento. Conquistar a mente do cliente é o maior desfaio do marketing. Os profissionais da área precisam compreender seus próprios “fantasmas” e os critérios que influenciam as mentes, e depois, com empatia utilizá-los em proveito próprio. Marketing requer muitas ideias, muitos planos, e destreza em experimentar para descobrir quais são os mais eficazes no mercado.

A MENTALIDADE DE GRANDEZA

Quando as empresas pequenas crescem e se transformam em grandes, costumam enfrentar os problemas dos grandes organismos. Tornam-se lentas e demoram para reagir. Tornam-se menos criativas e dinâmicas, relutam em assumir riscos e desafios, começam a sofrer da “mentalidade de grandeza”.

Uma forma de combater essa mentalidade é manter pequenos grupos de projetos dentro da empresa, com autonomia criativa. Outra ação essencial é não compartimentalizar a organização. A interação entre todas as áreas da empresa é vital para manter vivas a criatividade e inovação. É preciso ter uma visão, propósitos e objetivos compartilhados e ativos, alimentados com o fluxo de informações. O marketing atua simultaneamente em diferentes frentes, lembra dos ‘4P’?

ELOS PARTIDOS

O mundo corporativo e dos negócios é repleto de cadeias, elos e conexões. Os processos e produtos estão ligados uns aos outros em uma grande rede que une empresas e clientes. Nenhum problema ou decisão empresarial é isolado ou independente, e sempre terá consequências. As empresas enfrentam sérios problemas quando pensam em um elo de cada vez, concentrando-se nos processos em separado, na fabricação, compras, logística, publicidade, RH, relações com investidores e relações com o mercado, sem reconhecer que todas as ações estão interligadas relacionando-se com muita dinâmica. Ignorando esses elos, as empresas acabam fracionadas, e com produto deficiente.

O CONCEITO DO PRODUTO

Uma empresa com um conceito limitado de produto ou serviço certamente enfrentará problemas. Ela precisa estar atenta e buscar oportunidades – e esperar concorrência – em todas as direções possíveis.

Acima e antes de tudo, os gestores devem sempre estar atentos ao mercado

VOCÊ MESMO

Este é o concorrente mais difícil de todos. As máquinas não competem, as pessoas sim. Há várias situações em que as pessoas acabam competindo consigo mesmas.

Quando subestimam suas próprias ideias porque elas jamais foram testadas e colocadas à prova, estão fazendo isso. Quando, por outro lado, assumem com onipotência acreditando que não podem falhar, sequer estarem erradas, também estão competindo consigo mesmas. E fazem isso quando não estão dispostas a escutar opiniões dos outros, a experimentar, a mudar, a fazer como outro sugeriu. As pessoas devem estar abertas ao pensamento criativo, pois inovar é fazer melhor alguma coisa que já era feita. Métodos antigos não funcionam com problemas novos.

Acima e antes de tudo, os gestores devem sempre estar atentos ao mercado, ouvindo e respondendo a ele. Nunca devem subestimar sua concorrência – ou superestimá-la, e precisam seguir experimentando o novo sempre.

Somente adotando estas diretrizes, os gestores evitarão o maior de todos os problemas: tornarem-se em concorrentes de si mesmos.

Não sabemos ainda o que o futuro nos reserva, porém saiba e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.” E você não estará só nesta tarefa.

Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida, entre em contato conosco ou com algum dos nossos licenciados por todo Brasil, para uma conversa sem compromisso, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.

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