Veja como transformar seu negócio em um relógio suíço
Se você é o fundador, diretor, CEO ou dono de uma pequena ou média empresa, então você sabe que ela precisa de acompanhamento, certo?
Ou seja, ela precisa de você para crescer.
Como diz o ditado, “é o olho do dono que engorda o boi”.
É você quem sabe qual rumo sua empresa deve tomar e por isso precisa estar atualizado no dia a dia para que as decisões certas sejam tomadas.
Desde a contratação de novos colaboradores, treinamento dos que já estão trabalhando, as estratégias de marketing, cortes de gastos, liberação de verba para a manutenção dos equipamentos ou mesmo ver o vencimento de impostos e qual a cor a ser usada na nova pintura da fachada da empresa. Todos são exemplos de deliberações típicas de um empreendedor ou empresário.
Mas será que precisa ser exatamente desta forma?
Será que existe uma maneira diferente de cuidar que sua empresa se desenvolva dentro do esperado, mas sem que cada pequeno passo que ela precise dar tenha que ter sua presença ao vivo e a cores?
Cuidando de sua empresa através de um gerenciamento remoto.
O empresário americano Stephen McDonnell, fundador da renomada Applegate Farms, empresa especializada em carnes orgânicas e naturais (os animais não recebem nenhum tipo de esteroide ou hormônios antes de serem abatidos) faz o que muitos consideram impossível: Só visita sua empresa 1 vez por semana. Todos os outros dias ele trabalha do escritório de sua casa (home-office), localizada a 2 horas de distancia da sede da empresa. Todas as decisões são tomadas por telefone, vídeo conferência, email ou fax.
Funciona assim: Desde a fundação da Applegate Farms – há cerca de 20 anos atrás – McDonnell sempre desejou que diferente da maciça maioria das empresas da época, que crescem à custa do carisma, energia, suor e sangue de seus fundadores, a Applegate Farms fosse uma empresa independente e que pudesse crescer por suas próprias pernas, não dependendo de McDonnell a cada passo. Ele colocou no papel como ele queria que a empresa operasse em 10 anos e decidiu criar a empresa de trás para frente, fazendo todo o necessário para que ela pudesse andar sozinha, o mais rápido possível.
Após 6 meses de empresa, ele tomou a decisão de limitar sua presença física na sede da empresa a apenas 1 dia por semana. Nos outros quatro dias, ele gerencia sua empresa a distancia para forçar que um sistema de gerenciamento remoto realmente se aperfeiçoe e funcione.
Para isso, desde o começo o empresário, incluiu maneiras de ter acesso às informações que precisava para dirigir sua empresa de forma instantânea. Ele tem acesso direto a todas as informações necessárias para dirigir todas as partes de sua empresa a qualquer hora do dia ou da noite, sem ter necessariamente falar com nenhum de seus empregados.
Processos documentados
Segundo o empresário a qualidade de suas decisões cai na medida em que a quantidade de decisões e assuntos que você se envolve durante o dia.
Por isso, ele desenvolveu sistemas internos para a Applegate Farms que somente exigem sua decisão em assuntos que ninguém mais pode decidir, como questões estratégicas da empresa, grandes parcerias ou criação de novas linhas de produtos, explica.
McDonnell criou uma série de documentos que podem ser acessados por seus gerentes, explicando como ele quer que as coisas funcionem. Toda a vez que uma decisão precisa ser tomada, seus gerentes primeiramente pesquisam se já existe uma diretriz para aquele assunto.
Se ainda não existe, entram então em contato com McDonnell, que analisa seus números e toma à decisão, detalhando qual resultado ele busca com aquela decisão.
Este processo é então adicionado ao banco de dados e se torna uma política padrão desde ponto em diante. A decisão do diretor já foi tomada e se torna referência para os gerentes para a próxima vez que tiverem que decidir algo.
Será que isso dá certo?
A Applegate Farms possui um total de 54 empregados, 300 fazendas fornecedoras de carne, 12 abatedouros, 18 plantas de processamento e 350 clientes atacadistas. Tudo funcionando graças a empregados que seguem procedimentos padrão extremamente claros, motivados por compensação atrelada a resultados e tendo seu gerenciamento feito por sistemas de computadores que rodam 24 horas por dia.
Com um faturamento de 35 milhões de dólares por ano e com previsão de chegar a 100 milhões em pouco tempo, a Applegate Farms é um exemplo de como o gerenciamento remoto pode funcionar.
Ficou interessado?
A Line Coaching desenvolveu um método fantástico que lhe possibilitará gerenciar sua empresa de sua casa.
Acredite, você poderá estar criando uma máquina de fazer dinheiro.
Clailton Luiz