É fato que a pandemia da Covid-19 causou um grande período de crise.
Por isso, é necessário ter uma estratégia de marketing para dar continuidade aos negócios
Além disso, fazer com que a empresa continue viva e acima de tudo, saudável, fora da ‘UTI’…
Para a grande maioria dos empresários, gestores de pequenas e de médias empresas, o cliente está relativamente próximo da sede da empresa.
Fazendo assim, que possibilite o uso do Marketing Local para vender mais.
O marketing baseado em localização do consumidor não é uma novidade e há um bom tempo.
Este, já faz parte do nosso dia a dia como consumidores.
Até mesmo quando não estamos procurando especificamente por um determinado produto ou serviço na internet, os mecanismos de busca e de pesquisa de imediato irão apresentar sugestões de fornecedores com resultados locais relevantes.
Além disso, muitas vezes além dos necessários para atender nossas necessidades, permitindo uma escolha mais qualificada pelos nossos critérios.
Como proprietário de uma empresa, mesmo sendo de qualquer porte ou segmento de atuação, você deve aproveitar o uso desta estratégia.
Isso, até mesmo se sua empresa estiver em contingenciamento ou temporariamente fechada.
O QUE É MARKETING LOCAL?
Primeiramente, o Marketing Local é também conhecido como “marketing baseado em localização” e “marketing de vizinhança”.
Este é o processo no qual a otimização do seu web site e da publicidade on-line.
Esses fatores ajudarão sua empresa a aparecer mais para quem procura aquilo que você fornece.
Com isso, ajudando a aumentar o tráfego e a conscientização da sua presença (física ou mesmo só por delivery).
Isso tudo nas regiões localizadas em áreas de seu interesse, e determinadas por você em seu plano de ação.
Esse tipo de estratégia de marketing visa alcançar clientes em potencial na comunidade ou região que a sua empresa atende ou pode atuar com maior facilidade.
Com isso, visando resultados mais expressivos devido a vantagens oferecidas para o consumidor.
Em especial de tempo ou facilidade de entrega ou prestação do serviço.
POR QUE ESSE TIPO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING SE DESTACOU RECENTEMENTE?
Por um motivo específico o algoritmo de pesquisas do Google usa a localização de um potencial consumidor que está pesquisando um produto ou serviço, fornecido por empresas locais relevantes.
Esse mesmo algoritmo de pesquisas possibilita que a sua empresa tem mais uma oportunidade de expulsar concorrentes não locais por meio do SEO local.
Explicando melhor, SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
Em outras palavras, é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, feitas por redatores e profissionais da área.
Essas otimizações visam facilitar acesso à informação/publicidade e alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
Fazendo assim, uma alavancagem nas vendas, e é atualmente uma das principais estratégias do Marketing Digital.
Por isso, a estratégia de Marketing Local faz uso disso, através de ferramentas, táticas e estratégias para facilitar a conversão desse tráfego local (visualização do site ou do anúncio) em vendas, sejam on-line ou pessoalmente.
Contudo, a boa notícia é que existem vários aplicativos e ferramentas de software que ajudam as empresas locais a conseguir esta otimização e como resultados atender seus atuais e novos clientes melhor do que nunca.
Por exemplo, listamos Mozbar, WooRank, SEOWorkers Analysis Tool, Google Analytics, Google Search Console, Keyword Planner, Web Developer, AuthoritySpy, todas gratuitas.
Por fim, é muito fácil e agora mais necessário do que em qualquer tempo, aproveitar a tecnologia, seja criando ou fortalecendo a sua presença digital, com ações on-line para alcançar seus clientes locais em grande escala.
QUEM PODE SE BENEFICIAR DO MARKETING LOCAL?
Empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação podem fazer uso e se beneficiar da estratégia de Marketing Local.
Isso acontece porque o Marketing Local não é somente assinalar algumas palavras-chave específicas no local nas descrições dos seus produtos e serviços, e esperar que alguma coisa aconteça.
É necessário adotar uma abordagem mais direcionada ao seu público e fazê-lo de uma maneira que pareça mais pessoal.
Ou seja, ir além da descrição do produto/serviço e sugerir os benefícios proporcionados da compra, no atendimento das necessidades dos consumidores.
Tanto os consumidores quanto os mecanismos de pesquisa são favoráveis ao Marketing Local.
Isso, pelas facilidades possíveis, e então agora é a hora de fazê-lo funcionar para sua empresa.
Listamos as 7 principais táticas para promover facilidade para seu site ser visto e, consequentemente, aumentar as conversões de visualizações em vendas, mesmo quando você não estiver próximo dos consumidores.
1 – REPENSE SEUS VALORES NO MARKETING
O que você acredita que seja a principal diferença entre como as grandes empresas são vistas em oposição às empresas menores?
Segundo algumas publicações, os consumidores têm o conceito de que empresas menores são mais conhecidas por sua personalização, qualidade e confiabilidade.
Referente as grandes empresas, esta imagem é forte sobre estabilidade e melhores preços, em detrimento as empresas pequenas.
Mesmo que seu objetivo não seja atingir um público-alvo em uma região geográfica específica e limitada, é conveniente qualificar os valores da sua empresa para transmitir uma imagem mais confiável.
ENTÃO O QUE PODE SER FEITO NO MARKETING?
Nesta situação, você pode fazer uma análise na sua marca para entender especificamente, até que ponto suas mensagens são amigáveis, relacionáveis e de conversação com o cliente?
Uma mensagem de duas vias e de relacionamento ou um despejo do que você quer vender?
As empresas locais transmitem a imagem de que estão atendendo as pessoas em suas necessidades;
As grandes empresas e redes nacionais muitas vezes podem ter o conceito de preocupação apenas com os números, de forma impessoal e fria.
Ao adotar uma abordagem mais pessoal com suas mensagens e estilo – em todos os canais que se fizer presente -, você pode melhorar a percepção da sua empresa e marca.
2 – OTIMIZE SEU SITE COM AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS PARA UM MELHOR MARKETING
Vamos pensar numa hipótese, de que você esteja precisando de um novo escritório de contabilidade para a sua empresa.
Como consumidor, como você o encontraria através de uma busca no Google?
É muito provável, que você use o nome da atividade e também o nome da sua cidade, ou mesmo do seu bairro, não que isso necessariamente seja importante.
Isso irá restringir as buscas para oferecer o que está disponível nesta região geográfica.
Porém, em relação ao seu site na internet, adicionar ao conteúdo do site da sua empresa palavras-chave restritivas e local, pode dificultar atingir um público além da sua atuação física próxima, caso deseja ampliar atuação além do território atual.
Se a sua empresa está em expansão e buscando novos mercados consumidores, fica a questão, como isso pode prejudicar os negócios?
Não necessariamente isso irá acontecer.
Existem algumas opções a serem consideradas com base no tipo de empresa e site que você apresenta, para melhores resultados.
Aqui estão suas três sugestões:
“USE PALAVRAS-CHAVE PARA INDUZIR REGIÕES MAIORES E OUTRAS SIMILARES”.
Embora essa seja uma ótima sugestão para empresas menores que desejam atingir áreas metropolitanas maiores e os municípios vizinhos, isso ainda não aborda o problema enfrentado pelas marcas nacionais.
A melhor maneira de contornar isso?
É bastante simples, crie novas páginas e postagens específicas do local visado e centralize-as em palavras-chave regionais mais amplas e abrangentes.
Por exemplo, digamos que sua empresa tenha sede em Florianópolis/SC, mas segmentar um site inteiro apenas para esta cidade não teria sentido, pois as pessoas dos 22 municípios limítrofes saem de seus lares e fazem viagens curtas para fazer compras. Então, em vez de restringir sua área de atuação, você direciona a página para a área da Grande Florianópolis.
Em outras palavras, crie páginas de categorias de produtos e serviços oferecidos e conteúdo locais para atingir esses consumidores locais, e oriente-os para a sua empresa gerar novos negócios.
“DEIXE O GOOGLE SOLICITAR AUTOMATICAMENTE AJUDA”.
Existem várias ferramentas que você pode usar para criar palavras-chave de fácil entendimento e orientação para a busca do consumidor.
À medida que cada vez mais usuários recorrem a dispositivos móveis e pesquisa ativada por voz para interagir com a Web, os termos de pesquisa serão mais parecidos com frases naturais que você ouviria em uma conversa, e não com termos formais que aplicaríamos a nossas marcas, produtos ou serviços.
É uma frase mais natural, espontânea.
O mecanismo de auto-sugestão do Google pode ser muito útil nesse sentido, bastando digitar seu tipo de negócio, oferta de serviço, nome do produto ou outro rótulo descritivo que você deseja que as pessoas encontrem.
Em seguida, inclua na apresentação uma palavra-chave de localização geográfica. Está pronto!
O Google ainda fornecerá outras frases com as quais outros usuários encontraram resultados relacionados com a pesquisa.
Você pode fazer que estas ferramentas de busca funcionem para os seus negócios, então faça!
DICA PROFISSIONAL
Trabalhar e obter bons resultados ainda está na teoria, porque apenas o Google sabe ao certo como os seus próprios algoritmos funcionam, mas sabemos que os algoritmos do Google usam clusters de palavras-chave para oferecer o melhor conteúdo.
Um cluster, no mundo da informática, é uma concentração de dados que se comunicam por possuírem características semelhantes e interagirem entre si, com os mesmos fins de maior eficiência.
Em vez de mostrar resultados apenas para “escritórios de contabilidade”, por exemplo, a plataforma também mostrará resultados para “contadores” entre outros termos correlatos – porque agora ele sabe que esses resultados estão altamente relacionados e, portanto, formam um agrupamento de palavras.
Quanto mais agrupamentos de palavras você puder descrever e relacionar em uma única página, maiores serão suas chances de classificação.
Dica: não force situações, use de forma natural – como numa conversa.
“CRIE SUGESTÕES PARA A PÁGINA DE RESULTADOS DO GOOGLE (SERP) OU RELACIONADAS.”
Essa última sugestão tem mais a ver com encontrar palavras-chave descritivas que apresentem sua oferta de uma forma mais relevante para os consumidores (lembre-se: tudo isso buscando parecer mais íntimo e local novamente).
Em outras palavras, aprimore sua apresentação e conteúdo com termos e expressões que lembrem os visitantes no seu site da dedicação local da sua marca à qualidade e ao serviço.
3 – ENVOLVA SUA EMPRESA COM AS QUESTÕES SOCIAIS NO LOCAL DE INTERESSE
Atualmente é muito fácil se conectar com pessoas nas mídias sociais com base em sua localização física, apenas lembre-se de que este não é o lugar para você vender muito.
Você está lá para criar compromissos genuínos e aumentar a conscientização da sua marca por meio dessas interações, e a prova social será a forma que você faz e está comprometido com o atendimento ao cliente, como você já é conhecido.
Mas essa não é a única maneira de usar uma abordagem mais “local” em seu marketing de mídia social.
Você pode mostrar ao seu público sua ‘atitude local’ adicionando informações específicas do local às mídias sociais.
Mesmo se você não conseguir publicar as informações de contato de cada área que deseja segmentar, poderá usar palavras-chave hiperlocal em suas hashtags, biografias das figuras típicas da região e postagens, sejam comentários ou artigos.
Não se trata apenas de acenar para os consumidores locais e iniciar uma conversa com eles.
Também se trata de mostrar a áreas geográficas específicas um pouco de atenção e até mesmo amor também.
4 – OBTENHA DEPOIMENTOS LOCAIS
Se você trabalhou com clientes ou atendeu a clientes na área geográfica que deseja segmentar, um depoimento ou uma avaliação deles pode ajudar nesta estratégia de marketing local.
Os consumidores on-line podem ter dificuldade em confiar nas críticas positivas de alguns de seus vizinhos, mas isso provavelmente não será o caso se boas avaliações e depoimentos locais forem apresentados.
Para empresas somente on-line, isso pode parecer uma tarefa difícil (já que você provavelmente não conhece nenhum de seus clientes), mas não é totalmente impossível.
Procure de forma sutil e estabeleça relações com os influenciadores locais.
Exemplo disso é o que os candidatos a cargos eletivos fazem e conseguem nas diversas comunidades de suas bases eleitorais.
5 – PERSONALIZE SEUS ANÚNCIOS PARA A COMUNIDADE
Quando você investe dinheiro em publicidade, espera um grande retorno.
Certamente, marcas nacionais e outras amplamente difundidas podem direcionar seus esforços de marketing de saída para determinadas características demográficas ou outras características da personalidade do comprador, mas a geografia …
Bem, isso é algo que realmente otimizará seu ROI.
O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”.
Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado.
FICA A DICA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA?
A publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes.
A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais.
Já a propaganda é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas.
Então, saiba como você pode otimizar seus esforços de marketing pago:
Se algum evento ou outra atividade está ocorrendo na região geográfica segmentada, é possível exibir um anúncio que o mencione de forma indireta.
Festas típicas regionais são um bom exemplo.
Quanto mais você pode “falar” como os locais ao direcioná-los diretamente, mais receptivos eles serão.
Além de usar palavras-chave específicas do local, você também pode usar o idioma local.
Apenas tenha cuidado com este, pois alguns consumidores consideram irritante o uso excessivo de gírias ou dialetos próprios.
Você também pode personalizar ainda mais seus anúncios e criar ofertas específicas para essas áreas – ofertas que fazem sentido com base nos interesses e cultura locais, clima, idade média da população, aspectos folclóricos, etc.
6 – PATROCINE OU APOIE UM EVENTO LOCAL
O marketing tem tudo a ver com manter-se atualizado com o seu público.
Afinal, a expressão ‘marketing’ pode ser conceituada como ‘relacionamento com o mercado’.
Mesmo se você não tiver uma presença física na região alvo, ainda poderá se envolver e ter presença consistente na comunidade local.
Agora, se você estiver focado num estado ou mesmo país, segmentando uma ampla variedade de regiões e culturas, essa poderá ficar um pouco cara e bem trabalhosa.
No entanto, se houver apenas uma ou duas áreas que você deseja atingir com o Marketing Local, dê uma olhada no calendário de eventos local e veja se você pode fazer um patrocínio funcionar para sua marca.
Uma boa solução é fazer este trabalho gradualmente, à medida que os espaços vão sendo ocupados.
Para regiões com grandes eventos locais (como uma feira estadual ou mesmo festa nacional), você pode atuar como patrocinador (apenas se tiver capacidade financeira e souber aproveitar essa situação) e aumentar a conscientização dessa maneira.
Esta regra também é válida para as pequenas festas de bairro, e outras solicitações de patrocínio: é essencial projetar e perceber se reamente isso fará sentido e válido para os seus propósitos.
Certifique-se bem das situações antes de comprometer-se com elas.
7 – TRABALHE AS PUBLICAÇÕES LOCAIS
Já sabemos que, aumentando o número de backlinks de alta qualidade para o seu site, você pode melhorar o SEO e a reputação geral da sua marca com seu público.
Um backlink é qualquer ligação dentro de uma fonte na web (texto ou imagem) para outra fonte na web.
A maneira como funciona é bastante simples: à medida que os domínios mais respeitáveis se vinculam ao seu site, o Google e outros mecanismos de pesquisa veem seu site (e a marca subjacente) como igualmente respeitáveis.
Um backlink de alta qualidade é basicamente um aval de uma fonte confiável.
Mas esses links não são apenas para demonstrar o valor ou o alto perfil do seu site; eles também são direcionados a um público novo e maior.
Se você quer ter mais atenção de um público local que talvez sequer saiba o nome da sua marca, poderá segmentar com publicações locais.
A primeira coisa a fazer é encontrar veículos de mídias locais alinhadas ao seu modelo de negócios.
Em seguida, verifique se eles estão procurando canais de anúncios, escritores convidados, listagens de empresas ou mesmo se desejam escrever um artigo sobre sua empresa ou serviço.
Isso terá algum custo, mas se for avaliado que é um bom investimento e terá o retorno pretendido, deve ser considerado.
CONCLUINDO
Quando você lida com um público genérico, é bastante fácil se perder em campanhas de marketing chamativas e poderosas que se concentram no “eu, eu, eu”, vendendo seu produto ou serviço.
Mas como você pode perceber, não é isso que seu público quer.
Se você quiser se destacar da concorrência, melhorar as conversões do seu site e desenvolver uma personalidade mais agradável para a sua marca, precisará explorar o que torna o Marketing Local tão eficaz.
E O QUE ISSO SIGNIFICA?
Criar e manter interações mais autênticas com seu público, e falando a linguagem deles.
Significa também encontrá-los no local e forma mais conveniente para eles – nas mídias sociais, em eventos locais e até nas publicações locais que lêem.
Não importa o tamanho da sua empresa ou a localização do seu público-alvo, os consumidores querem se sentir conectados ao lado “humano” do seu negócio e receber os benefícios que sua empresa se propõe a entregar.
E o Marketing Local é a maneira certa de fazê-lo.
E AGORA?
Estamos todos, sem distinção, atravessando um período de crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, porém temos consciência de que as coisas serão diferentes e que isso requer criatividade, foco e determinação.
Saiba porém, e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.” Você não está sozinho nesta tarefa.
Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida, entre em contato conosco ou com algum dos nossos licenciados por todo Brasil, para uma conversa sem compromisso, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.