Tempo de leitura: 4 minutos

Os valores de uma empresa são essenciais para sua formação e estruturação.

Afinal, não conseguimos imaginar uma empresa com um foco e motivação abstratos ou inexistentes, não é mesmo?

Por isso, vamos ver o que são valores, como defini-los, benefícios e alguns exemplos para ilustrar a você de maneira objetiva.

Vamos lá!

O que são valores de uma empresa?

Primeiramente, segundo o dicionário os valores são o conjunto de princípios éticos de uma empresa, valores estes que formam o seu código de conduta e estofo moral.

Eles desempenham papel fundamental em uma empresa, são a filosofia que rege o modo de agir da companhia e precisam ser respeitados e seguidos enquanto a empresa busca cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão.

Ou seja, os valores de uma empresa são a motivação dela, aquilo que a empresa acredita, seu combustível para continuar focada no mercado dia após dia.

Ainda mais, podemos entendê-los como os princípios da corporação, pilares essenciais que agregam valor e importância aos serviços e produtos oferecidos, sendo a imagem que o seu nicho verá de você.

Do mesmo modo, falando do âmbito interior da corporação, os valores vão refletir e ditar muito nas atitudes, comportamentos e decisões em todas as áreas e setores de sua empresa.

Além disso, seus valores serão espelho para o comportamento e relação de líder com funcionário e funcionário com cliente.

Caso queira ler sobre liderança e seus conceitos, temos um artigo perfeito para você, clique aqui e saiba mais!

Como definir os valores de uma empresa?

Antes de tudo, é necessário tomar um exercício de autoconhecimento com a sua empresa de forma real e sincera, analisando ela como um todo.

Sendo assim, compreenda áreas em que algo está em falta, áreas que precisam de melhora, supervisão, dentre outros fatores.

Após isso, o próximo passo é definir 4 a 7 valores que sua empresa jamais deixaria de lado, porém, fique claro que são valores para sua empresa, portanto, seja original e não copie os valores de outra empresa concorrente.

Ser diferente é um ponto crucial para seus valores terem destaque e sejam levados a sério, tomar valores clichês apenas para promover uma boa imagem fará com que sua empresa torne-se uma piada.

Outro fator importante é ser inteligente no número de valores, ser exagerado não trará uma visão robusta para sua empresa, como muitos pensam, e sim fará com que ela vire uma enorme bagunça.

Depois desses valores bem instituídos, é de suma importância que seja apresentado aos colaboradores, gestores, sócios, acionistas e que haja uma considerável aprovação de todos eles.

Por fim, concluindo todas essas etapas você terá seus valores bem instituídos e de maneira correta. Tenha em mente que estes valores podem ser alterados com o tempo caso o resultado ocorra de maneira boa ou ruim, porém, é indicado que não se altere.

Benefícios que os valores trazem para uma empresa

Não estaria escrevendo tudo isso a você se os valores em uma empresa não trouxessem benefícios, certo?

Sendo assim, vamos falar de alguns deles e entender um por um.

Primeiramente, instituir valores a sua empresa fará com que a comunicação se torne muito melhor.

Isso porque todos falarão a ‘’mesma língua’’ dentro da corporação, afinal, estão com os mesmos valores na cabeça, seguindo o mesmo foco, determinados a mesma missão em comum.

Além disso, este benefício organizacional dito anteriormente irá agregar muito valor a sua empresa, devido ao fato de que toda a empresa seguirá os mesmos princípios em seus projetos, lançamentos, posicionamentos, dentre outros.

Trazendo assim o benefício dos lucros e crescimentos exponenciais, resultado da empresa andando em total sincronia e desempenho.

Exemplos de valores de uma empresa

Contudo, após conhecer e entender isso tudo, imagino que esteja pensando: ‘’ok, e quais são os valores das grandes empresas e corporações?’’

Por isso, trouxe alguns exemplos para ilustrar e te ajudar no entendimento da aplicação dos valores em cada empresa.

Valores da Coca-Cola

Pois bem, a Coca Cola é uma empresa multinacional estadunidense muito famosa e conhecida por todos, junto a isso, seu objetivo é refrescar o mundo e fazer a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta, buscando satisfazer com excelência os consumidores de bebidas.

Portanto, vamos ver seus valores:

  • Inovação;
  • Liderança;
  • Responsabilidade;
  • Integridade;
  • Paixão;
  • Colaboração;
  • Diversidade;
  • Qualidade.

Valores da Avon

Primordialmente, a Avon é uma empresa de cosméticos, seu objetivo é atender famílias do mundo todo com produtos da mais alta qualidade, tendo foco na satisfação total de seu cliente.

Dessa forma, vamos ver seus valores:

  • Confiança;
  • Respeito;
  • Crença;
  • Humildade;
  • Integridade.

Outros exemplos:

Valores da Petrobras

  • Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente;
  • Ética e transparência;
  • Orientação ao mercado;
  • Superação e confiança;
  • Resultados.

Valores do Itaú

  • Só é bom para a gente, se for bom para o cliente;
  • Ética é inegociável;
  • Simplicidade;
  • Gente é tudo para gente.

Valores da Disney

  • Criatividade;
  • Sonhos;
  • Imaginação.

Valores da Microsoft

  • Paixão por tecnologia;
  • Integridade;
  • Honestidade;
  • Abertura e respeito;
  • Atitude Crítica;
  • Responsabilidade.

Valores da Vale

  • Agir de forma correta;
  • A vida em primeiro lugar;
  • Valorizar quem faz a nossa empresa;
  • Crescer e evoluir juntos;
  • Cuidar do nosso planeta;
  • Fazer acontecer.

Valores da Apple

  • Comprometimento com o meio ambiente;
  • Responsabilidade dos fornecedores;
  • Inclusão e diversidade;
  • Acessibilidade;
  • Privacidade;
  • Segurança.

Valores da Kopenhagen

  • Lideranças interativas;
  • Trabalho em equipe;
  • Proatividade;
  • Qualidade;
  • Ética;
  • Respeito.

Valores da Samsung

  • Pessoas;
  • Excelência;
  • Mudança;
  • Integridade;
  • Prosperidade para todos.

Valores da Cacau Show

  • Paixão por realizar;
  • Mais com menos;
  • Inovação;
  • Atenção aos detalhes.

Valores da Nike

  • Inovação;
  • Modernidade;
  • Foco nas necessidades do público;
  • Combate ao preconceito no esporte;
  • Encorajamento a novas conquistas e desafios.

Valores da Adidas

  • Incentivo à disciplina e à humildade;
  • Inclusão em todas as comunidades globais;
  • Autenticidade;
  • Comprometimento;
  • Honestidade.

Valores da Nestlé

  • Aperfeiçoamento do relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços;
  • Foco na satisfação dos consumidores;
  • Compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos;
  • Compromisso com a verdade;
  • Comportamento ético.

Chegamos ao fim…

Enfim, chegamos ao fim de mais um artigo, espero que essa lista tenha te ajudado a entender e conhecer os valores em uma empresa, seus benéficos e como aplicá-los.

Ademais, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.

Até a próxima!

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)