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Entendendo os valores…

Primeiramente, valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma “ética” para a atuação das pessoas e da organização como um todo.

Além disso, negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.

Ou seja, valores são crenças: aquilo que você acredita que lhe ajudará a alcançar sua visão de futuro e viver diariamente sua missão.

Então, em termos práticos, os valores devem estar alinhados à visão e à missão da organização e, quando internalizados e compartilhados, geram sentimentos de sucesso pessoal, criam comprometimento e aumentam a autoconfiança.

Ademais, favorecem o comportamento ético, podendo construir compatibilidade com os objetivos organizacionais e seus diversos públicos – diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e sociedade.

Sendo assim, cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pela sua área de atuação, mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores.

Com isso, os valores de uma empresa consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de uma empresa. Isso porque uma empresa sustentável costuma estar alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.

Portanto, é muito importante que essas normas e princípios sejam passados dos superiores hierárquicos para outros trabalhadores da empresa, de modo que possam juntos alcançar padrões mais elevados de sucesso. É por esse motivo que os valores éticos de uma empresa são uma parte crucial da sua cultura organizacional.

Confira alguns exemplos de valores organizacionais:

Volkswagen

  1. Proximidade ao cliente;
  2. Alta performance;
  3. Adicionar valor;
  4. Renovação;
  5. Respeito;
  6. Responsabilidade;
  7. Sustentabilidade.

Nestlé

  1. Pessoas em 1º lugar;
  2. Estreito Relacionamento de Nossas Marcas com o Consumidor;
  3. Liderança de Mercado e de Atitude;
  4. Qualidade Superior;
  5. Performance;
  6. Comprometimento;
  7. Respeito;
  8. Ética;
  9. Transparência.

Concluindo…

Toda empresa séria e bem intencionada, valoriza os recursos empreendidos para a construção de seu sucesso. A relação eficiente entre os recursos humanos, materiais e financeiros apoia-se no bom emprego da Missão, Visão e Valores de uma organização.

Assim como a elaboração, a divulgação destes princípios é de suma importância no hesito de uma instituição perante o mercado, prolonga sua vida e eleva seus bons resultados.

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